sexta-feira, 2 de abril de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> O Testemunho

Feliz o homem que, pela fé, a esperança e a caridade, se posiciona como testemunha fiel e verdadeira do Senhor Deus de Israel e Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, no meio do seu povo.
“Vós tirareis com alegria água das fontes da salvação, e direis naquele tempo: “Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei que suas obras sejam conhecidas entre os povos; proclamai que seu nome é sublime. Cantai ao Senhor porque ele fez maravilhas, e que isso seja conhecido por toda a terra” (Is 12,3-5)
Assim, todos os que crêem em Jesus Cristo, com fé viva no coração, com amor e entrega gratuita e incondicional, são, na verdade, suas verdadeiras testemunhas, ao preço da própria vida, da mesma forma como Ele deu e dará testemunho a nosso favor diante do Pai Eterno.
Ora, diz S. Paulo: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram” (Hb 11,6).
O testemunho dos filhos e filhas de Deus terá que ser fundamentado na fé de quem crê de todo o coração, de quem espera além da viva esperança e de quem pratica a caridade, conforme as virtudes de suas perfeições. (Cl 3,14) Na verdade, não há filho ou filha de Deus sem a fé que fortaleça a esperança, sem a esperança do vínculo da caridade, e sem a caridade do justo que vive da fé (Hb 2,4; Rm 1,17); pois, sem o exercício destas virtudes será vã a nossa fé. Aliás, o testemunho, que deva sair dos lábios de um cristão, será sempre a partir de quem vive em Cristo, sob a condução amorosa do Espírito Santo. Vejamos o que o Senhor Jesus disse aos seus apóstolos e discípulos, antes de ascender aos céus: “Recebereis a virtude do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e me sereis testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia, na Samaria e até os confins da terra” (At 1,8 – Vulgata)
Desse modo, digamos ao Senhor Jesus, de todo o nosso coração: Eis-me aqui, Senhor Jesus! Fazei de mim tua testemunha fiel e verdadeira no seio de tua Igreja; e que eu não te negue, jamais, em momento algum. “Vem Espírito criador, visita o espírito dos que são teus, enche de graça e esplendor os corações que tu mesmo criastes...” Ora, o Esposo e a Esposa aguardam, com alegria, o testemunho fiel e verdadeiro de seus filhos e filhas, na comunidade, no Poço de Jacó e, de modo especial, no mundo inteiro. Mas, para encerrar, vejamos o que o Senhor Jesus nos diz acerca do testemunho que lhe agrada: “Quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus” (Mt 10,32-33). “Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida” (Ap 2,10b); pois, eis que eu renovo todas as coisas ... Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva. O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus e ele será meu filho (Ap 21,5-7).

João C. Porto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário