terça-feira, 8 de dezembro de 2009

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> Maria de Nazaré

Maria é a Mãe universal, porque aprouve a Deus, nos seus santos desígnios, fazer com que ela desse a vida natural das criaturas ao Criador, e a vida sobrenatural do Criador às criaturas.

Por isso, São Maximiliano Kolbe ( + 1941 ) nos afirma: “Mãe do próprio Criador, por isso também das criaturas.”

O Senhor Jesus é Criador com o Pai e o Espírito Santo
Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito (Jo 1,3)

Tudo foi criado por ele e para ele ( Col 1,16b )

Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, é o autor da vida

“Matastes o autor da vida, a quem Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas ( At 3,15 – Vulgata ).”

Se prestarmos bem atenção, observaremos, pela intuição sobrenatural do Espírito Santo, que a Virgem Santíssima e, por isso, a Imaculada, encontra-se em toda a Bíblia Sagrada, do princípio ao fim; isto é, desde o Gênesis ao Apocalipse, em virtude da universalidade do amor do Pai e do Filho, no Espírito Santo que a fecundou com a fecundidade do Pai Eterno, Deus de Israel.

Ela está no princípio da Bíblia Sagrada como a Imaculada Conceição:

Gn 3,15:- Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gn 6,3:- O Senhor então disse: “Meu espírito não permanecerá para sempre no homem, porque todo ele é carne, e a duração de sua vida será só de cento e vinte anos.

Ora, quem tem ouvidos para ouvir, ouça e medite o que, verdadeiramente, está afirmando a palavra de Deus: “Intus Legere” = lendo por dentro das verdades reveladas.

Ela ( Maria ), se encontra também no meio da Bíblia Sagrada, como a sempre Virgem Maria.

Is 7,14:- Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamará ‘Deus Conosco’. ( Mt 1,23 )

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que nos diz o sentido sublime da Palavra de Deus.

Maria, finalmente, se encontra no último livro da Bíblia Sagrada, como a gloriosa assunção.

Ap 12,1:- Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.

Obs.: As doze estrelas são vistas como as doze tribos de Israel, os doze privilégios de Maria Santíssima, ou, referindo-se aos doze apóstolos de Cristo. Reflete-se ainda no verso acima, “a gloriosa assunção de Maria aos céus.”, conduzida pelos anjos do Senhor. Procuraremos escutar o que o Espírito, o Espírito que nos ensina a verdade integral, fala sobre o assunto. ( Jo 16,13 )

Ora, Maria de Nazaré é vista como a grande novidade de Deus: a mulher que cerca um homem!
Jr 31,22b:- Eis que o Senhor criou uma coisa nova sobre a terra: uma mulher cercará um homem. ( Vulgata )
Mas, quem é essa mulher? E quem é esse homem? Ou que ligação tem essa mulher e esse homem em relação a humanidade? Procure meditar e escutar o que o Espírito Santo possa interagir no seu coração! Não ouça somente aos homens porque todos têm suas próprias limitações.
Escute a quem nos ensina todas as coisas e nos recorda as palavras do Senhor Jesus Cristo:

Jo 14,26:- Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.

Ora, somente o Espírito de Deus conhece tudo o que é de Deus, pois ele mesmo sonda as profundezas do próprio Deus:

I Cor 2,10:- Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.
I Cor 2,11b:- Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

Por isso, somente o Espírito Santo nos dá o conhecimento das coisas que por Deus nos foram dadas:

I Cor 2,12:- Ora, nós não recebemos o espírito deste mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos as coisas que por Deus nos foram dadas.

Assim, Maria de Nazaré é a sempre Virgem, concebida sem pecado. O arcanjo Gabriel lhe disse:

Lc 1,28:- “Ave, cheia de graça; o Senhor é contigo.”

Ora, o que é cheio de graça é pleno, já não cabe mais graça. É semelhante a um copo cheio de água, se lhe colocar mais água vai transbordar. Por isso, um certo mariólogo, comentando Lc 1,30, admirado exclamou: Se Maria estava cheia de graças, que graças são estas que ela achou diante de Deus? Certamente são as graças que Eva perdeu lá no paraíso. Ela (Maria) as achou para no-las devolver, porque pertencem aos filhos e filhas do Altíssimo, Senhor Javé. Consta que esse mesmo doutor disse também: Deus reuniu todas as águas que se encontravam sobre a terra, num só lugar e as chamou de Mar. Assim também reuniu todas a graças dos céus e as chamou de Maria.

Vários versículos do Cântico dos Cânticos são atribuídos a Maria de Nazaré. Vejamos estes dois:

Ct 4,7:- Toda és formosa, amiga minha, e em ti não há mácula.
Ct 6,9:- Quem é esta que avança como a aurora quando se levanta, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército formado em ordem de batalha? ( Vulgata )

Certamente é a Virgem Imaculada de Nazaré, a Mãe do Senhor Jesus Cristo ( Lc 1,31 ), a Mãe de Deus ( Lc 1,43 ), a Mãe da Igreja do Senhor e, conseqüentemente, a nova Eva, a Mãe, a Mãe universal do povo de Deus, isto é, da geração dos ressuscitados, cuja primícia é o Senhor, nosso único Salvador, Jesus Cristo, nossa glória e ressurreição.

Que disse Sto. Agostinho ao meditar Ez 44,2? “Que significa esta porta fechada, senão que Maria foi Virgem ANTES, DURANTE E DEPOIS DO PARTO?

Além disso, Maria, como já dissemos acima, é a Mãe do Senhor Jesus Cristo:

“ Eis que conceberás e darás á luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.” ( Lc 1,31 )

Maria, também, é a Mãe do Filho de Deus:

“O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus.” ( Lc 1,35 )

Então, Maria de Nazaré é a Mãe do próprio Deus! Porque, Isabel, ao receber, em sua casa, a visita de Maria, cheia do Espírito, saudou-a com grande alegria:

“Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?” ( Lc 1,43 )

Obs.: O Salmista nos diz: “Sabei que o Senhor é Deus ...” ( Sl 99,3 )

Ora, Maria de Nazaré, a Imaculada e sempre Virgem, é, ainda, a Mãe do Verdadeiro Deus e a vida eterna:

I Jo 5,20:- Mas sabemos que veio o Filho de Deus e que nos deu entendimento para que conheçamos o verdadeiro Deus e estejamos no seu verdadeiro Filho. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Entretanto, quando se diz que Maria de Nazaré é a Mãe de Deus, devemos entender que Ela não gerou a “Fortaleza de Deus”, mas o “Deus Forte.” ( Is 9,6 )

Que nos diz Sto. Anselmo ( + 1109 ) sobre a singularidade de Maria?: “Mulher admiravelmente singular e singularmente admirável.”

Assim, a primeira Eva é a mãe de toda a criação. Como Adão, ela, antes da desobediência, era também santa e imaculada, sem qualquer mancha de pecado.

Gn 1,31:- Deus viu que tudo quanto criara era muito bom.

Porventura, Deus criaria algo que não fosse santo, perfeito e acabado?

Mas, em virtude do corpo material, o Senhor, nosso Deus, os preservava do pecado através dos dons preternaturais:

Dom da imortalidade
Dom da impassibilidade
Dom da integridade etc.

Assim, como se pode, teologicamente, concluir, todos os seres inteligentes criados por Deus ( Anjos, homens etc. ), teriam que ser provados, em virtude do livre arbítrio, para que dessem a prova concreta de sua fidelidade ao Criador.

Por isso é que parte dos anjos caíram, e a serpente (Satanás) tentou nossos primeiros pais e eles, também caíram, isto é, tornaram-se infiéis aos desígnios do Senhor Javé.

Só que Deus os criara para a imortalidade, por isso os fez à sua imagem e semelhança:

“Porque Deus criou o homem imortal, e o fez á sua imagem e semelhança. Mas, por inveja do demônio, entrou no mundo a morte; e experimentam-na os que são do partido dele.” ( Sb 2,23-25 – Vulgata )

Ora, Deus nos criou para a imortalidade e a vida eterna.

Is 43,7 ( Vulgata ):- Todos aqueles que invocam o meu nome, eu os criei, os formei e os fiz para a minha glória.

A Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, na sua sabedoria, pois é assistida pelo Espírito de Deus, o qual recebeu do Pai e do Filho, tem todo o poder e toda a autoridade de ligar e desligar sobre a terra – sempre ungida e ordenada pelo Espírito Santo do Deus vivo e único. ( Mt 16,19; 18,18; 28,19-20; Jo 20,23 ) - ensina-nos que há duas formas de Redenção:

A Redenção preservativa e
A Redenção liberativa.

Assim, Maria, a Virgem Santíssima e Imaculada Mãe do Senhor, passou, no ventre de sua mãe, Ana (esposa de Joaquim), pela Redenção preservativa ( no sangue do Cordeiro que tira o pecado do mundo ). Este, na verdade, é um mistério muito profundo da visão mística e beatífica concedida, pelo Espírito de Deus aos ordenados pela graça santificante, sob o comando espiritual da Igreja do Senhor Jesus Cristo, nossa Salvação. Esta é, também, uma intuição espiritual do meu pequeno e pobre coração. Que Deus seja bendito e glorificado em tudo o que procede do seu amor infinito e misericordioso; e que, por isso, o inimigo do povo de Deus seja sempre vencido! O que poderá ser impossível a Deus? ( Lc 1,37; 18,27; Mc 10,27; 9,23b; Mt 19,26 ).

Ora, por que não considerar Maria de Nazaré a segunda Eva, a Santíssima Mãe, sem nenhuma mancha do pecado, ab aeterno predestinada por Deus para ser a Mãe do Senhor, a Mãe da Igreja, de todo povo eleito, de sua predileção?

É compreensível, sob o influxo da inteligência sobrenatural – Dom do entendimento – a capacidade que Deus nos dá ( II Cor 3,5 ), para absolver esses ensinamentos que o Espírito de Deus nos concede.

Não é verdade o que o apóstolo João nos diz no seu santo Evangelho? “Muitas outras coisas há que fez Jesus, as quais, se se escrevesse uma por uma, creio que nem no mundo todo poderiam caber os livros que seriam preciso escrever.”

Ora, se o Espírito Santo nos ensina todas as coisas e nos recordará tudo quanto o Senhor Jesus nos falou outrora ( Jo 14,26; I Cor 2,12-13 ), imaginemos o quanto o Espírito Santo fala aos seus filhos e filhas, hoje, recordando e ensinando tudo o que é de mais proveitoso e frutuoso aos eleitos do Senhor!!

Na verdade, todos quanto vivem, na oração, a intimidade e amizade com o Senhor Jesus, já vivem, de certo modo, o céu sobre a terra, e já vislumbram no infinito, na esperança, a gloriosa herança reservada aos santos do seu amor.

A primeira Eva, vestida de santidade e pureza ( sem mancha alguma de pecado ), em tudo era semelhante a segunda Eva ( Maria de Nazaré ). Mas, Eva, não tendo resistido a tentação de Satanás ( a serpente ), pecou e levou seu esposo ( Adão ), também, ao pecado.

Eclo 25,33:- Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos.

Obs.: Não é verdade? Se o pecado e a morte vieram através da primeira Eva, o Senhor Javé nos devolveu a Salvação e a vida eterna por Maria de Nazaré, a Santíssima Mãe universal e, por isso, Rainha dos céus.

Ora, o Senhor nosso Deus, Deus de Israel, em seus imutáveis desígnios, criou-nos para a imortalidade, à sua imagem e semelhança.
Sb 2,23-25 ( Vulgata ):- Porque Deus criou o homem imortal, e o fez à sua imagem e semelhança. Mas, por inveja do demônio, entrou no mundo a morte; e experimentam-na os que são do partido dele.

Agora vejamos isto: Maria de Nazaré que é a sempre Virgem ( Is 7,14; Ez 44,2 ), a Imaculada ( Gn 3,15; 6,3; Ct 4,7; Lc 1,28 ), a mulher que cercou um homem ( Jr 31,22 ) gerou, do Espírito Santo, o novo Adão, Jesus Cristo, como a primícia da nova geração, a geração dos ressuscitados, da qual todos os filhos e filhas de Deus pertencem, porque todos aparecerão com ele na glória. ( Col 3,4 )

Ora sabemos que, também, nós, todos da nova aliança, somos gerados do alto ( Jo 3,27; Tg 1,17 ), isto é, do Espírito Santo, porque todos somos templos de Deus ( I Cor 3,16 ) e templos do Espírito Santo ( I Cor 6,19-20 )
Essa geração nova, dos ressuscitados, começou pelo Senhor Jesus Cristo que, pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, a Santa Imaculada Mãe do Senhor Jesus. Logo, todos nós salvos em Cristo Jesus ( Ef 2,8 ), gerados e nascidos do Espírito Santo, somos filhos e filhas nascidos da segunda Eva; não mais da primeira ( Esposa de Adão – Gn 1,28 ), mas, repito, da segunda, Maria de Nazaré, espiritualmente, esposa do Espírito Santo. Por isso, Mãe de Jesus ( Lc 1,31 ) e Mãe de Deus ( Lc 1,43; I Jo 5,20b ), pois o Senhor Jesus é Deus com o Pai e o Espírito Santo, a Trindade Santíssima que é um só e único Deus ( Jo 10,30 ) de Abraão, de Isaac e Jacó, dos santos Patriarcas, dos santos Profetas, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo ( nosso único Salvador - I Tm 2,5; At 4,12 ), e bem assim, Deus e Pai de todos os que crêem Nele, adoram-no, esperam Nele e O amam de todo o espírito, de toda a alma, de todo o coração e de todo o seu próprio ser, isto é, com todas as forças de suas potencialidades interiores, sempre guiados ( Rm 8,14.16 ), ensinados ( Jo 14,26; 16,13; I Cor 2,12-13; 12,12 ) e conduzidos com os próprios olhos de Deus ( Sl 31,8 ) através do seu Santo Espírito.

É, certamente, muito bom que compreendamos essas coisas novas do Senhor nosso Deus de Israel ( Jr 31,22; 33,1-3 ), porque Ele é o único Deus, e não há outro ( Is 43, 10-11. O Senhor Jesus Cristo é nosso único mediador (I Tm 2,5; At 4,12) e com certeza, medianeiro de tudo. Outra novidade que devemos admitir e crer é a de que Maria de Nazaré é a medianeira de todas as graças, porque graça nenhuma que tenha vinda dos céus – do Pai das luzes – para os homens e mulheres do tempo da plenitude deixou de passar por Ela, inclusive aquela a qual aprouve a Deus Pai derramar em seu Filho toda a plenitude ( Col 1,19 ), pois através de Maria – medianeira das graças e não de Justiça – nos veio a maior de todas as graças: Jesus Cristo, nossa Salvação.
Ora, se aprouve a Deus dar-nos através da Virgem Maria o Diamante mais precioso do tesouro do seu coração, Seu próprio Filho, Jesus Cristo, nossa graça e salvação, quanto Deus não dará, por Jesus Cristo, através da sua Imaculada Mãe, todas as demais graças do seu misericordioso coração?! Assim, se Maria, por Deus, pode dar-nos o maior tesouro da Divindade Eterna, dará também por ele muito mais! Ora, quem dá mais pode, certamente, dá menos. E Deus nunca nos dá menos, porque ele é bom e sua misericórdia dura para sempre. ( Sl 117,1.29 )
Por isso, Maria de Nazaré, por vontade do Pai Eterno, sabedoria do seu Filho muito amado e ação amorosa do Espírito Santo, deu-nos a luz do sol oriente, a vida eterna que está em Cristo Jesus ( I Jo 5,11-12 ).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário