quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Sumamente formosa no Corpo



SUMAMENTE FORMOSA NO CORPO


maria_640_4801.gif
Adicionar legenda


Sto. André de Creta diz: “Maria, em seu corpo, é a mais pura joia da virgindade, um esplendor do céu, uma imagem viva da beleza suprema, uma estátua viva que o próprio Deus esculpiu.”

Provas:

1. Os filhos retratam em suas feições externas os traços da mãe ou do pai, quando a natureza opera em condições normais e não se acha impedida ou deturpada. Ora, Jesus ere belíssimo fisicamente, conforme diz a Escritura: “Ultrapassas em formosura os filhos dos homens.” (Sl 44,3). Logo, Maria ere a mais bela filha de Eva.

2. A matéria e a forma são proporcionadas uma à outra. Ora, a alma da Virgem foi a mais nobre depois do Redentor, conforme aquilo da Escritura: “Como és formosa, amiga minha! Como és bela!” (Cant. 1,15. Na Vulgata: 1,14). Logo, seu corpo foi mais nobre depois do de seu Filho.

3. Segundo Bossuet, pensador francês, Deus teve diante do espírito o corpo do próprio Criador ao formar o corpo de Maria. Logo, convinha que sobrepujasse em beleza ao de todas as mulheres.

Comentando o texto – “Nenhuma mulher lhe é comparável em beleza, em graça e em sabedoria. “Jdt. 11,19) – São Boaventura diz: “Como justo merecimento se aplicam essas palavras a Maria, tal é a perfeição que nela brilhava.”
Pe. P. Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário