terça-feira, 16 de agosto de 2016



MARIA NO MISTÉRIO DA IGREJA

1. É “reconhecida como MEMBRO supereminente e singularíssimo da Igreja.” (LG,53), por causa dos dons da  graça de que é adornada e pelo lugar que ocupa no Corpo Místico.
maria_640_4801.gif
2. Nossa Senhora é Mãe da Igreja: “Porventura não se dirá a Sião: Grande número de homens nasceu dela e o mesmo altíssimo a fundou?” (Sl 86,5).  

3. Pela sua condição de Virgem, esposa e mãe é FIGURA da Igreja, a qual é também virgem pela integridade da fé (cf. II Cor 11,2), esposa pela sua união com Cristo (cf. Apoc 21,9), mãe pela geração de inumeráveis filhos (cf. Gál 4,26).

4. Pelas suas virtudes é MODELO da Igreja, que nela se inspira no exercício da fé, esperança e caridade (cf. LG 53 e 63) e na atividade de apostólica (LG 65).

5. “Com a sua multíplice intercessão continua a obter para a Igreja os dons da salvação eterna. Na sua caridade materna cuida dos irmãos do seu Filho ainda peregrinos. Por isso a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de ADVOGADA, AUXILIADORA, SOCORRO e MEDIANEIRA” (LG 62).

6. Assunta ao céu em corpo e alma, Maria é a “IMAGEM” escatológica e a “PRIMÍCIA” da Igreja (LG 68), que nela “contempla com alegria /.../ o que ela toda deseja e espera ser” (SC, 103 – Vat. II) e nela encontra um “sinal de segura esperança e de consolação.” (LG 68).
 Pe. P. Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário