quinta-feira, 22 de abril de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> A Urna Dourada

Deus está em todo o lugar e seus olhos contemplam todas as coisas (Gn 1,31), inclusive os bons e os maus.
Por muito tempo Deus esteve na arca da aliança. Seu Espírito, que não pôde permanecer no homem (Gn 6,3), transportou-se para a arca de Deus.
Era de sobre a tampa da arca, do propiciatório, que ficava entre os dois querubins, que Deus falava com Moisés.
Ora, a arca da aliança era feita de madeira de acácia, mas estava revestida de ouro, por dentro e por fora. Dentro da arca estavam: uma urna de ouro, contendo o maná; a vara de Aarão, que floresceu e as tábuas da aliança, isto é, a lei. (Hb 9,4)
Como se pode observar, o maná que o Senhor enviou do céu, que nem o povo e nem seus pais conheciam (Dt 8,3), encontrava-se na arca, dentro de uma pequena urna de ouro, guardada no interior da arca. Assim, também, assemelhamo-nos como uma arca de Deus, arca da nova aliança; e, nela, nosso coração, no seu interior, tal qual como urna de ouro de Ofir, contendo o verdadeiro pão descido do céu, a carne do Senhor Jesus, para a salvação do mundo. (Jo 6,51)
Por isso, o Senhor Jesus nos dá esse penhor de garantia: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54).
Irmãos e irmãs, pensemos nisso: nós somos a imagem viva e perfeita do Deus único, perfeitíssimo, vivo e eterno. Ele mesmo nos declara que se encontra escondido em nossa casa (Is 45,15); e, nossa casa não é outra senão nosso próprio coração, a urna dourada, que está no núcleo central de nossa vida; no mais íntimo e profundo do nosso ser, onde se esconde o pão eucarístico, o alimento que dura até a vida eterna.
Ora, pela experiência nossa e de quantos irmão e irmãs que conhecemos, é de sobre a urna dourada, onde o pão da vida se esconde, nossos corações, que o Senhor Deus Todo-poderoso fala conosco, a exemplo de quando com Moisés falava de sobre a tampa da arca da aliança.”Você!... Sim!.. É você mesmo(a) que me lê nas páginas do Evangelho da salvação... Aguce seus ouvidos interiores e abra seus olhos do coração, porque eu preciso e quero falar com você, de sobre a arca dourada, que é seu coração. Não cesso de te esperar!... Veja o que o meu servo Jó disse para mim”: “Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viram” (Jó 42,5).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário