POSSE DE TODAS AS VIRTUDES
Ricardo de S. Vitor, teólogo do séc. XII, diz: “A Mãe
de nosso Emanuel em todo sentido praticou as virtudes com consumada perfeição.”
Provas:
1. Maria possui todas as virtudes devido a sua
inefável dignidade. Com efeito, foram justamente suas virtudes que a dispuseram
convenientemente para a alta dignidade de Mãe de Deus. Por isso disse Sto.
Agostinho, no seu livro “Sobre a natureza e a graça”, 36,42: “A Bem-aventurada
Maria mereceu conceber e gerar a Deus.” E São Jerônimo: “Imagina-te a Bem-aventurada
Maria que possuía tanta pureza, que mereceu tornar-se Mãe de Deus.” (Ep. 22, ad
Eustoch.)
2. Maria possuiu a plenitude da graça santificante:
“Ave, cheia de graça.” (Lc 1,28). Ora, as virtudes não são mais do que
derivações da graça. Logo, em Maria havia todas as virtudes e em sumo grau.
3. As virtudes de Maria foram proporcionais ao amor
singularíssimo que Deus lhe teve sempre. Ora, Deus lhe teve sempre muito mais
que todas as outras criaturas juntas: “mais que os tabernáculos de Jacó.” (Sl
86,2). Logo, nela sozinha havia mais virtudes que em todas as criaturas.
Comentando o texto – “Em mim há toda a esperança de
vida e de virtude.” Sto. Tomás diz diz: “Na aquisição de todas as virtudes
podemos ter Maria como auxiliar.”
Pe. P. Maria.
POSSE DE TODAS AS VIRTUDES
Ricardo de S. Vitor, teólogo do séc. XII, diz: “A Mãe
de nosso Emanuel em todo sentido praticou as virtudes com consumada perfeição.”
Provas:
1. Maria possui todas as virtudes devido a sua
inefável dignidade. Com efeito, foram justamente suas virtudes que a dispuseram
convenientemente para a alta dignidade de Mãe de Deus. Por isso disse Sto.
Agostinho, no seu livro “Sobre a natureza e a graça”, 36,42: “A Bem-aventurada
Maria mereceu conceber e gerar a Deus.” E São Jerônimo: “Imagina-te a Bem-aventurada
Maria que possuía tanta pureza, que mereceu tornar-se Mãe de Deus.” (Ep. 22, ad
Eustoch.)
2. Maria possuiu a plenitude da graça santificante:
“Ave, cheia de graça.” (Lc 1,28). Ora, as virtudes não são mais do que
derivações da graça. Logo, em Maria havia todas as virtudes e em sumo grau.
3. As virtudes de Maria foram proporcionais ao amor
singularíssimo que Deus lhe teve sempre. Ora, Deus lhe teve sempre muito mais
que todas as outras criaturas juntas: “mais que os tabernáculos de Jacó.” (Sl
86,2). Logo, nela sozinha havia mais virtudes que em todas as criaturas.
Comentando o texto – “Em mim há toda a esperança de
vida e de virtude.” Sto. Tomás diz: “Na aquisição de todas as virtudes
podemos ter Maria como auxiliar.”
Pe. P. Maria.
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