sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Nossa Senhora Está Acima dos Anjos.


NOSSA SENHORA ESTÁ ACIMA DOS ANJOS

maria_640_4801.gif
Adicionar legenda

Assim diz a Igreja: “Ela (Maria) supera de Longe todas as demais criaturas pelo dom de uma graça insigne.” Vaticano II – LG 53).

Provas:

Maria Santíssima sobrepuja os anjos por três motivos principais:

1. Por sua NATUREZA. Com efeito, Maria é Imaculada Conceição. Ora, a Imaculada Conceição pertence, por assim dizer, à própria essência da Imaculada, conforme diz Pio XII: “A Imaculada é privilégio único a tal ponto de ele parecer identificar-se com a própria pessoa.” Pelo que já ensinava Santo Epifânio (+ 403): “Fora de Deus, sois superior a tudo o que existe, sois mais bela pela vossa natureza que os próprios querubins e todo o exército dos anjos.”

2. Por sua FAMILIARIDADE com Deus. De fato, Deus está com Maria como seu Filho; com Maria como seu Filho; com os anjos, Deus habita como Senhor. São João Crisóstomo (+407) diz: “É verdadeiramente justo glorificar-vos, ó Mãe de Deus, que sois bem-aventurada para sempre, isenta de todo o pecado e Mãe de nosso Deus. Sois mais digna de honra que os querubins, incomparavelmente mais digna de glória que os serafins.”

3. Por sua DIGNIDADE, porquanto Maria foi elevada acima dos anjos pela plenitude do esplendor da graça divina que possui. Daí a sentença de São Sofrônio de Jerusalém (+ 638): “Quem seria capaz de proclamar a tua grandeza? Ornaste a natureza humana, superaste a legião dos anjos, superaste  todas as Criaturas.”

No momento da Assunção de Nossa Senhora perguntaram-lhe os anjos pelo nome: “Quem é esta que sobe do deserto, como uma coluna de fumaça composta de aromas de mirra e de incenso”? (Cant 3,6). Quem é esta que avança como aurora, formosa como a luz, brilhante como o sol e terrível como um exército em ordem de batalha? (Cant 6,10 (v. 9 na Vulgata) Quem é esta que sobe do deserto, cheia de delícias e apoiada sobre o seu amado?). (Cant 8,5). E para que lhe indagam com tanta insistência o nome? Pergunta Ricardo de S. Lourenço (Célebre teólogo do século XIII). É para terem o prazer de ouvi-lo mais vezes, tão suavemente lhes soava aos ouvidos.


Pe. P. Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário