domingo, 28 de fevereiro de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> Intercessão

Interceder é construir o muro e se deter sobre a brecha diante do Senhor, pugnando, como que contra ele, em favor da Igreja, dos sacerdotes, das comunidades, dos grupos de oração, das pastorais, das famílias, do povo de Deus ou de alguns de seus filhos, sobre os diversos aspectos da vida e/ou das missões, conforme às situações supervenientes. “Procurei o Senhor e ele me atendeu, livrou-me de todos os temores” (Sl 33,5).
O Senhor nos mostra, em sua palavra, o quanto deseja e quer que haja intercessores que, com sabedoria e habilidade das virtudes do seu amor, o convençam de vir em auxílio das necessidades de seu povo, como o fizeram outrora os patriarcas e os profetas.
É singularíssimo que o Senhor conceda tudo a todos, conforme suas disposições amorosas de prodigalizar tudo de seus desígnios eternos, a quantos quiser manifestar. Por isso é que ele nos diz: “Pede-me; dar-te-ei por herança todas as nações; tu possuirás os confins do mundo” ( Sl 2,8 ). E, com muito amor, acrescenta: “Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti” ( Is 43,4 ). E, concluindo, acrescenta: “Invoca-me e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras” ( Jr 33,3 ). Ora, por estes versículos, acima, citados, revestimo-nos da certeza de que Deus, não apenas é justo, fidelíssimo, bondoso e misericordioso; mas tudo quer dar-nos do tesouro do seu coração que, por Jesus, nosso Senhor, depositou em nosso peito, conquanto que seja de forma gratuita e incondicional. Basta que lho peçamos, e ele já nos espreita de nossas necessidades, porque sempre estará pronto e disposto a encher a aljava de quantos lhe suplicam; não mais com flechas, mas, sobretudo, com a preciosíssima herança de nossa redenção. (Tt 3,7)
Em tudo e por tudo isso, observemos com cuidado o que o Senhor nos fala através do profeta Ezequiel: “Tenho procurado entre eles algum que construísse o muro e se detivesse sobre a brecha diante de mim, em favor da terra, a fim de prevenir a sua destruição, mas não encontrei ninguém” (Ez 22,30)
Notemos bem, com atenção, que construir o muro significava, naquela época, guardar a cidade entre muralhas firmes e fortes, e, na brecha, que é a entrada da cidade, posicionar a força de defesa contra o inimigo. Mas, agora, nestes tempos da plenitude, o Senhor é nossa luz e salvação, a quem temeremos? O Senhor é o protetor de nossa vida, de quem teremos medo? (Sl 26,1) Ora, se Deus é por nós, quem será contra nós? Na verdade, tudo pudemos naquele que nos fortalece. (Fl 4,13)
Esse pobre clamou; o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas angústias.
Hoje, a muralha protetora do povo de Deus é o Senhor Jesus, nossa paz e salvação (I Tm 2,5; Ef 2,14), são os anjos de Deus (Sl 33,8), o sacerdócio (Hb 5,6), a Igreja do Senhor Jesus Cristo (Hb 12,22ss), o povo escolhido e sacerdócio régio (I Pd 2,9). Ora, tudo isso é força de Deus em favor de seu povo; mas, sois sobretudo vós, intercessores e intercessoras, que, hoje, dia e noite, estais sobre a brecha, com vossos corações num só espírito com o Senhor Jesus Cristo (I Cor 6,17), e a multidão de vosso número, como a muralha intercessora do povo de Deus, vós que estais revestidos do homem novo, criados à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. Assim, que cada filho ou filha de Deus diga, e que todos digam ao mesmo tempo, num só coração com o Senhor: mesmo pequenos, fracos e até doentes, saltemos da cama e proclamemos que somos teus guerreiros, guerreiros que em ti, Senhor, tudo venceremos; porque és o Senhor, nosso Deus, aquele que tudo vence, inclusive através de nós. (Jl 4,10; Is 58,9)
Observemos essa expressão de S. Paulo: “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual estás selado para o dia da vossa redenção” (Ef 4,30) Irmãos, nós estamos selados com o selo do Espírito Santo que nos fora prometido. (Ef 1,13) Somos templos de Deus, e nosso próprio corpo é templo do Espírito Santo (I Cor 6,19-20). O Senhor habita em nós e, por isso, nos diz: “Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis” (Mt 21,22); “Tudo é possível ao que crê” (Mc 9,23). Ora, quem pede, recebe... porque, diz o Senhor Jesus: “Se creres, verás a glória de Deus!... (Jo 11,40b)
Desse modo, vigiemos, pois, com cuidado sobre nossa conduta: “que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus. Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito. ... Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor. Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”! (Ef 5,15-20).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário