sábado, 10 de março de 2012

Divina Sabedoria

DIVINA SABEDORIA

DS 02

(A Palavra de Deus)

Mt 16,26:- Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida? (Mc 8,36; Lc 9,25; Jo 12,25).

Aqui, “vida” significa “alma”, porque a alma é a vida de nossas vidas, como um todo. É vida de nossa vida, é vida do nosso espírito, é vida do nosso corpo e vida de santidade que nos levará aos céus.

Não é verdade que a palavra de Deus nos ensina que, quando Deus soprou sobre o homem que, com suas mãos, modelou do barro, o homem tornou-se alma vivente; como nos orienta São Paulo: “Se há um corpo animal, também há um espiritual. Como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente (Gn 2,7); o segundo Adão é espírito vivificante. (Leia, por favor, a I carta aos coríntios – Cap. 15, Vers. 35 até o 38).

Vejamos bem!... Deus nos criou para a imortalidade, segundo sua imagem e semelhança (Gn 2,26; Sb 2,23).

Ora, o que é em nós a imagem viva e perfeita de Deus? O espírito que somos!... E o que é em nós a semelhança de Deus? A alma santa, que perdemos no paraíso de delícias, quando nossos primeiros pais (Adão e Eva) pecaram.

Então o Senhor Jesus Cristo veio ao mundo, por vontade do Pai Eterno, para nos salvar e libertar da alma pecadora. Por isso, na cruz, mediante o seu sangue redentor, perdoou-nos todos os pecados e nos reconciliou com Deus; para que, ressuscitado e subindo aos céus, Deus Pai enviasse aos nossos corações o Espírito Santo, o Espírito santificador de nossas almas; porque, sem a alma santa, ninguém pode ver a Deus. (Hb 12,14; Mt 5,8).

O que o apóstolo Pedro nos ensina? “A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, porque está escrito: Sede santos, porque, eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo. (I Pd 1,15-16; Lv 11,44).

O que perdemos no paraíso, não foi a imagem de Deus. Ainda hoje somos a imagem viva e perfeita de Deus.

Na verdade, o Senhor Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar e libertar da alma do pecado. Por isso, Ele nos diz: “Todo aquele que peca é escravo do pecado” (Jo 8,34). E, São Paulo conclui: “Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o Dom de Deus é a vida eterna, em Cristo, Jesus, nosso Senhor” (Rm 6,23).

Necessitamos, urgentemente, conhecer o amor de Cristo que excede toda a inteligência, a fim de que sejamos cheios da plenitude de Deus (Ef 3,19).

Por Cristo Deus nos adotou como Filhos e herdeiros, co-herdeiros de Cristo.(Gl 4,5-7; Rm 8,13-17).

Finalizamos com o apóstolo João: (Filhinhos) Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida – não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com com suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente. (I Jo 2,15-17).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário