quarta-feira, 27 de julho de 2016

Isenta de todo pecado atual.



ISENTA DE TODO PECADO ATUAL

maria_640_4801.gifA Bem-aventurada Virgem Maria no curso de toda  sua vida evitou todos os pecados, mesmo os veniais (cf. Cân 23 da Sessão VI do Concílio de Trento).

Provas: (Argumentos de Sto. Tomas de Aquino)

1. Porque era Mãe de Deus. Não teria sido uma Mãe digna de Deus se houvesse cometido qualquer pecado, pois tanto a glória, quanto a ignomínia dos genitores se refletem naturalmente sobre os filhos.

2. Porque estava estreitamente unida a Jesus, que era carne de sua carne. Ora, como escreve São Paulo na 2ª. Epístola aos Coríntios, que aliança pode haver entre Cristo e Belial (6,15).

3. Porque foi a habitação da Sabedoria Divina. Cristo é, com efeito, a sabedoria incriada, conforme se lê: “Para os que são chamados, quer dos judeus, quer dos gregos, é Cristo virtude de Deus e sabedoria de Deus (I Cor 1,24); e: A Sabedoria foi vista sobre a terra, e conversou som os homens (Bar 3,38)”. Ora, no livro da Sabedoria se diz claramente que a Sabedoria não entrará jamais numa alma má, e nem habitará num corpo sujeito ao pecado (1,4).

Comentando o texto – “Ave, cheia de graça” (Lc 1,28) – Sto. Alberto Magno diz: “Onde há algo de pecado venial aí existe algo vazio de graça. Portanto, nada que semelhe  a pecado existiu em Maria”.


Pe. P. Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário