quarta-feira, 13 de julho de 2016

Medianeira de todas as graças

MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS


São Bernado assevera: É vontade de Deus que recebamos tudo por Maria. Confirma a Escritura: “Aconteceu que, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”. (Lc 1,41).

Provas:

1. Aquele que dá o maior deve também dar o menor, pois o todo inclui suas partes. Ora, Maria nos deu a fonte das graças, que é Jesus: “De sua plenitude recebemos graça sobre graça.” (Jo 1,16). Logo, também dar-nos-á as graças da fonte.

2. Uma mãe é medianeira nata perto do Filho. Ora, Maria é a “mãe de Jesus.” (Jo 2,1; At 1,14). Logo, Maria é Medianeira entre Jesus e os homens: “A mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho.” (Jo 2,1; At 1,14). Logo, Maria é Medianeira entre Jesus e os homens: “A mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho.” (Jo 2,3).

3. Quem cooperou na aquisição das graças redentoras convém ter parte na distribuição delas. Ora, Maria Santíssima cooperou na aquisição das graças (Redenção objetiva): “Por isso Deus os abandonará até ao tempo em que der à Luz Aquela que há de dar à luz.”  (Miq 5,2. Na vulgata: 5,3). Logo, coopera na sua distribuição (Redenção Subjetiva: “Tu, a fonte dos jardins, o poço das águas vivas, que com ímpeto correm do Líbano).” (Cânt 4,15).

Comentando o texto – Femina circumdabit virum (Jer 31,22 – Só na Vulgata) – O Cardeal Pie diz: “Nenhuma linha pode sair do centro de um círculo sem passar primeiro pela circunferência. Assim também nenhuma graça sai de Jesus, centro de todo bem, sem passar por Maria que o encerra, desde que o recebeu em seu puríssimo seio.”


Pe. P. Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário