quinta-feira, 29 de abril de 2010

APROFUNDAMENTO >> A Virgem Imaculada Mãe de Deus

A Virgem Imaculada Mãe de Deus

Maria é a Mãe universal, porque aprouve a Deus, nos seus santos desígnios, fazer com que ela desse a vida natural das criaturas ao Criador, e a vida sobrenatural do Criador às criaturas.

Por isso, São Maximiliano Kolbe ( + 1941 ) nos afirma: “Mãe do próprio Criador, por isso também das criaturas.”

O Senhor Jesus é Criador com o Pai e o Espírito Santo

Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito ( Jo 1,3 )
Tudo foi criado por ele e para ele ( Col 1,16b )

Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, é o autor da vida

“Mataste o autor da vida, a quem Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas ( At 3,15 – Vulgata ).”

Se prestarmos bem atenção, observaremos, pela intuição sobrenatural do Espírito Santo, que a Virgem Santíssima e, por isso, a imaculada, encontra-se em toda a Bíblia Sagrada, do princípio ao fim; isto é, desde o Gênesis ao Apocalipse, em virtude da universalidade do amor do Pai e do Filho, no Espírito Santo que a fecundou com a fecundidade do Pai Eterno, Deus de Israel.
Ela está no princípio da Bíblia Sagrada como a Imaculada Conceição: “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar ( Gn 3,15 ).” “O Senhor então disse: Meu espírito não permanecerá para sempre no homem, porque todo ele é carne, e a duração de sua vida será só de cento e vinte anos ( Gn 6,3 ).”

Ora, quem tem ouvidos para ouvir, ouça e medite o que, verdadeiramente, está afirmando a palavra de Deus: “Intus Legere” = lendo por dentro das verdades reveladas.

Ela ( Maria ), se encontra também no meio da Bíblia Sagrada, como a Sempre Virgem Maria: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamará ‘Deus Conosco’ ( Is 7,14; Mt 1,23 ).”

Quem tem ouvidos para ouvir, ouço o que diz o sentido sublime da Palavra de Deus.

Maria, finalmente, se encontra no último livro da Bíblia Sagrada, como a gloriosa assunção: “Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas ( Ap 12,1 ).”

As doze estrelas são vistas como as doze tribos de Israel, os doze privilégios de Maria Santíssima, ou, referindo-se aos doze apóstolos de Cristo. Refere-se ainda no verso acima “a gloriosa assunção de Maria aos céus.”, conduzida pelos anjos do Senhor. Procuraremos escutar o que o Espírito, o Espírito que nos ensina a verdade integral, fala sobre o assunto.” ( Jo 16,30 )

Ora, Maria de Nazaré é vista como a grande novidade de Deus: “a mulher que cerca um homem!”

“Eis que o Senhor criou um coisa nova sobre a terra: uma mulher cercará um homem. ( Jr 31,22 - Vulgata )”
Mas, quem é essa mulher? E quem é esse homem? Ou que ligação tem essa mulher e esse homem em relação a humanidade? Procure meditar e escutar o que o Espírito Santo venha interagir no seu coração! Não ouça somente aos homens, porque todos têm suas próprias limitações. Escute a quem nos ensina todas as coisas e nos recorda as palavras o Senhor Jesus Cristo: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito (Jo 14,26 ).”

Ora, somente o Espírito de Deus conhece tudo o que é de Deus, pois ele mesmo sonda as profundezas do próprio Deus: “Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. ( I Cor 2,11b )”
“Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus ( I Cor 2,10 ).”

Por isso, somente o Espírito Santo nos dá o conhecimento das coisas que por Deus nos foram dadas: “Ora, nós não recebemos o espírito deste mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos as coisas que por Deus nos foram dadas ( I Cor 2,12 ).”

Assim, Maria de Nazaré é a sempre Virgem, concebida sem pecado. O anjo Gabriel lhe disse: “Ave, cheia de graça; o Senhor é contigo ( Lc 1,28 ).”

Ora, o que é cheio de graça é pleno, já não cabe mais graça. É semelhante a um copo cheio de água, se lhe colocar mais água vai transbordar. Por isso, um certo mariólogo, comentando Lc 1,30, admirado exclamou: Se Maria estava cheia de graças, que graças são estas que ela achou diante de Deus? Certamente são as graças que Eva perdeu lá no paraíso, disse ele. Ela ( Maria ) as achou para no-las devolver, porque pertencem aos filhos e filhas do Altíssimo, Senhor Javé. Consta que esse mesmo doutor dissera também: Deus reuniu todas as águas que se encontravam sobre a terra, num só lugar e as chamou de mar. Assim também reuniu todas as graças do céu e as chamou de Maria.
Vários versículos do Cântico dos Cânticos são atribuídos a Maria de Nazaré. Vejamos estes dois: “Toda és formosa, amiga minha, e em ti não há mácula ( Ct 4,7 ).” “Quem é esta que avança como a aurora quando se levanta, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército formado em ordem de batalha? ( Ct 6,9 – Vulgata )”
Certamente é a Virgem Imaculada de Nazaré, a Mãe do Senhor Jesus Cristo ( Lc 1,31 ), a Mãe de Deus ( Lc 1,43 ), a Mãe da Igreja do Senhor e, conseqüentemente, a nova Eva, a Mãe, a Mãe universal do povo de Deus, isto é, da geração dos ressuscitados, cuja primícia é o Senhor, nosso único Salvador, Jesus Cristo, nossa glória e ressurreição.

Que disse Sto. Agostinho ao meditar Ez 44,2 ? “Que significa esta porta fechada, senão que MARIA FOI VIRGEM ANTES, DURANTE E DEPOIS DO PARTO?

Além disso, Maria, como já dissemos acima, é a Mãe do Senhor Jesus Cristo

“Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.” ( Lc 1,31 )

Maria, também, é a Mãe do Filho de Deus:

“O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus.” ( Lc 1,35 )
Então, Maria de Nazaré é a Mãe do próprio Deus! Porque, Isabel, ao receber, em sua casa, a visita de Maria, cheia do Espírito Santo, saudou-a com grande alegria: “Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe do meu Senhor?” ( Lc 1,43 )

Ora, o Salmista nos diz: “Sabei que o Senhor é Deus...” ( Sl 99,3 )

Como se pode concluir, Maria de Nazaré, a Imaculada e sempre Virgem, é a Mãe do Verdadeiro Deus e a vida eterna:

I Jo 5,20:- Mas sabemos que veio o Filho de Deus e que nos deu entendimento para que conheçamos o Verdadeiro Deus e estejamos no seu Verdadeiro Filho. Este é o Verdadeiro Deus e a vida eterna.
Entretanto, quando se diz que Maria de Nazaré é a Mãe de Deus, devemos entender que Ela não gerou a “Fortaleza de Deus”, mas o “Deus Forte.” ( Is 9,6 )

Que nos diz Sto. Anselmo ( + 1109 ) sobre a singularidade de Maria?: “Mulher admiravelmente singular e singularmente admirável.”

Assim, a primeira Eva é a mãe de toda a criação. Como Adão, ela era também santa e imaculada, sem qualquer mancha de pecado.

Gn 1,31:- Deus viu que tudo quanto criara era muito bom.

Porventura Deus criaria algo que não fosse santo, perfeito e acabado?

Mas, em virtude do corpo material, o Senhor, nosso Deus, os preservava do pecado através dos dons preternaturais:

Dom da imortalidade
Dom da impassibilidade
Dom da integridade etc.

Assim, como se pode, teologicamente, concluir, todos os seres inteligentes criados por Deus ( Anjos, homens etc.), teriam que ser provados, em virtude do livre arbítrio, para que dessem a prova concreta de sua fidelidade ao Criador.
Por isso é que parte dos anjos caíram, e a serpente ( Satanás ) tentou nossos primeiros pais e eles, também caíram, isto é, tornaram-se infiéis aos desígnios do Senhor Javé.

Só que Deus os criara para a imortalidade, por isso os fez à sua imagem e semelhança: “Porque Deus criou o homem imortal, e o fez à sua imagem e semelhança. Mas, por inveja do demônio, entrou no mundo a morte; e experimentam-na os que são do partido dele.” ( Sb 2,23-25 – Vulgata )

Ora, Deus nos criou para a imortalidade e a vida eterna.

Is 43,7 ( Vulgata ):- Todos aqueles que invocam o meu nome, eu os criei, os formei e os fiz para minha glória.

A Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, na sua sabedoria, pois é assistida pelo Espírito de Deus, o qual recebeu do Pai e do Filho, tem todo o poder e toda a autoridade de ligar e desligar sobre a terra – sempre ungida e ordenada pelo Espírito Santo do Deus vivo e único ( Mt 16,19; 18,18; 28,19-20; Jo 20,23 ) – ensina-nos que há duas formas de Redenção:

A Redenção preservativa e
A Redenção liberativa.

Assim, Maria, a Virgem Santíssima e Imaculada Mãe do Senhor, passou, no ventre de sua mãe, Ana ( esposa de Joaquim ), pela redenção preservativa ( no sangue do Cordeiro que tira o pecado do mundo ). Este, na verdade, é um mistério muito profundo da visão mística e beatífica concedida, pelo Espírito de Deus aos ordenados pela graça santificante, sob o comando espiritual da Igreja do nosso Senhor Jesus Cristo, nossa Salvação. Esta é, também uma intuição espiritual do meu pequeno e pobre coração. Que Deus seja bendito e glorificado em tudo o que procede do seu amor infinito e misericordioso; e que, por isso, o inimigo do povo de Deus seja sempre vencido! O que poderá ser impossível a Deus? ( Lc 1,37; 18,27; Mc 10,27; 9,23; Mt 19,26 ).
Ora, por que não considerar Maria de Nazaré a segunda Eva, a Santíssima Mãe, sem nenhuma mancha do pecado, ab aeterno predestinada por Deus para ser a Mãe do Senhor, a Mãe da Igreja, de todo povo eleito, de sua predileção?
É compreensível, sob o influxo da inteligência sobrenatural – Dom do entendimento – a capacidade que Deus nos dá ( II Cor 3,5 ), para absolver esses ensinamentos que o Espírito de Deus nos concede.
Não é verdade o que o apóstolo João nos diz no seu santo Evangelho?: “Muitas outras coisas há que fez Jesus, as quais, se se escrevesse uma por uma, creio que nem no mundo todo poderiam caber os livros que seriam preciso escrever.” ( Jo 21,25 )
Ora, se o Espírito Santo nos ensina todas as coisas e nos recordará tudo quanto o senhor Jesus nos falou outrora ( Jo 14,26; I Cor 2,12-13 ), imaginemos o quanto o Espírito Santo fala a seus filhos e filhas, hoje, recordando e ensinando tudo o que é de mais proveitoso e frutuoso aos eleitos do Senhor!!
Na verdade, todos quanto vivem, na oração, a intimidade de amizade com o Senhor Jesus, já vivem, de certo modo, o céu sobre a terra, e já vislumbram no infinito, na esperança, a gloriosa herança reservada aos santos do seu amor.
A primeira Eva, vestida de santidade e pureza (sem mancha alguma de pecado ), em tudo era semelhante a segunda Eva ( Maria de Nazaré ). Mas, Eva, não tendo resistido a tentação de Satanás ( a serpente ), pecou e levou seu esposo ( Adão ), também, ao pecado.

Eclo 25,33:- Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos.

Não é verdade? Se o pecado e a morte vieram através da primeira Eva, o Senhor Javé nos devolveu a Salvação e a vida eterna por Maria de Nazaré, a Santíssima Mãe universal e, por isso, Rainha dos céus.
Ora, o Senhor nosso Deus, Deus de Israel, em seus imutáveis desígnios, criou-nos para a imortalidade, à sua imagem e semelhança.

Sb 2,23-25 ( Vulgata ):- Porque Deus criou o homem imortal, e o fez à sua imagem e semelhança. Mas, por inveja do demônio, entrou no mundo a morte; e experimentam-na os que são do partido dele.
Agora vejamos isto: Maria de Nazaré, que é a sempre Virgem ( Is 7,14; Ez 44,2 ), a Imaculada ( Gn 3,15; 6,3; Ct 4,7; Lc 1,28 ), a mulher que cercou um homem ( Jr 31,22 ) gerou, do Espírito Santo, o novo Adão, Jesus Cristo, como a primícia da nova geração, a geração dos ressuscitados, da qual todos os filhos e filhas de Deus pertencem, porque todos aparecerão com ele na Glória. ( Col 3,4 )
Ora, sabemos que, também, nós, todos da Nova Aliança, somos gerados do alto ( Jo 1,12-13; 3,3.5.27; Tg 1,17 ), isto é, do Espírito Santo, porque todos somos templos de Deus ( I Cor 3,16 ) e templos do Espírito Santo ( I Cor 6,19-20 ).
Essa geração nova, dos ressuscitados, começou pelo Senhor Jesus Cristo que, pelo poder do Espírito Santo de Deus, nasceu da Virgem Maria, a Santa Imaculada Mãe do Senhor Jesus. Logo, todos nós salvos em Cristo Jesus ( Ef 2,8 ), gerados e nascidos do Espírito Santo, somos filhos e filhas nascidos da Segunda Eva; não mais da primeira ( Esposa de Adão – Gn 1,28 ), mas, repito, da segunda, Maria de Nazaré, espiritualmente, esposa do Espírito Santo. Por isso, Mãe de Jesus, ( Lc 1,31 ) e Mãe de Deus ( Lc 1,43; I Jo 5,20b ), pois o Senhor Jesus é Deus com o Pai e o Espírito Santo, a Trindade Santíssima que é um só e único Deus ( Jo 10,30 ) de Abraão, de Isaac e Jacó, dos santos Patriarcas, dos santos profetas, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo ( nosso único Salvador – I Tm 2,5; At 4,12 ), e bem assim, Deus e Pai de todos os que crêem Nele, adoram-no, esperam Nele e O amam de todo o espírito, de toda a alma, de todo o coração e de todo o seu próprio ser, isto é, com todas as forças de suas potencialidades interiores, mas sempre guiados ( Rm 8,14.16 ), ensinados ( Jo 14,26; 16,13; I Cor 2,12-13; 12,12 ) e conduzidos pelos próprios olhos de Deus ( Sl 31,8 ) através do seu Santo Espírito.
É certamente muito bom que compreendamos essas coisas novas do Senhor nosso Deus de Israel ( Jr 31,22; 33,1-3 ), porque Ele é o único Deus e não há outro ( Is 43,10-11 ). Assim, o Senhor Jesus Cristo é nosso único mediador ( I Tm 2,5; At 4,12 ) e, com certeza, medianeiro de tudo. Outra novidade que devemos admitir e crer é a de que Maria de Nazaré é a medianeira de todas as graças, porque graça nenhuma que tenha vindo dos céus – do Pai das luzes – para os homens e mulheres do tempo da plenitude deixou de passar por Ela, inclusive aquela a qual aprouve a Deus Pai derramar sobre seu Filho toda a plenitude ( Col 1,19 ), pois através de Maria – medianeira das graças e não de justiça – nos veio a maior de todas as graças: Jesus Cristo, nossa Salvação.
Ora, se aprouve a Deus dar-nos através da Virgem Maria o Diamante mais precioso do tesouro do seu coração, Seu próprio Filho, Jesus Cristo, nossa Graça e Salvação, quanto Deus não nos dará, por Jesus Cristo, através da sua Imaculada Mãe, todas as demais graças do seu misericordioso coração?! ( Rm 8,32 ). Assim, se Maria nossa Mãe, por Deus, pode dar-nos o maior tesouro da Divindade Eterna – Jesus Cristo – dará também por Ele muito Mais! Ora, quem dá mais pode, certamente, dar menos! E Deus nunca nos dará menos, porque Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre. ( Sl 117,1.29 )
Por isso Maria de Nazaré, por vontade do Pai Eterno, sabedoria do seu Filho muito amado ( Mt 3,17 ) e ação amorosa do Espírito Santo, deu-nos a luz do Sol Oriente, a vida eterna que está em nosso Senhor Jesus Cristo. ( I Jo 5,11-12 ).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário