quarta-feira, 21 de março de 2012

Divina Sabedoria

Divina Sabedoria

DS 10

(A Palavra de Deus)

“Há diversidade de dons, mas um só é o Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” (I Cor 12,4-6).

- Há dons

- Há ministérios

- Há operações

Assim, entendemos – Intus-legere – que Deus, como nos ensina o apóstolo Paulo, pela atividade trinitária de Deus Pai, com o Filho e o Espírito Santo, é que harmoniza e, conjuntamente, opera tudo em todos; entretanto, o Senhor, nosso Deus de Abraão, de Isaac e Jacó, tudo chama, dá e concede a quem ele mesmo quer chamar, conceder, consagrar e enviar ao exercício dos ministérios.

Por isso mesmo é Deus quem:

a) Capacita os escolhidos.

“Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus. Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. (II Cor 3,5-6).

b) Dá a conhecer as coisas que, por Deus, nos foram dadas.

“Ora, nós não recebemos o espírito deste mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos as coisas que por Deus nos foram dadas, as quais também anunciamos, não com palavras doutas de humana sabedoria, mas com a doutrina do Espírito, adaptando as coisas espirituais às coisas espirituais” (I Cor 2,12-13 = Vulgata).

c) Instruí, ensina e guia pelo Espírito Santo.

“Porque não sereis vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é o que falará em vós” (Mt 10,20 = Vulgata).

“Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquele mesmo momento, o que deveis dizer” (Lc 12,12 = Vulgata).

“Inteligência te darei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; fixarei sobre ti os meus olhos” (Sl 31,8 = Vulgata).

“Mas o Paráclito, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (Jo 14,26 = Vulgata).

Ministérios é serviço, por isso, carisma, fidelidade, amor e dedicação incondicional a vontade do Senhor, que nos chama, capacita e envia a seara do seu Reino de justiça, de paz e alegria no Espírito Santo. (Rm 14,17).

- Quais são as características do ministério?

a) É superior ao velho testamento.

“Ao nosso Sumo-Sacerdote, entretanto, compete ministério tanto mais excelente quanto ele é mediador de uma aliança mais perfeita, selada por melhores promessas” (Hb 8,6).

b) É ação do Espírito Santo.

“quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito!” (II Cor 3,8).

Ob.: Ministério do Espírito = o Novo Testamento.

c) É fruto da misericórdia de Deus.

“Por isso, não nos desanimamos deste ministério que nos foi conferido por misericórdia” (II Cor 4,1).

d) É vocação, chamado e, certamente, envio.

“Dou graças aquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério” (I Tm 1,12).

e) É dom e carisma.

“Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério.” (Rm 12,7a).

- Os tipos de ministérios.

1. Ministério da ordem = sacerdócio ministerial.

“Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo, por Cristo, e nos confiou o ministério desta reconciliação” (II Cor 5,18).

“Que os homens nos considerem, pois, como simples operários de Cristo e administradores dos ministérios de Deus” (I Cor 4,1).

2. Ministérios não ordenados = Leigos (Sacerdócio batismal).

“Vós, porém, sois uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido por Deus, a fim de que publiqueis as virtudes daquele que das trevas vos chamou à luz admirável (maravilhosa)” (I Pd 2,9).

“e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém” (Ap 1,6).

Assim, os leigos ministeriados são cooperadores da ação ministerial da Igreja do Senhor.

“Saldai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus” (Rm 16,3).

“Saldai Urbano, nosso colaborador em Cristo Jesus, e o meu amigo Estáquis” (Rm 16,9).

3. Exigências para o exercício dos ministérios.

- Dedicação e fidelidade:

“Recompensai aqueles que vos esperam pacientemente, a fim de que vossos profetas sejam achados fieis” (Eclo 36,18).

“Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor!” (Jr 48,10a).

- Evitar competições:

“É verdade que alguns pregam Cristo por inveja a mim e por discórdia, mas outros o fazem com a melhor boa vontade. Estes, por caridade, sabendo que tenho por missão a defesa do Evangelho; aqueles, ao contrário, pregam Cristo por espírito de intriga, e não com reta intenção, no intuito de agravar meu sofrimento nesta prisão. Mas não faz mal! Contanto que de todas as maneiras, por pretexto ou verdade, Cristo seja anunciado, nisto não só me alegro, mas sempre me alegrarei” (Fl 1,15-18).

- Procurar crescer no conhecimento:

“Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder da sua ressurreição, pela participação em seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte” (Fl 3,10).

“Despertai, como convém, e não pequeis! Porque alguns vivem na total ignorância de Deus – para vergonha vossa o digo” (I Cor 15,34).

“Mas, se alguém quiser ignorá-lo, que o ignore!” (I Cor 14,38).

“A língua dos sábios ornamenta a ciência, a boca dos imbecis transborda loucura” (Pr 15,2).

“O coração do inteligente procura a ciência; a boca dos tolos sacia-se de loucuras” (Pr 15,14).

Não se pode excluir os sacerdotes nessa busca incessante de conhecimento, por serem os depositários da lei de Deus:

“Porque os lábios dos sacerdotes serão os guardas da ciência; da sua boca se há de aprender a lei, porque ele é o anjo do Senhor dos exércitos” (Ml 2,7 = Vulgata).

“O meu povo calou-se, porque não teve ciência, também eu te rejeitarei a ti para não exerceres as funções do meu sacerdócio; e, visto que te esquecestes da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Os 4,6 = Vulgata).

“Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino” (I Tm 4,13).

- Responsabilidade:

“Finalmente, dizei a Arquipo: “vê bem o ministério que recebeste em nome do Senhor, e desempenha-o plenamente” (Cl 4,17).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário