segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Sacrifício de Amor

Vida Cristã


“Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada”. (Mt 10,34)

Vejamos bem, se a vida cristã é um estado de transfiguração a partir da cruz que assumimos, a salvação, a exemplo de Jesus Cristo, é um sacrifício de amor.

01. Como caracterizar esse sacrifício de amor?

“Em seguida, dirigiu-se a todos: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á” (Lc 9,23-24).

A salvação, na verdade, não consiste propriamente em eliminar a dor e o sofrimento, mas em vencê-los  pela alegria da vitória e da consolação perfeita, que só pode vir do Espírito consolador.

“Portanto, sede perfeitos, assim como vosso pai Celeste é perfeito”. (Mt 5,48). “A exemplo da santidade daquele que vos chamou sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: “Sede santos, porque eu sou santo”“. (I Pd 1,15-16; Lv 11,44).

Daí o dizer-se que o Espírito Santo é o consolador das almas, isto é, dos corações:

a) Deus não tem dificuldades em nos consolar.

Jó 15,11:- Fases pouco caso das consolações da alma e/ou dos corações.

b) Deus nos alegra a alma com suas consolações.

Sl 93,19:- Quando em meu coração se multiplicam as angústias, vossas consolações alegram a minha alma. 

c) Deus consola aos que se arrependem com humildade de coração.

Is 57,18:- Vi sua conduta, disse o Senhor, e curarei.  Vou guia-lo e consolá-lo.

d) A nossa consolação poderá estar ligada somente a esta vida.

Lc 6,24:- Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação!

e) Deus nos consola através das Escrituras.

Rm 15,4:- Ora, tudo quanto outrora foi escrito, foi escrito para a nosso instrução, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que dão as Escrituras, tenhamos a esperança.

f) Deus envia os seus profetas para nos consolar.

I Cor 14,3:- Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edifica-los, exortá-los e consolá-los.
g) Por Cristo, Deus Pai nos dá consolações eternas, pela sua graça.

II Ts 2,15-16:- Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa. Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu consolação eterna e boa esperança pela sua graça, consolem os vossos corações e os confirmem para toda boa obra e palavra!

h) Através do Consolador, o Espírito Santo, Deus nos ensina todas as coisas que Jesus, outrora, falou.

Jo 14,26:- Mas o Paráclito, o espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.
i) O Espírito Santo (o Consolador) dará testemunho de Cristo.

Jo 15,26:- Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

j) Deus mesmo nos consola e nos conforta em tudo.

II Cor 1,3-4:- Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmo somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia.

“Diz-nos D. Luís M. Martinez que “o coração do cristão é a cópia do coração divino” e que a alegria que brota do fundo da dor é consolo que o Espírito verte nas almas”.


Tudo isso é bem verdadeiro, porque nada nos poderá consolar senão o amor de Deus. O amor, na verdade, é fonte e consolo, infinitos. 


João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário