segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Grandeza da Santidade de Maria




GRANDEZA DA SANTIDADE DE MARIA


maria_640_4801.gifLê-se na Bula Ineffabilis Deus: “Por natureza, mais bela, mais graciosa e mais santa que os próprios Querubins e Serafins” (Pio IX – 08.12.1854).

Provas:

1. A graça, como ensina Suares, célebre Teólogo jesuíta, corresponde ao amor de Deus e está em proporção com o mesmo. Ora, Maria, antes de seu nascimento, já era amada por Deus mais do que todos os outros,  escrito, conforme está escrito: “O Senhor ama as portas de Sião mais do que todos os tabernáculos de Jacó” (Sl 86,2). Logo, a graça que Ela recebeu superava a de todos os anjos e santos juntos.
2. A graça tinha de corresponder à imensa dignidade de Maria. Ora, Maria foi predestinada a ser Mãe de Deus: “O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde o principio, antes que criasse coisa alguma” (Prv 8,22). Logo, convinha que o Senhor a adornasse com uma graça imensa.

3. Maria foi escolhida para ser Medianeira dos homens e, portanto, de todos os santos, como se lê: “Os ricos do povo implorarão teu favor” (Sl 44,13).  Logo, foi necessário que tivesse desde o começo, graça maior que a todos os santos.

Comentando o texto – “Na plenitude dos santos está minha morada” (Eclo 24,16 – Vulgata) – São Boaventura diz: “Possuo em plenitude o que só em parte possuem os outros Santos”.

Pe. P. Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário