sábado, 23 de janeiro de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> Espírito

Palavra do Senhor: “Deus é Espírito” (Jo 4,24). São Paulo também nos diz: “Os anjos são espíritos a serviço de Deus” (Hb 1,14). O Espírito Santo é o Espírito do Pai e do Filho, o Amor de Deus. O Filho de Deus é Espírito que, por vontade do Pai, tomou forma humana no ventre da Virgem Maria e, ao nascer foi ungido por Simeão, com o nome de Jesus – Deus Salva – conforme o anjo dissera a José. (Mt 1,21)
Na criação do homem sobre a terra, Deus o criou como um ser terreno. Por isso, o modelou do barro, soprou sobre ele, infundindo nele o espírito de sua imagem e a perfeição de sua santidade, isto é, “imagem e semelhança de Deus, tornando-o uma alma vivente” (Gn 1,26). “O espírito de Deus me fez, e o sopro do Onipotente me deu a vida” (Jó 33,4).
Então, Deus criou o homem como espírito, alma e corpo. Espírito, que é a imagem viva de Deus sobre a terra; alma de santidade, que é a semelhança de Deus, e o corpo material, que é o móbil e/ou veículo de sua locomoção e interação no meio sensível da matéria onde habita e vive.
O espírito, em verdade, é um ser indizível. Ele é simples, puro, perfeitíssimo e eterno em Deus. Penso que nem mesmo o pecado pode destruir sua integridade; mas, pela obstinação da desobediência e do erro – infidelidade para com o Criador – retirar dele a “semelhança divina”, isto é, a santidade da alma, sem a qual ninguém poderá participar do Reino glorioso do Pai e do Filho.
Vejamos o caso dos anjos decaídos. Pela sua infidelidade a Deus, perderam a semelhança divina, isto é, a santidade da alma. Por isso, já não mais havia lugar nos céus para ele.
Com relação ao homem e seu pecado – desobediência ou infidelidade – foi afastado, do espírito e do corpo, a semelhança de Deus, que é a santidade da alma. Por isso, o Senhor, assim, determinou: “O meu espírito não permanecerá para sempre no homem, porque todo ele é carne, e a duração de sua vida será só de cento e vinte anos” (Gn 6,3). Ora, sem alma santa, ninguém ressurgirá para glória de Deus; mas para a morte eterna, isto é, eternamente afastado de Deus e do seu Reino Glorioso. (Jo 5,28). Entretanto, todo aquele que possui a semelhança de Deus, que é a santidade da alma, desfrutará da glória do Senhor Jesus, eternamente. (Ap 7,14-16).
Devemos considerar, ainda, que o espírito é simples e, como imagem viva e perfeita de Deus, não há obstáculo para ele; mesmo quando o homem ressuscitar em Cristo Jesus, pois estará revestido de um corpo glorioso semelhante ao corpo da ressurreição do Senhor. Não tenhamos dúvida disso, e mais: todos estaremos no céu segundo a maturidade da idade perfeita (completa) de Cristo; isto é, com 33 anos (Ef 4,13), a idade do puro amor, do qual Maria de Nazaré é a Mãe universal (Eclo 24,24).

João C. Po
rto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário