sábado, 10 de março de 2012

Divina Sabedoria

DIVINA SABEDORIA

DS 01

(A Palavra de Deus)


Jó 33,4:- O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Onipotente me deu vida.


Fala-nos o Senhor: “Eu vos criei, vos formei e vos fiz para minha glória”. Na realidade, somos objetos para a glória de Deus e/ou da glória do Senhor.


O que me vem ao coração: A terra é riquíssima em minérios!... Para que Deus escolheu o que há de mais pobre sobre a terra, para modelar o homem? Há muito ouro, prata, diamantes etc. Entretanto, o Senhor, nosso Deus, nos fez do barro!...


Ora, o importante não é a matéria, mas a figura abstraída dela, que se revela aos olhos de quem a contempla.


Que nos diz a sabedoria? “Deus criou o homem imortal, e o fez à sua imagem e semelhança. Mas, por inveja do demônio, entrou no mundo a morte; e experimentam-na os que são do partido dele” (Sb 2,23-24).


Qual a imagem de Deus no homem? O “espírito”, assim é o homem; somos imagem de Deus num corpo animal, a fim de que nos movamos em existência, no meio sensível da matéria, onde estamos sobre a terra; como disse S. Paulo, outrora, aos gregos, no areópago, em Atenas:


“porque nele temos a vida, nos movemos e existimos, como até o disseram alguns dos vossos poetas: Somos verdadeiramente da sua linhagem” (At. 17,28).


E, qual é a semelhança de Deus em nós? A alma de santidade!...


Para nossa meditação final, encerramos este instante de santidade com dois versículos do livro do Apocalipse:


“Então um dos anciãos, tomando a palavra, disse-me: “Estes, que estão revestidos de vestimentas brancas, quem são? E donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele disse-me: Estes são aqueles que vieram da grande tribulação, lavaram os seus vestidos e os embranqueceram no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo; e o que está sentado sobre o trono os abrigará sob o seu Tabernáculo; não terão mais fome nem sede, nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum, porque o Cordeiro, que está no meio do trono, os guardará e os levará às fontes das águas da vida, e Deus enxugará toda a lágrima dos seus olhos” (Ap 7,13-17).


“Aquele que vencer, eu o farei sentar comigo no meu trono, assim como eu mesmo também venci, e me sentei com meu Pai no seu trono” (Ap 3,21).


Somos verdadeiramente filhos e filhas de Deus!... (Rm 8,14.16; Gl 4,6; I Jo 3,1-2).


João C. Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário