segunda-feira, 12 de março de 2012

Dom da Piedade

Aprofundando a Boa Nova do
Senhor Jesus Cristo
PJ Nº 08
Dom da Piedade
O Dom da Piedade, na ordem dos Dons de Santificação, é o penúltimo:
Sabedoria
Entendimento
Conselho
Fortaleza
Ciência
Piedade
Temor de Deus
O Dom da Piedade tem como finalidade ordenar todas as nossas relações com os demais irmãos na Igreja, comunidade onde vivemos.
Ora, o Espírito Santo, habitando em nós, tem seu modo próprio de influir definitivamente na ordenação e disposição de tudo o que se refere à parte inferior da nossa alma.
Assim, pelo Dom do Temor de Deus, o Espírito Santo modera as inclinações da nossa sensibilidade, ordena nossas faculdades interiores, para que nunca possamos nos afastar de Deus.
Pelo Dom da Fortaleza, o Espírito Santo comunica as nossas almas vigor e alento, firmeza sobre-humanas, a fim de que possamos levar avante todas as nossas lutas contra o mal, evitando sempre os perigos, para a glória de Deus Pai.
Não é certo que na vida espiritual temos deveres a cumprir com Deus e com nossos semelhantes?
Certamente, é difícil ser ao mesmo tempo justo e afável, conservando sempre a delicadeza no trato com nossos irmãos!
Ora, para que possamos ordenar e dispor nossas relações entre irmãos da fé em Cristo dispomos como centro a virtude moral da Justiça; para com nossos pais, a piedade; para com Deus, a Religião, e para com nossos benfeitores, a gratidão.
Entretanto, cada virtude sempre será movida através de um Dom; pois, tudo, o que diz respeito a nossa santificação e a perfeição de nosso ser mais íntimo e profundo, é obra do Espírito Santo.
Somente assim, “o Espírito Santo por meio de seus Dons eleva e comunica um modo divino às nossas relações com os demais”.
Diz-nos Dom Luiz M. Martinez: “no mundo dos dons não há mais do que um Dom, o Dom da Piedade, que tem como finalidade ordenar todas as nossas relações com os demais; porque nas alturas se unifica o que embaixo é múltiplo”.
“Por ser Deus nosso Pai, temos com Ele estreitíssimas e santas relações filiais, e deste Espírito de adoção que nos faz olhar a Deus como o nosso Pai depreende-se a ordem e a união que o Dom da Piedade estabelece em nossas relações com Deus e com os nossos semelhantes”.
Gl 4,6:- E como vós sois filhos, Deus derramou em vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abba, Pai!
Rm 8,15:- E não recebestes um espírito de escravos, para recair no temor, mas um espírito de filhos, que nos permite clamar: Abba! Pai!
Sl 115,3:- Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
Ora, o Dom da Piedade não vê como norma a dívida, o benefício, mas acolhe Deus em nós como Pai.
“A virtude da Religião leva-nos a agradecer a Deus os benefícios recebidos e a dar-lhe uma honra e um culto por ser ele o Soberano do nosso ser”.
Sempre que damos graças a Deus devemos levar em conta que o fazemos, não pelos dons que recebemos, mas porque é grande e porque é glorioso. Assim, damos-lhe graças por sua glória.
Santo Inácio de Loyola tomou como lema estas palavras: “Para maior glória de Deus” Certamente, ele se inspirou no Dom da Piedade.
Por isso, o Dom da Piedade nos leva a ver todos os homens como irmãos, e faz-nos sentir a fraternidade dos filhos e filhas de Deus.
É como alguns santos disseram: “No amor não há medida; pois, a medida do amor é amar sem medida”
Fala-nos o Senhor Jesus: “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus” (Mt 18,3)
É-nos importante compreendermos: todos nós, os batizados, têm os Dons; porque não se pode possuir a graça sem os Dons, nem se pode ter a graça sem o Espírito Santo, e nem o Espírito Santo se separa jamais dos Dons.
João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário