sábado, 17 de abril de 2010

Pe. PEDRO MARIA >> A Arca da Aliança

1. A Arca da Antiga Aliança

a) Sua feitura:

Ex. 25,10:- Farão uma Arca de madeira de acácia; seu comprimento será de dois côvados e meio, sua largura, sua largura de um côvado e meio, e sua altura de um côvado e meio.

b) Sua veneração:

Jz 20,27:- E consultaram-no. – Naquele tempo a Arca da Aliança de Deus estava lá, com Finéias, filho de Eleazar, filho de Aarão, que se conservava junto dela.

c) Seu poder:

Nm 10,35:- Quando a arca se levantava, Moisés dizia: “Levantai-vos, Senhor, e sejam dispersos os vossos inimigos! Fujam de vossa face os que vos aborrecem”!

d) Seu oráculo:

Nm 7,89:- Quando Moisés entrava na tenda de reunião para falar com o Senhor, ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório colocado sobre a arca do testemunho, entre os dois querubins. E falava com o Senhor.

Ex. 25,22:- Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa do meio dos querubins que estão sobre a Arca da Aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.

e) Nas procissões: (caminhadas bíblica)

Jr 3,3:- dando ao povo esta ordem: “Quando virdes a Arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, levada pelos sacerdotes, filhos de Levi, deixareis vosso acampamento e vos poreis em marcha, seguindo-a.

Js 6,4:- Sete sacerdotes tocando sete trombetas, irão adiante da Arca. No sétimo dia dareis sete vezes volta à cidade, tocando os sacerdotes a trombeta.

Js 6,9:- Marcharam os guerreiros diante dos sacerdotes que trocavam a trombeta, e à retaguarda seguia a arca; e durante toda a marcha ouvia-se o retinir das trombetas.

Js 6,11:- A arca do Senhor deu uma volta à cidade, e retornaram ao acampamento para ali passar a noite.

f) Troféu de vitória:

I Sm 5,3:- No dia seguinte, levantando-se pela manhã os habitantes de Azot, viram dagon estendido com o rosto por terra diante da arca do Senhor. Levantaram o ídolo e repuseram no seu lugar.

g) Seu desaparecimento:

II Mac 2,4-6:- O escrito mencionava também como o profeta, pela fé da revelação, havia desejado fazer-se acompanhar pela arca e pelo tabernáculo, quando subisse a montanha que subiu Moisés para contemplar a herança de Deus. No momento em que chegou, descobriu uma vasta caverna, na qual mandou depositar a arca, o tabernáculo e o altar dos perfumes; em seguida tampou a entrada. Alguns daqueles que o haviam acompanhado voltaram para marcar o caminho com sinais, mas não puderam achá-lo.

h) Seu reaparecimento:

II Mac 2,7:- Quando Jeremias soube, repreendeu-os e disse-lhes que esse lugar ficaria desconhecido, até que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericórdia.

Obs.: SEU POV0: essa profecia diz respeito, provavelmente à reunião do povo judeu no fim do mundo, a grande esperança despertada após o exílio. Mt 24,31:- Ele enviará seus anjos com estridentes trombetas, e juntarão seus escolhidos dos quatro ventos, duma extremidade do céu à outra.

i) Não terá mais necessidade: Os tempos messiânicos se aproximam.

Jr 3,16:- Quando vos multiplicardes e numerosos vos tornardes na terra, naqueles dias – oráculo do Senhor – não mais se falará da Arca da Aliança do Senhor; nem mais se pensará nela, perdendo-se a lembrança e a santidade; nem a ela se há de referir.

Obs.: Não se falará mais: trata-se de um tempo em que israelitas terão compreendido o culto interior, e em que, desaparecida a Arca, não julgarão necessária substituí-la.

Jr 31,33-34:- Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel – oráculo do Senhor: Incutir-lhe-ei a minha lei; gravá-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo. Então ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: “Aprende a conhecer o Senhor”, porque todos me conhecerão, grandes e pequenos – oráculo do Senhor – pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados.

2. A Arca da Nova Aliança:

a) Em virtude da Encarnação, é Maria Santíssima:

Jo 1,14 ( no original grego): “O Logos se fez carne e armou seu Tabernáculo no meio de nós”.

b) A Arca trazia o maná, a vara de Aarão e as tábuas do testemunho.

Hb 9,4:- Aí estava o altar de ouro para os perfumes, e a Arca da Aliança coberta de ouro por todos os lados; dentro dela, a urna de ouro contendo o maná, a vara de Aarão que floresceu e as tábuas da aliança.

· Ora, Maria, qual Nova Arca, trouxe em seu seio Jesus, Pão Vivo descido do Céu.

Jo 6,51:- Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.

· Maria, a Arca do Novo Testamento, trouxe Jesus, Flor do campo.

Ct 2,1:- sou o narciso de Saron, o lírio dos vales.

· Maria, Arca da Nova Aliança, “trouxe em seu seio, não só a lei, mas o próprio autor da lei:” Deus Humanado ( Sto. Ambrósio + 397)

Dt 10,4:- O Senhor gravou nas novas pedras o que tinha escrito nas primeiras, as dez palavras que vos tinha dirigido no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia. Devolveu-mas em seguida,

Dt 5,1:- Moisés convocou todo o Israel e disse-lhe: “Ouve, ó Israel, as leis e os preceitos que hoje proclamo aos teus ouvidos: aprende-os e pratica-os cuidadosamente.

c) Em virtude da presença especial do Espírito Santo, Maria torna-se a Arca dourada do Espírito: “Alegra-te, casa de Deus e do Verbo... Alegra-te, Arca dourada do Espíritos”. ( São Romano Melódio – Séc. VI)

Ex 25,11:- Tu a recobrirás de ouro puro por dentro, e farás por fora, em volta dela, uma bordadura de ouro.

d) Provas bíblicas: nos paralelismos: Arca = Maria.

Ex 40,35 (Ave Maria):- E era impossível a Moisés entrar na tenda de reunião, porque a nuvem pairava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. ( Ex 40 Ex 40,33 (Vulgata):- Moisés não podia entrar no tabernáculo da aliança, visto que a nuvem cobria tudo, e a majestade do Senhor resplandecia, tendo a nuvem coberto todas as coisas. Lc 1,35:- Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

II Sm 6,9:- Naquele dia, Davi teve medo do Senhor, e disse: “Como entrará a arca do Senhor em minha casa?” Lc 1,43:- Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe do meu Senhor? (O Sl 99,3 nos diz: “Sabei que o Senhor é Deus”)

II Sm 6,11:- Ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obed-Edom de Get, e o Senhor abençoou-o com toda a sua família. Lc 1,56:- Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para sua casa.

Lucas se utiliza de textos do AT para provar que Nossa Senhora é a verdadeira arca da aliança.

Lucas identifica Maria com Sião

Sf 3,14:- Solta gritos de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, ó Israel! Alegra-te e rejubila de todo o teu coração, filha de Jerusalém! = Lc 1,28:- Entrando o anjo, disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.

Sf 3,16:- Naquele dia dir-se-á em Jerusalém: “Não temas, Sião! Não se enfraqueçam os teus braços! = Lc 1,30:- O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus...” = Jl 2,21:- Não temas, terra, estremece de alegria e de júbilo, porque o Senhor fez grandes coisas.

Sião é a personificação do povo eleito. Sião aguardava vinda do Messias. Maria já o recebe em seu seio. Conferir ainda:

Zc 9,9:- Exulta de alegria filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém: eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta.

Obs.: Texto citado em Mt 21,5 e Jo 12,15.

Zc 2,14:- Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti – oráculo do Senhor.

Is 12,6:- Exultai-vos de gozo e alegria, habitantes de Sião, porque é grande no meio de vós o Santo de Israel.

Jl 2,21:- Não temas, terra, estremece de alegria e de júblilo, porque o Senhor fez grandes coisas.

Jl 2,23:- Alegrai-vos, filhos de Sião, e rejubilai no Senhor, vosso Deus, peque ele vos dá as chuvas do outono no tempo oportuno, e faz cair chuvas copiosas sobre vós, as chuvas do outono e da primavera, como dantes.

Midraxe = atualização de textos do AT

e) Em João, a Arca é identificada com uma Mulher:


Ap 11,19:- Abriu-se o templo de Deus no céu e apareceu, no seu templo, a arca do seu testamento. Houve relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e forte saraiva. Ap 12,1:- Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.

Obs.: Uma Mulher: esta mãe mística é a cidade de Deus, a Jerusalém celeste. A sinagoga, em sua madureza espiritual, dá à luz a Cristo e em seguida a Igreja dá à luz os cristãos. Os seus traços adaptam-se também a nossa Senhora, à Virgem Maria: nas dores de sua “compaixão” ela dá à luz os irmãos de Cristo que formam, unidos com ele, o Cristo total.

f) Em Hb 9,11, o tabernáculo pode ser tanto a carne de Jesus, quanto Nossa Senhora.

Hb 9,11:- Porém, já veio Cristo, Sumo-Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo), ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário