domingo, 25 de abril de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> Luz da Luz


O Senhor Jesus veio ao mundo como uma luz: “assim todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas” (Jo 12,46). Por estas palavras do Senhor, entendemos que há no mundo uma luz e umas trevas que nossos olhos não vêem. Sabemos que essa luz só pode ser Jesus e, na verdade, é ele mesmo. Por outro lado, a treva, que é mais espessa do que a própria treva, é o “encardido” e seu reino de escuridão eterna.
Todos os que nascem neste mundo, logo se habituam com a luz solar e a escuridão da noite. Todavia, são poucos, é possível se perceber, os que conseguem descobrir, com os olhos do coração, que existe uma luz inacessível a qual nenhum homem viu e nem pode ver (I Tm 6,16); mas que, pela graça e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 2,8), já temos acesso a essa luz, onde habita Aquele que possui a imortalidade, a honra e o poder eterno.
“Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunha da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz”. Por isso é que Jesus disse que João Batista era uma lâmpada ardente e luminosa. Exatamente porque João conhecia a luz, estava na luz e, por isso, dava testemunho da luz, porque a via com os olhos do coração o esplendor de sua glória; e com os olhos corporais a Jesus, o protótipo da perfeição divina, feito homem.
Eis porque é necessário que sejamos templos de Deus onde o Espírito Santo habita. (I Cor 3,16); que nosso próprio corpo seja templo do Espírito Santo, a fim de que glorifiquemos a Deus em nossos corações. (I Cor 6,19-20) É-nos necessário, outrossim, que estejamos selados com o selo do Espírito Santo que tinha sido prometido (Ef 1,13; 4,30); que nossa alma esteja totalmente sob a direção amorosa do Espírito Santo, a fim de que possamos conhecer todas as coisas que por Deus nos foram dadas. (I Cor 2,12); pois, afinal, somos batizados, portanto, revestidos de Cristo (Gl 3,27). Assim, já não andamos nas trevas, mas temos a luz da vida (Jo 8,12), pois, Jesus, como luz do mundo, fará brilhar a nossa justiça e como o sol do meio-dia, o nosso direito.
João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário