sábado, 3 de abril de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> Quaresma

Trata-se do período de quarenta dias que antecede à páscoa do Senhor. É, na verdade, tempo de reflexão, de correção, arrependimento, de perdão e, consequentemente, de revisão de vida, reconciliação e salvação. Por isso, o Senhor Jesus nos diz: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Importante! O Senhor Jesus não disse: “Crede em mim”, mas, “crede no Evangelho”. É como se Jesus dissesse para nós: Quem crê no Evangelho, crê na palavra de Deus, que é a Verdade Eterna; crê no Verbo de Deus, como sabedoria no céu e na terra e, consequentemente, crê em mim, que sou o caminho, a verdade e a vida; pois, ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14,6); visto que todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei foro (Jo 6,37), mas eu hei de ressuscitá-lo no último dia (Jo 6,44b). Assim, a meditação quaresmal tem princípio na Verdade Eterna, que é Deus, nosso Pai; no Verbo de Deus, que é a sabedoria da verdade – Jesus Cristo – e a direção amorosa do Espírito Santo, amor do Pai e do Filho.
Quando se diz quarenta dias, trata-se do tempo de Deus, do tempo necessário à nossa plena conversão, em que nos reconhecemos como pecadores arrependidos, pelo que, de todo o coração nos entregamos, interiormente, diante da verdade, total e incondicionalmente, ao Senhor Jesus, nossa vida e ressurreição.
Observemos bem! Moisés esteve sobre o monte Sinai, diante de Deus, quarenta dias e quarenta noites. O profeta Elias, com vigor do alimento que o anjo do Senhor lhe trouxe, caminhou quarenta dias e quarenta noites, até a montanha de Deus, Horeb. O povo de Deus, com Moisés, caminhou no deserto quarenta anos, até que o Senhor ordenasse a Josué que atravessasse o Jordão e tomasse posse da terra, conforme a promessa feita a Abraão.
A quaresma, historicamente, é tempo de salvação, como o Senhor Javé, outrora, falou através do profeta Isaías (Is 49,8) e, no tempo da plenitude, falou da hara (Coração) de S. Paulo: “Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação. Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (II Cor 6,2) Então, o tempo de Deus é todo o tempo de seus desígnios eternos; e a quaresma é todo o tempo de quarenta dias e quarenta noites; ou, de quarenta anos da geração hebraica, conquanto que tudo se resuma no "hoje", pois, diz-nos o Senhor dos Senhores: “Hoje é dia de Salvação”.
O Senhor Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites, foi tentado pelo demônio, e o venceu para nós, Aleluia! Aleluia! Assim, o Senhor Jesus é a quaresma de nossa vitória antecipada, a alegria do coração da Virgem Maria em nossos corações.
Irmãos, é-nos necessário abrir os olhos e os ouvidos do coração, para que compreendamos o que o Senhor nos instrui através da sua Palavra. Ora, quando Jesus disse: Em verdade vos declaro: “Não passará esta geração sem que tudo isso se cumpra” (Lc 21,32), seus discípulos logo pensaram que sua segunda vinda era breve. Entretanto, o Senhor lhes falara sobre a geração dos eleitos, e não de uma geração de quarenta anos. E já se passaram dois mil anos!...
Mas, nossa quaresma é tempo de penitência, como nos fala o Senhor Jesus, desde o início de seu ministério: “Arrependei-vos e fazei penitência, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4,17). Então, nossa quaresma tem que ser de quarenta dias e quarenta noites num só dia e uma só noite, pois a páscoa do Senhor, nossa páscoa e ressurreição, está mais próxima do que possamos imaginar e/ou esperar.
Durante toda a quaresma deveremos orar com bastante freqüência a oração que o Senhor Jesus nos ensinou: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam” (Mt 6,12), pois, assim diz o Senhor: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará” (Mt 6,14).
Ora, o Senhor nos exorta, dizendo: “Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoar-lhe-ás” (Lc 17,4). Por outro lado o apóstolo Pedro disse a Jesus: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt 18,21-22).
O Senhor Jesus, neste período da quaresma, continua a nos ensinar e exortar: “Sede misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também” (Lc 6,36-38).
É, certamente, isso aí, irmãos!... A quaresma, são quarenta dias e quarenta noites de jejuns e penitência (Is 58,1-12), o que significa todo o tempo de nossa vida, como se fosse, para nós, o único dia do Senhor; tempo em que deveremos rasgar nossos corações e não as vestes (Jl 2,13). Então, irmãos e irmãs, mesmo pequenos, fracos e enfermos, seremos guerreiros do Seu exército (Jl 4,10); visto que confiamos no Senhor, que é a nossa sorte, e nele esperamos; pois ele agirá a nosso favor; e como a luz fará brilhar a nossa justiça; e como o sol do meio-dia o nosso direito. (Sl 36,6)

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário