sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> F é

O Senhor me deu a conhecer que o melhor meio de aprender a definição das coisas deve ser pela humildade e simplicidade do que se é, perguntar a quem sabe tudo sobre todas as coisas. Talvez o homem saiba tudo sobre algumas coisas; mas, tudo sobre todas as coisas, não.
Na verdade, não se trata, aqui, de conclusões filosóficas, mesmo porque a filosofia, nascida da Grécia, existe a partir do século sexto antes de Cristo. Por isso, devemos indagar, com paciência, sobre o sentido das coisas que desejamos definir, da pessoa que tudo sabe e tudo conhece; isto é, do Espírito Santo que, sob a ordem da verdade e a perfeição da sabedoria divina, tudo criou, tudo formou e tudo fez para que o Criador fossem sempre louvado, a partir de suas criaturas.
Não é verdade que só o Espírito Santo conhece as coisas que são de Deus? (I Cor 2,11b) Ora, é exatamente, o Espírito de Deus quem nos dá o conhecimento de todas as coisas que por Deus nos foram dadas (I Cor 2,12); e ainda mais, só ele trará aos nossos corações as palavras de sabedoria, para que possamos adaptar as coisas espirituais em termos espirituais. (II Cor 2,13b)
Assim, a definição mais perfeita que conhecemos sobre a fé é a que o Espírito do Senhor colocou no coração e nos lábios de S. Paulo: “uma certeza a respeito do que não se vê”; porque a fé fundamenta nossa esperança, que corresponde aos bens da herança de nossa espera amorosa e constante, por isso, confiante. Neste instante, o Senhor trouxe ao meu coração, pelo que pude entender, para que tenhamos uma idéia de nossa espera, o versículo 26 do salmo 72: “Ainda que a minha carne e o meu coração venham a desfalecer, o Senhor é a força do meu coração e a minha herança eterna”.
Além disso, essa espera confiante, que é iluminada pela luz da verdade integral (Jo 16,13), é amor de Deus, portanto, poder de Deus; isto é, a fé que opera pela caridade. (Gl 5,6b)
Entretanto, a fé, como nos ensina S. Tomás de Aquino, tem o assentimento da verdade, isto é, é poder de Deus para a salvação de todo o que crê; visto que a verdade é que liberta (Jo 8,32) e, se pela nossa fé que nasce da verdade, a Verdade nos libertar, seremos verdadeiramente livres. (Jo 8,36).
Ora, a fé é dom (carisma) que opera através dos filhos e filhas de Deus, como virtude, poder de cura e libertação, que se exercita de fé para fé (Hab 2,4; Rm 1,17), visto que o Evangelho, como nos ensina S. Paulo, é virtude de Deus para a salvação de todo o que crê.
Desse modo, a que tem fé, nenhuma coisa é impossível, visto que, o Senhor que habita na amizade e na intimidade do coração de seus filhos(as) é o Deus do impossível. Por isso, o Senhor Jesus nos exorta: “Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis” (Mt 21,22) “Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti” (Is 43,4). Pois eu vos afirmo, meus Filhinhos e filhinhas, amados, vossos nomes estão todos gravados na palma e minha mão. (Is 49,16)
Você gostaria de ler sobre um exemplo disso? Leia, por favor, sobre o profeta “Eliseu e a viúva” (II Rs 4,1-7).
S. Lucas registra, no seu Evangelho, o seguinte exemplo de fé do povo que crê, que acredita, como você, no poder de Deus: “Todo o povo procurava tocá-lo, pois, saía dele uma força que os curava a todos” (Lc 6,19). Esta é a fé virtude, que nasce da dedicação constante da leitura da Bíblia Sagrada e de ouvir, com frequência, a pregação da palavra de Cristo (Rm 10,17), é a fé do tamanho do grão de mostarda, mas que revome montanhas e transplanta árvores ao mar. (Lc 17,6)
Ora, não é verdade que o Senhor Jesus recebeu do Pai todo o poder e toda a autoridade sobre o céu e sobre terra? (Mt 28,18)
E o que disse o Senhor Jesus Cristo, para todos, e inclusive, também, para nós, hoje? “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei” (Jo 14,12-14).
Para o exercício da fé, o Espírito santo concede os dons, conforme lhe aprouver; o Senhor Jesus Cristo ministeria seus eleitos, mas é o Pai que opera tudo em todos. (I Cor 12,4-6). Veja o que disse o Senhor Jesus a Marta: “Não te hei dito eu: se creres verás a glória de Deus?” (Jo 11,40). “Referi-vos essas coisas para que tenhais paz em mim ( Eu sou a vossa paz = Ef 2,14). No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Tenhamos fé, e veremos o Senhor com nossos próprios olhos, assim como Jó o viu (Jó 42,5).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário