terça-feira, 5 de julho de 2016

Suma Mariológica

Suma mariológica

Elementos do Culto Mariano

Devemos à Virgem Santíssima:

1. Um culto de especial VENERAÇÃO, porque ela é verdadeiramente a Mãe de Deus, conforme diz a Escritura: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?” (Lc 1,43).

2. Um culto de IMITAÇÃO, porque ela é toda Santa, como está escrito: “Ave, ó cheia de graça.” (Lc 1,28 – no gr. Kaire Kekaritoméne).

3. Um culto de INVOCAÇÃO, porque ela é a distribuidora de todas as graças divinas. Lê-se: na Bula Gloriosae Dominae, de 28.09.1748, de Bento XIV: : “Maria é como o regato celeste, por meio da qual correm para o seio dos míseros mortais as ondas de todas as graças e de todos os Dons.”

4. Um de GRATIDÃO, porque é nossa Co-redentora. Sto. Anselmo diz: “Do nada pôde Deus criar o mundo, mas não quis repara-lo sem a cooperação de Maria.”

5. Um culto de AMOR, porque é nossa Mãe espiritual, como está escrito: “Mulher, eis aí teu filho, (Jo 19,26): e: “Eu sou a mãe do amor formoso, do temor, da ciência e da santa Esperança.” (Eclo 24,24).

6. Um Culto de VASSALAGEM, porque é a Rainha do universo: A “A Rainha está à tua direita vestida de ouro.” (Sl 44,i0). Comenta Sto. Tomás: Vestida da divindade, não porque seja deusa, mas porque é Mãe de Deus”.


Pe. P. Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário