domingo, 11 de março de 2012

Divina Sabedoria

Divina Sabedoria

DS 03

(A Palavra de Deus)

O batismo nos faz filhos e filhas de Deus, e membros de sua “Igreja Uma Santa, Católica e Apostólica” (Calcedônia 451).

Como filhos de Deus, recebemos, pelo Batismo de regeneração e renovação do Espírito Santo (Tt 3,4-7), a unção da graça, para nossa participação da natureza divina; quer dizer, como o Senhor Jesus nos nasceu da hipóstase do Amor, isto é, com a natureza divina revestida da natureza humana; assim também os filhos de Deus terão que renascer da água e do Espírito – revestidos da natureza divina –, do contrário não poderão ver o Reino de Deus. (Jo 3,5)

É por isso que se diz com grande certeza: Nossa Senhora e Mãe de Deus, Maria de Nazaré, é a Mãe universal; porque, dando ao Criador a vida natural das criaturas, deu às criaturas a vida sobrenatural do Criador. Deu para entender a sabedoria da mariologia?

Pela unção da graça de Deus, e a partir dela, recebemos o Dom maior, o Espírito Santo; e, então, pelo Espírito de Deus, o tudo, pelo qual seremos revestidos da semelhança de Deus: a santificação de nossa alma.

Por isso, o apóstolo Paulo nos ensina: “Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor” (Hb 12,14).

Ora, o Senhor Jesus Cristo também nos disse: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus (Mt 5,8).

São Pedro, apóstolo, assim, nos orienta: “A exemplo da santidade daquele que vos chamou sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu, o Senhor, sou santo (Lv 11,44) (I Pd 1,15-16).

É como dizem alguns: Não há alternativas: “santos ou santos!”

Ninguém poderá participar do banquete real com vestes inadequadas! (Mt 22,11-14).

Entretanto, o batismo, entre outras muitas unções, nos leva a viver sob a direção amorosa do Espírito Santo, a partir do que disse o Senhor Jesus Cristo aos seus apóstolos:


“Recebereis a virtude do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e me sereis testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia, na Samaria e até as extremidades da terra” (At. 1,8).

Desejai-me bom proveito!... Para que ponha o meu prazer na lei do Senhor, e nela meditar dia e noite. (Sl 1,2).

João C. Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário