segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Relações entre o Espírito Santo e Maria



RELAÇÕES ENTRE O ESPÍRITO SANTO E MARIA



1. “PLASMADA e constituída nova criatura” pelo Espírito (Lumen Gentium, 56 – Vaticano II). Lê-se na Escritura: Foi Deus que a criou no Espírito (Eclo 1,9 – Vulgata); e: O seu Espírito adornou os céus (Job 26,13 – Só na Vulgata).

2. Maria tornou-se TEMPLO, de um modo particular, do Espírito (cf. Lumen Gentium, 53). Sto. Tomás de Aquino diz: “O Espírito Santo está em Maria, como em seu templo, onde opera.” Lê-se: “O Espírito Santo descerá sobre ti.” (Lc1,35).

3. A Imaculada é ESPOSA do Espírito Santo: “Ela concebeu por virtude do Espírito Santo” (Mt 1,18); e: “... O que nela foi gerado vem do Espírito Santo.” (Mt 1,20).

4. DISTRIBUIDORA (Medianeira) dos dons do Espírito Santíssimo: “Aconteceu que, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito.” (Lc 1,41), e Zacarias profetizou (v 67).

5. Maria é uma  QUASE ENCARNAÇÃO do Espírito Santo. Scheeben, célebre teólogo católico, asseverou que Ela é “uma espécie de encarnação do Espírito Santo”. É claro que esta expressão quer apenas evidenciar a perfeita união e inefável penetração entre Maria e o Espírito. Porque, como dizia S. Maximiliano Kolbe, a natureza e a pessoa da Imaculada são diferentes da natureza e da pessoa do Espírito Santo.


Pe. P. Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário