segunda-feira, 12 de março de 2012

Divina Sabedoria

Divina Sabedoria

DV 07

(A Palavra de Deus)

“A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenham chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo” (Ef 4,11-13).

O estado de homem feito é como somos modelados por Deus, do jeito que modelou, no princípio, a Adão. Mas, agora, segundo a estatura da maturidade de Cristo. O importante, sem dúvida, é lançarmo-nos em suas mãos; pois, um dia, face a face com Ele, saberemos que maravilha nos fez em seu diletíssimo Filho.

O Senhor Jesus Cristo, o segundo Adão, veio ao mundo como uma luz, para que todo aquele que nele crê, não permaneça nas trevas (Jo 12,46).

Assim, como protótipo de nossa perfeição, Jesus é a luz do mundo, para que todo que o seguir não ande nas trevas, mas tenha a luz da vida (Jo 8,12).

Por isso, o Senhor Jesus nos afirma: “vós sois a luz do mundo (Mt 5,14a). E, em seguida, ordena-nos: “Brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,16).

Ora, pelo pecado de nossos primeiros pais – Adão e Eva –, o primeiro Adão nos deixou escravizados ao mundo das trevas, sob o domínio do Demônio, Satanás e/ou a antiga serpente.

É São Paulo que nos fala do segundo Adão:

“Desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir)” (Rm 5,14).

“Assim como em Adão todos morreram, assim em Cristo todos reviverão” (I Cor 15,22).

“Como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente (Gn 2,7); o segundo Adão é espírito vivificante” (I Cor 15,45). Na verdade, é necessário que façamos a leitura completa: I Cor 15,45-58.

“O primeiro ser criado foi Adão, depois Eva. E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão” (I Tm 2,13-14).

Voltamos ao princípio deste pequeno estudo, agora, sob a visão do Cristo total:

a) chegando a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.

b) estejamos todos, nos céus, revestidos da estatura e da maturidade do Senhor Jesus, semelhantes a Ele, na sua idade completa, isto é, 33 (trinta e três) anos de sua plena perfeição..

È o sentido da ordem de Cristo a todos os homens e mulheres do mundo inteiro: “Sede perfeito, assim como o vosso Pai é perfeito” (Mt 5,48).

Na verdade, nos céus todos viverão eternamente a juventude da ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Na Cruz do calvário Ele conquistou para toda a humanidade a vida plena no corpo glorioso de sua ressurreição. Portanto, já não haverá velhos nem crianças, mas a plenitude do Cristo total.

A conclusão para vivermos num só espírito com o Senhor Jesus nos vem DELE, isto é, do seu convite: “Quem estiver com sede venha a mim e beba”. (Jo 7,37).

Ora, com Jesus, o Poço de Jacó, tem água viva!... Quem estiver com sede venha, “E quem tem boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!” (Ap 22,17b).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário