quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JE4SUS >> Misericórdia

Misericórdia é o amor de compaixão pela miséria alheia, e que, por isso, se insere, compassivamente, na tribulação, na dor e no sofrimento do próximo, ainda que seja um estranho, para amenizar, perdoar, salvar ou libertar de todas as angústias; assim como Deus Pai, em Cristo Jesus, fez por toda a humanidade.Isto significa amor de Deus, amor gratuito, bondoso e misericordioso, que resgata a todos os que se aproximam dEle, com fé que opera pela caridade e a esperança viva.
"Sede benigno uns para com os outros, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou por Cristo" (Ef 4,32 - Vulgata).
"São muitos os sofrimentos do ímpio. Mas quem espera no Senhor, sua misericórdia o envolve" (Sl 31,10 - Vulgata).
"Busquei o Senhor, e ele ouviu-me, e livrou-me de todas as tribulações" (Sl 33,5 - Vulgata).
"Muitas são as tribulações dos justos, e de todas elas os livrá o Senhor" (Sl 33,20 - Vulgata).
"Expõe ao Senhor a tua situação, e espera nEle, e ele procederá. Fará brilhar como lume a tua justiça, e o direito da tua causa como o Sol do meio dia" (Sl 36,5-6 - Vulgata).
Do latim: Cor = coração. Todo o coração é alvo de misericórdia, porque o pecado o encheu de misérias!... E só o amor de Deus, que é bondoso, gratuito e misericordioso, pela aquiescência da fé, da esperança e da caridade, poderá transforma-lo em nova criatura em Cristo Jesus. (II Cor 5,17)
A misericórdia é um dos três grandes preceitos da lei do amor, que nos liberta de toda a condenação pelo espírito de vida em Crsto Jesus (Rm 8,1-2). Por isso, misericordioso é aquele que se coloca e assume em si mesmo a miséria do seu próximo, para perdoar e salvar, libertar e dar a paz, que é o próprio Jesus. (Ef 2,14) Assim como nos diz o Senhor: "Sou eu, sou eu mesmo que apago as tuas iniquidades por amor de mim, e não me lembrarei mais dos teus pecados" (Is 43,25). Que nos fala o Senhor Jesus? "Se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará" (Mt 6,14). Se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará" (Mt 6,15). "Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te dizendo: 'Estou arrependido', perdoar-lhe-ás" (Lc 17,4). "Pedro se aproximou dele e disse: "Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete" (Mt 18,21-22).
A regra de ouro que o Senhor Jesus deu para nós é esta: "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles" (Mt 7,12).
Por isso, "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados" (Lc 6,37). Nesse propósito, que ordem o Senhor Jesus nos deu? "Sede misericordioso, como também vosso Pai é misericordioso" (Lc 6,36).
Ora, conforme nos ensina o Senhor Jesus, a misericórdia é um dos três preceitos mais importantes da lei: "Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar (Mt 6,33), sem contudo deixar o restante" (Mt 23,23).
Dessa forma, podemos afirmar com certeza em Cristo Jesus, com os olhos da fé fixos no galardão da herança reservada aos santos, e o conhecimento do amor de Cristo, que excede toda a ciência (Fl 4,7), que somos, na Igreja, filhos e filhas da justiça, da misericórdia e da fidelidade do amor que habita em nossos corações, conforme a bondade infinita do Senhor Deus de Israel. O Senhor Jesus é aquele que, por Deus e em nós, resgata por amor de si mesmo e gratuitamente, todas as misérias, dores e sofrimentos dos corações arrependidos, de quantos, confiadamente, invocam o seu nome, como está escrito: "Todo o que invocar o nome do Senhor será salvo" (Jl 3,5).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário