sexta-feira, 24 de junho de 2016

Templo do Espírito Santo.


Templo do Espírito Santo.



No princípio o homem já era templo de Deus; mas, por causa do pecado de Adão, perdemos a graça divina (Gn 6,3). E o templo, que somos todos nós, permaneceu em trevas, até que um grande clarão resplandeceu do céu (Lc 2,9); a fim de que a luz divina retornasse aos nossos corações e o amor nos aquecesse com seu fogo, porque o Espírito Santo nos visitou no tempo oportuno (Is 49,8; II Cor 6,2), para que sejamos ungidos com o óleo inefável da bondade infinita, a partir do Pentecostes da Igreja (At 2,1-4).

01. O Espírito Santo é o amor único e pessoal.

Ele é o amor único de Deus, o amor pessoal do Pai e do Filho; por isso, também, o amor de caridade que reside em nós. Ele é, verdadeiramente, a grande graça que recebemos no batismo, para lavar, purificar e santificar as nossas almas.

I Cor 12,13:- Num mesmo Espírito fomos batizados todos nós, para sermos um só corpo, ou sejamos judeus ou gregos, ou servos ou livres, e todos têm bebido de um só Espírito.

02. Como poderemos entender estas coisas?

Para que a obra santificadora se opere em nós, como complemento da redenção do sangue do Senhor Jesus, torna-se imprescindível que o Espírito Santo retorne aos nossos corações, agora, pelo batismo, a fim de que possamos adquirir, por ele, a condição de templo vivo da habitação divina, posto que só o Espirito Santo santifique, se quisermos o que Deus ama em seu Filho.

Por isso S. Paulo nos exortou dizendo que somos templos de Deus (I Cor 3,16) e que nossos membros são templo do Espírito Santo.

I Cor 6,19-20:- Porventura não sabeis que os vossos membros são templos do Espírito Santo, que habita em vós, que vos foi dado por Deus, e que não pertenceis a vós mesmos? Fostes comprados por um grande preço. Glorificai e trazei a Deus no vosso Corpo.

03. Se somos templo, o que o Espírito Santo faz em nós?

a) Permanece eternamente conosco:

J0 14,16:- Rogarei ao Pai e ele vos dará outro Paráclito para que fique eternamente convosco.

Na verdade, o Espírito Santo penetra à intimidade de nossa alma e, pouco a pouco, vai transformando-a (Tt 3,5) em morada de Deus, envolvendo-a nas multiformes graças do amor e impregnando-a no seu seio o ideal da caridade divina: Jesus Cristo.

b) Santifica nossa alma:

I Cor 6,11:- Mas foste lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.

Ora, o fundamento de nossa santificação consiste na entrega incondicional ao Senhor Jesus. Então, o Espírito Santo, que é amor e posse, possui-nos e se deixa possuir por nós, movendo-nos na direção da plenitude caritativa, até que alcancemos, pelos os Dons, a santificação e. pelas virtudes, a perfeição da idade completa de Cristo (Ef 4,13).

Assim, quando o Senhor Jesus nos ensina, dizendo: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração (Mt 11,29)”, devemos entender que toda a ação transformadora do Evangelho, virtude de Deus para a salvação de todo o que crê (Rm 1,16), é obra do Espírito Santo que habita em nós.

Verdadeiramente, o Espírito Santo, no Pentecostes, desceu ao interior do templo que somos, para nos preencher com sua luz, aquecer-nos com seu fogo e ungir-nos com a unção bendita. Ele, sem duvidas, trouxe aos nossos corações a alegria do festim real.

04. Qual o primeiro relacionamento do Espírito Santo conosco?

A partir do batismo. Por isso a Igreja Católica nos ensina que é pela intimidade de ser o doce hóspede das almas. Ora, esse hóspede não está sozinho, mas também com o Pai e o Filho (Jo 14,23). Aliás, a própria palavra de Deus confirma essa boa nova, para que tenhamos a certeza de que pertencemos ao Senhor.

Rm 8,9:- Vós, porém não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós (Rm 8,13). Se alguém  não possui o Espírito de Cristo, este não é dele.

Assim, a graça que salva (Ef 2,8) e a verdade, fundamento de nossa fé em Cristo, isto é, a salvação e a libertação (Jo 8.36), só operam, no núcleo central de nossas vidas, pelo Espírito Santo que nos impregna do seu ser (I Cor 12,13b). através da caridade que ele, e somente ele, difunde largamente em nossos corações. (Rm 5,5).

Dessa forma, nossa ressureição dentre os mortos é poder do Espírito Santo que habita e opera em nós, admiravelmente, no mistério do amor.

Rm 8,11:- Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.

05. Que nos afirma o Senhor Jesus acerca dessas realidades?

Jo 14,16-17:- Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque  não o vê nem o conhece; mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.

06. Porque a palavra e a Igreja afirmam que o Espírito Santo habita nas almas?

Porque Deus é amor (I J0 4,16), e somente o amor pode criar salvar e santificar; fazer-se humilde no seio de nossas nulidades, para, se desejarmos, elevar-nos á glória de sua divina Majestade.

- Quem será capaz de compreender isto?

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz ás Igrejas (Ap 2,11): ao vencedor darei a comer da árvore da vida, que está no paraíso do meu Deus (Ap 2,7).

07. Como conheceremos que estamos em Deus?

Ora, o Senhor, tendo derramado suas complacências eternas em seu Filho, Jesus, por amor a este e a nós, derramou-as abundantemente em nossos corações, pelo Espírito que habita em nós.

I Jo 4,13:- Por isso conhecemos que estamos nele e ele em nós: Porque nos comunicou o seu Espírito.

Que nos ensina santo Agostinho?

“Pelo Dom, que é o Espírito Santo, distribuem-se muitos Dons próprios dos membros de Cristo”.

Entretanto, o dom precioso por excelência, que se sobressai entre os demais, porque está em todos e os reveste de perfeições; aquele que está em Deus e em nós ao mesmo tempo, é a própria imagem do Espírito do Senhor, a caridade Divina.

Ora, se por um lado o Espírito difunde em nossos corações a caridade de sua perfeita imagem, já não podemos separar-nos de Deus, porque a caridade que nos vivifica impele-nos à unidade com o Senhor da glória.

Diz-se que todas as coisas se consumam quando voltam ao seu princípio. Somos templos do Espírito Santo; por isso o céu está em nós e nós já estamos nos céus com Jesus Cristo, para iremos com ele (Jo 3,13). Não sabeis que vossos membros são templo do Espírito Santo? (I Cor 6,19a).

João C. Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário