terça-feira, 8 de dezembro de 2009

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> Um tesouro e uma pérola, e toda a sua perfeição

Um homem, passando por um campo, encontra um tesouro; vende tudo o que tem e compra o campo, para possui-lo. Um negociante de pedras preciosas encontra uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que tem, e a compra. (Mt 13,44-46).
Ora, o campo e o ambiente em que existem as pedras preciosas são, sem dúvida, o nosso coração. O tesouro é Deus, a pérola preciosa de grande valor é o Senhor Jesus Cristo, a alegria, do encontro com essas infinitas riquezas, da posse e da plenitude de santidade e vida eterna, é o Espírito Santo, amor do Pai e do Filho e, finalmente, a Virgem Santíssima Mãe de Deus e Mãe nossa, a própria Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, é o vaso honorífico de amor e sabedoria, pelo qual o Senhor, nosso Deus de Abraão, de Isaac e Jacó, fez com que toda essa herança dos santos fosse, sobre a terra, depositada em vasos de barro, que somos todos nós, como nos diz o apóstolo Paulo: “para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós.” (II Cor 4,7)
Outrora, Deus disse através do profeta Isaías que estava escondido dentro de nós (Is 45,15), e acrescentou: buscai-me, já que eu me deixo encontrar por todos os que me procuram; invocai-me já que estou perto. (Is 55,6). Pois, bem, o tesouro é a Verdade Eterna, a Pérola é a Sabedoria Divina, e a busca, compra e posse se encontram sob a direção amorosa do Espírito Santo que nos ensina todas as coisas (Jo 14,26), a verdade integral (Jo 16,13) e nos dirige no caminho da fé, da esperança e da caridade, guiando-nos com os seus próprios olhos. (Sl 31,8) Vender tudo o que temos, para possuirmos o tesouro e a pérola preciosa de grande valor, é, sem dúvida, renunciarmo-nos a nós mesmos, tomarmos todos os dias a nossa cruz e seguirmos, incondicionalmente, o Senhor Jesus. (Lc 9,23), cheios da plenitude do seu amor misericordioso.

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário