segunda-feira, 12 de março de 2012

As Perfeições de Deus

Aprofundando a da Boa Nova do Senhor Jesus Cristo PJ Nº 01
As Perfeições de Deus
Conforme o Catecismo Romano, Deus é um Espírito perfeitíssimo e eterno, Criador do Céu e da terra e de tudo o que neles há.
Pelo que se lê na Bíblia Sagrada, poderemos afirmar com plena convicção: Deus é perfeitíssimo!... Porém, os estudiosos da palavra de Deus, registram “As Perfeições mais significativas do Ser”; isto é, os atributos metafísicos que constituem a essência Divina do Deus único e Todo-poderoso Senhor Javé: Deus de Abraão, de Isaac e Jacó; Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e, portanto, nosso Pai. Ele, único que possui a imortalidade e habita em luz inacessível, a quem nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno! Amém. (I Tm 6,16).
São cinco as perfeições mais significativas de Deus.
01. Unicidade: qualidade do que é único.
“Tu foste testemunha de tudo isso para que reconheças que o Senhor é Deus, e que não há outro fora dele” (Dt 4,35).
“Sabe, pois, agora, e grava em teu coração que o Senhor é Deus, e que não há outro em cima no céu, nem em baixo na terra” (Dt 4,39).
“Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Dt 6,4).
“Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim” (Is 45,5a)
“Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, e meus servos que eu escolhi, a fim de que se reconheça e que me acreditem e que se compreenda que sou eu. Nenhum deus foi formado antes de mim, e não haverá outro depois de mim” (Is 43,10).
02. Simplicidade: qualidade do que é simples, isto é, sem composição.
“Do meio do fogo o Senhor falou, ouvistes o som de suas palavras, mas não víeis, no entanto, nenhuma forma” (Dt 4,12).
“O egípcio é homem e não deus, seus cavalos são carne e não espírito” (Is 31,3a)
“Vinde e vede um homem que me contou tudo o que tenho feito. Não seria ele, porventura, o Cristo?” (Jo 4,29).
03. Ubiqüidade: qualidade de quem está ao mesmo tempo em todo o lugar.
“Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo. E ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda a voz” (Sb 1,7).
“Poderá um homem se ocultar de tal forma que eu não o veja? – Oráculo do Senhor. Porventura não enche minha presença o céu e a terra? – Oráculo do Senhor” (Jr 23,24).
04. Eternidade: qualidade do que é eterno (incriado)
“Abraão plantou um tamariz em Bersabéia e invocou ali o nome do Senhor, Deus da eternidade” (Gn 21,33).
“O Senhor reinará eternamente e além da eternidade” (Ex 15,18 – Vulgata).
“Levanto para o céu a minha mão e digo: tão certo como eu vivo eternamente” (Dt 32,40).
05. Imutabilidade: qualidade de quem é veraz, não muda.
“Deus não é homem para mentir, nem alguém para se arrepender. Alguma vez prometeu sem cumprir? Por acaso falou e não executou?” (Nm 23,19)
“Porque eu sou o Senhor e não mudo; e vós, ó filhos de Jacó, não sois ainda um povo extinto” (Ml 3,6)
“Toda dádiva boa e dom perfeito vem de cima: descende do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade” (Tg 1,17)
Onipotente: Que pode tudo. Todo-poderoso, um dos atributos divinos de Deus. El Shadday.
Onisciente: que possui onisciência, que sabe tudo.
Onisciência: ciência universal absoluta; o saber de Deus (um dos atributos de Deus).
Onipresente: único que está presente de modo universal, em todo o lugar (Pr 15,3).
ONI significa “em tudo”.
“Oni”, do latim, significa “em tudo”.
João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário