terça-feira, 2 de agosto de 2016

Domínio completo sobre as paixões




DOMÍNIO COMPLETO SOBRE AS PAIXÕES.


maria_640_4801.gifSto. Hesíquio de Jerusalém dizia: “Jamais a nuvem da concupiscência ofuscou a limpidez de sua mente, jamais o verme da volúpia lesou ou perturbou no mínimo seu coração.”

Provas:

1. A chama da concupiscência é efeito do pecado original, como diz o Apóstolo: “Vejo nos meus membros outra lei que se opõe à lei do meu espírito, e que me faz escravo da lei do pecado, que está nos meus membros.” (Rm 7,23). Ora, Maria foi imune do pecado original: “Abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, imaculada minha.” (Cant 5,2). Logo foi imune da concupiscência.

2. Maria Santíssima deve ser o mais possível, semelhante a Cristo, como disse Dante: “A face que Cristo mais se assemelha.” (Divina Comédia – Paraíso 32,85). Ora, Cristo foi imune da concupiscência. Logo, também Maria foi isenta da concupiscência.

3. Tudo o que for concedido aos outros santos não pode ser negado à Rainha de todos os santos. Ora, a imunidade foi concedida a Eva. Logo, o foi também à Nova Eva.

Comentando o texto – “Como o lírio entre os espinhos...” (Cant 2,2). Adão de São Vitor diz: “O espinheiral somos nós; fomos ensanguentados pelos espinhos do pecado, mas, para tua pessoa (ó Maria),não existem espinhos.


Pe. P. Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário