quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

B A T I S M O


Batismo

A palavra batismo vem do grego baptizein, e, etimologicamente, quer dizer imersão, isto é, ato de mergulhar na água, ato de banhar. O batismo obedece a uma ordem do Senhor Jesus Cristo (MT 28,19).

O Senhor Jesus, depois da ressurreição e antes de subir ao céu, assim falou aos seus apóstolos: “João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias” (At. 1,5). Então os apóstolos fizeram-lhe uma pergunta: “Senhor, é porventura agora que ides restaurar o reino de Israel?” Jesus respondeu-lhes: “Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder; mas, recebereis a virtude do Espírito Santo que descerá sobre vós, e me sereis testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia, na Samaria e até as extremidades da terra” (At 1,6-8).

Não nos esqueçamos: qual o testemunho que, como batizados que somos, deveremos dar sobre a pessoa de Jesus como nosso único e suficiente Salvador (Mt 10,32-33)?

Ora, conforme o anúncio de João Batista, Jesus é quem nos batiza no Espírito Santo e em fogo. (Mt 3,11b). Este batismo, no princípio da Igreja, corresponde à descida do Espírito Santo no Cenáculo, que veio sobre os apóstolos e a Virgem Maria, todos reunidos em oração sob a expectativa do Pentecostes.

O Pentecostes, retorno do Espírito Santo ao coração da comunidade cristã, e, de modo especial, aos corações dos filhos e filhas de Deus, a partir do novo nascimento (Jo 1,11-13; 3,1-18), à filiação adotiva conforme fora prometida.

Hoje, na Igreja, embora o batismo seja um só (Ef 4,5), corresponde aos momentos da efusão do Santo Espírito de Deus.

1. Através do batismo das criancinhas, os recém-nascidos.

2. Nos momentos em que recebemos a efusão dos carismas; Isto é, a unção e o derramamento de dons e virtudes.

3. Por ocasião do batismo nos Seminários de Vida no Espírito Santo.

Estas três fases ou momentos de efusão do Espírito de Deus correspondem às maravilhosas manifestações do crescimento da vida espiritual dos que nascem da água e do Espírito (Jo 3,5)

Vejamos este maravilhoso testemunho através da imposição das mãos do apóstolo Paulo: São Paulo chegou a Éfeso, onde encontrou alguns discípulos e indagou deles: “Recebestes o Espírito Santo, quando abraçaste a fé? Eles responderam-lhe: “Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo! “Então em que batismo fostes batizados? Disseram: “No batismo de João”. Paulo, então, replicou: “João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam. Eram ao todos doze homens” (At. 19,1-7).

Hoje, é semelhante ao que acontece a partir dos Seminários de Vida no Espírito Santo, e até mesmo em grupos de oração. Quanto mais invocamos o Espírito Santo: vinde Espírito Santo, vinde aquecer-me no fogo do vosso amor, Vinde Espírito criador, vinde renovar todo o meu ser, vinde Espírito consolador, vinde consolar os corações embriagados do vosso amor, vinde Pai dos pobres, vinde luz dos corações: “o que é fragilidade em nosso corpo, revigora com teu vigor!” Vinde... vinde... Santifica minha alma, meu espírito, meu coração e todo o meu ser... Assim, sob a ascese da devoção ao Espírito Santo, vamos crescendo na fé, na esperança, na caridade do amor do Pai e do Filho e nas virtudes de suas perfeições.

Ora, pela fé, a caridade, o exercício dos carismas, virtudes e a prática dos frutos de vida eterna, o batismo do Espírito Santo tornar-se-á a via de intimidade e amizade pela qual conversamos constantemente com o Senhor, nosso Deus e com seu Filho Jesus Cristo; pois Ele, Jesus, é quem nos ministeria ao anúncio do Evangelho da Salvação e à vida sob a condução amorosa do Espírito Santo.

Você não gostaria de conhecer estas coisas? Leia a Bíblia Sagrada!... Venha, se assim o desejar, conversar conosco!... Procure na Igreja do Senhor Jesus – Igreja Católica -, o Sacerdote, principalmente, aqueles que tenham essa experiência viva de intimidade de coração com o Senhor Jesus; uma experiência de cura e libertação. Se me permitem, eu lhes afirmo que todos os sacerdotes são santos ungidos de Deus, mormente aqueles que possuem experiência de vida sob a direção amorosa do Espírito Santo.

Ora, se nós, leigos, homens e mulheres, pequeninos como somos, o Senhor nos dá o sabor de sua palavra (Jr 15,16; Sl 118,103), sua intimidade de corações ungidos do seu amor; então, posso imaginar a partir do que a palavra de Deus diz acerca do sacerdote: “Os lábios dos sacerdotes serão os guardas da ciência; da sua boca se há de aprender a lei, porque ele é um anjo do Senhor dos exércitos” (Ml 2,7 – Vulgata).

Por que então Maria de Nazaré, na Magnífica, disse estas palavras: “O Senhor fez em mim maravilhas?”

É que o Senhor profetizou para todos os povos do mundo inteiro: “Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo o ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias derramarei também o meu Espírito sobre os escravos e as escravas” (Jl 3,1-2). “Virão dias – oráculo do Senhor Javé – em que enviarei fome sobre a terra, não uma fome de pão, nem uma sede de água, mas (fome e sede) de ouvir a palavra do Senhor” (Am 8,11).

Por ser muito extenso o assunto, terminamos, aqui, com mais um evocação divina: “A Escritura diz: “Desperta, tu que dormes! “Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará” (Ef 5,14).

João C. Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário