quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> M istério

Uma reta lançada ao infinito é mistério. Pensar no infinito, pensamos no desconhecido inatingível, no misterioso.
Somos cidadãos do infinito, somos do infinito, porque embora finitos sobre a terra, interiormente somos infinitamente eternos. Porque o infinito do que somos veio do eterno e, indubitavelmente, retornará à eternidade do Infinito que reinará além da eternidade. (Ex. 15,18). Sim, conduzidos por Jesus Cristo e seus anjos retornaremos ao seio do infinito, que é Deus, Todo-poderoso, criador do céu e da terra. (Mt 16,27)
Então, de alguma forma, somos mistério, uma fagulha do mistério: um espírito que, num corpo material, para a vida no mundo sensível da matéria, toma consciência e se capacita a viver e se locomover, livremente, no mundo onde habita.
Isto também é parte do mistério, pois a ciência não cessa de nos revelar, desde os princípios antropológicos, as origens, a vida, a etnia, as crenças etc.; entretanto, o que se tem pela frente é ainda como a base de um iceberg, que não conhecemos sua dimensão. Há, no entanto, um mundo inteligência escondida no mistério (Is 45,15), que deve ser revelado tão somente no interior do homem, capacitado pelo mistério (II Cor 3,5b), para que na unidade, possamos conhecê-lo.
Contam-nos que Sto. Agostinho, passeando à beira do mar, viu um menino que com suas mãos colocava a água do mar dentro de um buraco muito pequeno... e a criança, então, disse-lhe: é mais fácil fazer isto do que o Senhor compreender o mistério da SS. Trindade.
Acreditamos que Deus, através dos patriarcas, dos profetas, do seu Filho Jesus Cristo, dos apóstolos, da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, e dos santos da mesma origem, como revelação do Espírito de Deus aos seus corações, já nos foi, também, dado (I Cor 2,12), de alguma forma, conhecer muito do mistério... Ou já é muito para nós o que à luz da fé, da esperança e da caridade, em nossos corações, têm-nos sido revelado do mistério de Deus em nós, através da palavra da verdade integral, através de visões, moções, curas, milagres, prodígios e sinais?
O primeira aspecto que nos foi revelado do mistério é o de que Deus é trino – Pai, Filho e Espírito Santo -. O segundo aspecto, que sinto revelado ao meu coração, é o de que o homem, como imagem viva de Deus sobre a terra, é trino também: espírito, alma e corpo. Ora, até a ciência natural nos divide em três: “cabeça, tronco e membros”. Nessas mesmas dimensões a palavra de Deus nos divide em três: espírito, alma e corpo (Hb 4,12; I Ts 5,23).
Assim, pois, como Deus é Espírito (Jo 4,24) e nós sua imagem, o somos (trinos) também. Sendo Deus: Sabedoria, vontade e ação e/ou atividade, o homem é inteligência, vontade e ação e/ou atividade.
Finalmente, Deus é infinito e nós, embora imagens de Deus sobre a terra, estamos, ainda, no contexto do finito. Ora, quando pela fé da palavra que pregamos, pela esperança e pela caridade do amor, que é Deus (I Jo 4,8b) formos transformados em o nome do Senhor Jesus Cristo, em concidadãos dos santos, como membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, já não haverá mais mistério, porque todos seremos um com Deus e, por isso, o conheceremos como nós mesmos somos conhecidos (I Cor 13,12), porquanto o Senhor Jesus revelará o Pai a quem ele quiser revelar (Mt 11,27). Assim, pois, quando recebermos essa revelação, já não haverá mistério, visto que tudo estará revelado a nós que somos receptáculos da revelação, as perfeitas imagens do Todo-poderoso Deus de Israel. (Jo 15,15)

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário