terça-feira, 26 de julho de 2016

Posse de todas as virtudes.



POSSE DE TODAS AS VIRTUDES


maria_640_4801.gifRicardo de S. Vitor, teólogo do séc. XII, diz: “A Mãe de nosso Emanuel em todo sentido praticou as virtudes com consumada perfeição.”

Provas:

1. Maria possui todas as virtudes devido a sua inefável dignidade. Com efeito, foram justamente suas virtudes que a dispuseram convenientemente para a alta dignidade de Mãe de Deus. Por isso disse Sto. Agostinho, no seu livro “Sobre a natureza e a graça”, 36,42: “A Bem-aventurada Maria mereceu conceber e gerar a Deus.” E São Jerônimo: “Imagina-te a Bem-aventurada Maria que possuía tanta pureza, que mereceu tornar-se Mãe de Deus.” (Ep. 22, ad Eustoch.)
2. Maria possuiu a plenitude da graça santificante: “Ave, cheia de graça.” (Lc 1,28). Ora, as virtudes não são mais do que derivações da graça. Logo, em Maria havia todas as virtudes e em sumo grau.

3. As virtudes de Maria foram proporcionais ao amor singularíssimo que Deus lhe teve sempre. Ora, Deus lhe teve sempre muito mais que todas as outras criaturas juntas: “mais que os tabernáculos de Jacó.” (Sl 86,2). Logo, nela sozinha havia mais virtudes que em todas as criaturas.

Comentando o texto – “Em mim há toda a esperança de vida e de virtude.” Sto. Tomás diz diz: “Na aquisição de todas as virtudes podemos ter Maria como auxiliar.”


Pe. P. Maria.






















































































POSSE DE TODAS AS VIRTUDES

Ricardo de S. Vitor, teólogo do séc. XII, diz: “A Mãe de nosso Emanuel em todo sentido praticou as virtudes com consumada perfeição.”

Provas:

1. Maria possui todas as virtudes devido a sua inefável dignidade. Com efeito, foram justamente suas virtudes que a dispuseram convenientemente para a alta dignidade de Mãe de Deus. Por isso disse Sto. Agostinho, no seu livro “Sobre a natureza e a graça”, 36,42: “A Bem-aventurada Maria mereceu conceber e gerar a Deus.” E São Jerônimo: “Imagina-te a Bem-aventurada Maria que possuía tanta pureza, que mereceu tornar-se Mãe de Deus.” (Ep. 22, ad Eustoch.)
2. Maria possuiu a plenitude da graça santificante: “Ave, cheia de graça.” (Lc 1,28). Ora, as virtudes não são mais do que derivações da graça. Logo, em Maria havia todas as virtudes e em sumo grau.

3. As virtudes de Maria foram proporcionais ao amor singularíssimo que Deus lhe teve sempre. Ora, Deus lhe teve sempre muito mais que todas as outras criaturas juntas: “mais que os tabernáculos de Jacó.” (Sl 86,2). Logo, nela sozinha havia mais virtudes que em todas as criaturas.

Comentando o texto – “Em mim há toda a esperança de vida e de virtude.” Sto. Tomás  diz: “Na aquisição de todas as virtudes podemos ter Maria como auxiliar.”

Pe. P. Maria.



















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