segunda-feira, 12 de março de 2012

Os Dons Intelectuais

Aprofundando a Boa Nova do
Senhor Jesus Cristo
PJ Nº 09
Os Dons Intelectuais
(Dons de Santificação)
Os três primeiros dons do Espírito Santo, dos quais já falamos, são:
- O Dom de Temor de Deus, pelo qual o Espírito Santo – Amor do Pai e do Filho - amorosamente nos move, produz em nossos corações horror ao pecado, pelo que, ao mesmo tempo, é força de Deus para vencer as tentações.
- Pelo Dom de Fortaleza, o Espírito Santo nos move de tal forma, que podemos superar todas as dificuldades, fugir de todos os perigos e possuirmos a confiança do poder caritativo da misericórdia divina, pelo qual S. Paulo dizia: “Tudo posso naquele que me conforta” (Fl 4,13).
- O Dom da Piedade, pelo qual o Espírito Santo, em nossa alma, move e dispõe a faculdade de nossa vontade para que tenhamos dignas e santas relações com os demais. Por este Dom o Espírito Santo nos torna filhos e filhas de Deus, na justiça e na santidade verdadeira. (Ef 4,23-24).
Os outros quatro dons do Espírito Santo são conhecidos como dons intelectuais. Esses dons têm por finalidade aperfeiçoar a faculdade de nossa inteligência, introduzindo-nos, profundamente, nos nossos corações o conhecimento sobrenatural.
Ora, nossa inteligência é a faculdade mais alta do espírito do homem, a que, segundo Dom Luiz M. Martinez, rege as demais faculdades. À vontade, que é tão importante na ordem moral, está sujeita a inteligência.
Assim, pois, se a inteligência deve reger as demais faculdades de nosso espírito, é natural que seja excitada e aperfeiçoada pelas moções do Espírito Santo.
Por isso, o conhecimento sobrenatural tem grande importância na vida dos filhos e filhas de Deus.
Vejamos o que nos ensina o Senhor Jesus Cristo sobre o ápice do conhecimento:
“Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, ó Pai, um só Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste” (Jo 17,3).
“E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho não tem a vida” (I Jo 5,11-12).
Na verdade, o conhecimento das coisas santas é de grande importância capital na vida espiritual dos filhos e filhas de Deus, sobretudo o conhecimento íntimo, profundo e eficaz:
- para contemplar as virtudes divinas;
- para aprofundar os mistérios do Reino dos céus, sobretudo quando esse conhecimento é profundo, íntimo e eficaz.
O Santo Doutor nos ensina que “até a imperfeição da virtude teologal da fé, que é obscura, explica que muitos Dons venham, por assim dizer, em auxílio dela, para suprir as nossas deficiências, para robustecê-la em nossa alma”
São Tomás de Aquino nos diz que a graça se fundamenta na natureza, porque a natureza e a graça têm a mesma fonte e emanam do mesmo princípio: “Deus, que formou a nossa natureza é também o autor da graça”.
“É como está escrito: coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração do homem imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus” (I Cor 2,9-10).
Assim, em nossa inteligência existem os primeiros princípios, que são à base de toda a consciência:
- a ciência, que é o conhecimento das coisas por suas causas;
- a sabedoria, que é uma ciência mais profunda, que descobre as causas altíssimas e últimas das coisas;
- o conselho (prudência), que aplica todos os princípios especulativos à ordem prática, à direção das nossas ações individuais.
Ora, a estes hábitos que existem, naturalmente em nós, correspondem aos quatro Dons intelectuais do Espírito Santo:
- O Dom do Entendimento;
- O Dom da Ciência;
- O Dom da Sabedoria;
- O Dom do Conselho.
Sobre estas coisas maravilhosas, que nos escreveu Dom Luiz M. Martinez?
“Nesta vida, nós nos guiamos pela fé, e embora os Dons do Espírito Santo tornem mais brilhantes e mais profundamente conhecidas as verdades da fé, porque as ilumina com esplêndidos fulgores, no fundo, a luz que serve de base aos Dons intelectuais para o conhecimento sobrenatural é sempre a luz da fé”.
“De maneira semelhante, os Dons do Espírito Santo multiplicam, afinam, transformam a luz espiritual da fé, mas sempre é a mesma luz que irradia em todos os conhecimentos sobrenaturais, é sempre a fé que, qual lamparina na terra, nos alumia enquanto chega o dia esplêndido da eternidade”.
“A luz da vida espiritual é a luz da fé, e os Dons do Espírito Santo fundamentam-se nela”.
“No céu, os Dons do Espírito Santo continuarão, mas naquela morada felicíssima não será a fé, mas será a visão beatífica, a visão esplêndida da pátria que servirá de fundamento aos Dons do Espírito Santo; mas na terra, repito, todos os Dons intelectuais se fundamentam na fé e servem precisamente para corrigir as deficiências e para descobrir-nos a profundidade dos mistérios divinos”.
“Pela fé conhecemos todas as verdades reveladas; mas pelos Dons do Espírito Santo penetramos, por assim dizer, no fundo destas mesmas verdades”.
Ora, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11,6).
João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário