segunda-feira, 12 de abril de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> A Revelação de Deus

O profeta João Batista, assim falou a respeito do Senhor Jesus Cristo: “Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. Pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou” (Jo 1,16-18). “Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revela-lo” (Mt 11,27).
Observa-se, por isso, que Moisés foi o libertador do povo hebreu, de uma escravidão no Egito, portanto, uma escravidão histórica de cerca de quatrocentos anos, com vista a uma libertação futura e espiritual.
Então a páscoa dos hebreus, desde a saída do Egito, à passagem do mar vermelho e o peregrinar de quarenta anos no deserto, dá-nos uma visão de espiritualidade bastante frutuosa para nossos dias. E até que, por ordem de Deus, atravessando o Jordão, Josué os introduzisse na terra que jorrava leite e mel, a pátria que outrora fora prometida por Deus a Abraão, o que nos coloca, intrinsecamente, no imo do coração, no nosso hoje histórico, sob os sentidos alegórico, moral, anagógico e/ou analógico, no verdadeiro caminho pascal com o Senhor Jesus, na unidade de um só espírito com Ele (I Cor 6,17), na liberdade do Espírito Santo, que habita em nós (II Cor 3,17) e, sobretudo, pela garantia de que estamos selados com o seu selo, que nos fora prometido (Ef 1,13); pois o Senhor Jesus é, verdadeiramente, a nossa paz (Ef 2,14), vida e ressurreição, o caminho – passagem – que nos leva ao Pai. (Jo 14,6b).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário