sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> Comunidade

Entende-se que o sentido da palavra comunidade, em qualquer nível e objetivos de sua existência, proceda de “comum unidade”, qualquer núcleo familiar ou de pessoas que partilham tudo em comum entre si, com justiça e fraternidade, fidelidade e amor. Pode-se conceituar ainda como comunhão de pessoas unidas sob a égide do amor de Deus ou do amor fraterno de solidariedade humana, com um só espírito, uma só alma e um só coração; isto é, todos partilhando em comum, a fim de desenvolver e alcançar objetivos específicos, tanto na área da vida espiritual do temor de Deus, como sob a visão própria da sociedade humana.
“Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Unidos de coração, freqüentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes juntava outros, que estavam a caminho da salvação”. (At 2,42.44.46-47)
Viver em comunidade, na Igreja do Senhor, a santa Igreja Católica, observando o tempo “hoje”, não pode ser, no que diz respeito aos sentidos da palavra de Deus (alegórico, moral e anagógico) diferente, porque as comunidades cristãs são discernidas à luz da ordenação e sabedoria do Espírito Santo.

“O Espírito Santo vos ensinará, naquele mesmo momento, o que deveis dizer”. (Lc 12,12 = Mt 10,20)

“... as coisas que são de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus”. (I Cor 2,11b)

“Ora nós não recebemos o espírito deste mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos as coisas que por Deus nos foram dadas”. (I Cor 2,12)

Assim, pois, quando as comunidades crescem de fé em fé e, sobretudo, em conversões, curas e libertações, é porque caminham sob a assistência do Espírito Santo e, logicamente, sua prática de vida doutrinária está de acordo com a palavra de Deus, o magistério da santa Igreja Católica (Mt 18,17), isto é, com a vontade de Deus (Ef 5,17), em todos os seus desígnios e, consequentemente, em todas as obras do seu amor, bondoso e misericordioso.
Tomando-se, por outro lado, a palavra comunidade e pondo, no seu centro interior, os olhos e os ouvidos do coração, podemos ver e ouvir outra riqueza da unidade com o Senhor Jesus Cristo: Comunidade = “comum – idade”; que nos faz mergulhar no êxtase espiritual da visão profética de Paulo apóstolo aos efésios: “a união do aperfeiçoamento dos santos, para a edificação do corpo de Cristo, até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito, segundo a medida da idade completa de Cristo, para que não mais sejamos meninos flutuantes, e levados ao sabor de todo o vento de doutrina”. (Ef 4,12-14)
Assim, todos os filhos e filhas de Deus, todas as famílias e bem assim todas as comunidades, principalmente, as da Renovação Carismática Católica, unidas com as demais do corpo místico de Cristo, que é a Igreja do Senhor, não têm outros objetivos senão alcançar a perfeição, segundo a medida da idade completa de Cristo.
Então, comunidade também significa: “A medida da Idade completa de Cristo”, isto é, “casa de oração para todos os povos” (Is 56,7), edificada por Deus.



João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário