sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Consolações



                               As Consolações

01. O que Deus nos prometeu?

JesusCrucificado_e1.JPGO Senhor, nosso Deus, prometeu a favor do seu povo, muitas coisas e sempre as cumpriu com fidelidade e amor. Entretanto há duas promessas que formam a base de todas as outras.

02. Quais são as promessas, fundamentos das demais?

a) Jesus Cristo:

Gn 3,15:- Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

b) O Espírito Santo:
Jo 14,15-16:- Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.

Jo 15,16:- Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça.
Jo 15,26:- Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

Em torno de Jesus Cristo e do Espírito Santo encontram-se as promessas complementares, por que:

- De Jesus Cristo temos a salvação:

Jo 1,17:- Pois a lei foi dada por Moises, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

- E do Espírito santo a santificação:

Tt 3,5ss:- E não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão,

03. Como Jesus Cristo veio ao mundo, e para que veio?

Gl 4,4-6:- Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei,

04. Como o Espírito Santo retornou aos nossos corações?

At 2,1-4:- Chegado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

05. De que modo receberam o Espírito Santo?

At 2,38-39:- Pedro lhe respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Pois a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus.

O6. Que significa o dia de pentecostes para nós?

Para nós, que somos Igreja do Senhor, representa a festa do amor e de alegria (frutos do amor) que, por Jesus Cristo, nos veio ao coração.

07. Por que o pentecostes é chamado de festa do amor e da alegria?

Porque corresponde ao reencontro de Jesus Cristo ressuscitado, vivo e vitorioso com o Pai Eterno, pelo que os céus jubilosos derramaram sobre a terra, em forma de vida e alegria, copiosas graças, dons e ministérios, através do Espírito Santo que nos foi dado, a fim de permanecer conosco para sempre.

Jo 14,16s:- E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.

Rm 5,5:- E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Assim, por Jesus Cristo, Deus enxuga do nosso rosto todas as lágrimas!...
Ora, como somos pecadores, Jesus Cristo nos veio para sarar nossas feridas, aplacar nossas dores e sofrimentos; tudo que nos vem como obra do Espírito Santo pode chamar, adequadamente, de “consolações”. Ora, Isto é verdade!... Se alguém está triste e é por outro confortado, é justo dizer-se que a paz e alegria que agora sente, é o gozo do consolo, isto é, uma consolação.

Nesse sentido, o Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é nossa consolação, até mesmo nas horas do sofrimento e das dores.

Ora, só o amor pode consolar e, como o Espírito Santo é o amor de Deus, somente ele, na vontade do Pai e na sabedoria do Filho, extrai do seio da dor a alegria do consôlo.

Dom Luís M. Martinez nos diz que a consolação é a alegria que envolve a dor e a alegria que brota das próprias entranhas da dor.

Ora, Jesus Cristo, ao salvar-nos do pecado (Mt 1,21), quitando a nossa dívida junto ao Pai Eterno, não eliminou  o pecado do mundo nem extinguiu a dor; mas, pela sua graça, perdoou-nos os pecados  e nos reconciliou com Deus Pai, conosco e com os irmãos.

Assim, Ele tornou-se vitorioso, salvação e motivo de salvação para todo o povo; por isso, comunica-nos sua vitória sobre todo o mal.

Desse modo, como a lei mosaica revelou o pecado ao homem ( por isso, é chamada de lei do pecado e da morte) – Rm 8,2), a salvação que o Senhor Jesus Cristo nos trouxe tornou o pecado mais presente, e, pela nova consciência, tornou-se mais aguda a nossa dor. Desse modo, necessitamos de muitas consolações; do contrário, não conseguiríamos viver.



João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário