terça-feira, 20 de abril de 2010

PASCOM - IGREJA DE S. GERARDO

É o Senhor!...

O Senhor Jesus disse a seus discípulos: “Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).
Jesus fundou a sua Igreja através do apóstolo Pedro, a partir da revelação do Pai Eterno (Mt 16,16), pelo que lhe disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. E disse mais: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 15,18-19)
Ora, noutro momento, quando o Senhor Jesus ministrou o magistério da Igreja a seus apóstolos, disse-lhes para todo o colegiado: “Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu” (Mt 18,18). Por último, o Senhor Jesus deu ao apóstolo Pedro a missão de Pastor da sua Igreja (Jo 21,15-17)
Finalmente, antes de subir ao céu, Jesus lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,18-20).
Mas, foi exatamente na sua terceira aparição aos apóstolos, naquele alvorecer do domingo que, passeando à beira do lago, Jesus lhes disse: “Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer? Ao que eles responderam: “Não”!. Mas, agora, Jesus, estando com eles, disse-lhes: “Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis”. Lançaram-na, e já não podiam arrasta-la por causa da grande quantidade de peixes. Com este sinal, João disse a Pedro: “É o Senhor!”
Quando Jesus, depois de ressuscitado, apareceu, pela primeira vez, aos apóstolos, Tomé, que andava fora da unidade com Cristo, ocupado com outros problemas, não viu o Senhor? Porque não formava, juntamente, com os demais, um só espírito com o Senhor Jesus (I Cor 6,17).
Irmãos e irmãs, não podemos ser Igreja Uma, Santa, Católica e Apostólica, conforme conclusão do Concílio de Calcedônia ( 451 ), se não vivermos unidos, numa só fé, num só batismo e num só Senhor – JESUS – como membros vivos da Igreja, sob a condução amorosa do Espírito Santo, todos como filhos e filhas da Mãe universal, a Imaculada e sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa.
Ora, esta é a exortação do Senhor Jesus para todos nós, que formamos sua Igreja: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito” (Jo 15,7). Para nós, que somos a Igreja do Senhor, meditemos bem estas duas expressões: “É o Senhor!” que diz: “Ensinai-as a observar todas as coisas que vos prescrevi”. (Dt 4,2)

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário