sábado, 22 de janeiro de 2011

Mansidão


Mansidão

A mansidão que provém do conhecimento da verdade é sábia, por isso, humilde; porque é forjada entre o peso sobre bigorna e o cinzel que esculpe a imagem perfeita, o homem novo que se nos nasce da ciência dos santos.

“Renovai-vos, pois, no espírito do vosso entendimento, e revesti-vos do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade verdadeira” (Ef 4,23-24).

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Estas são palavras do Senhor Jesus, quando nos diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos pelo fardo do pecado e eu vos aliviarei”.

Somente o Senhor Jesus, pela graça do Espírito Santo, em nós, tem o poder de nos transformar em novas criaturas, pela renovação do nosso espírito, para que possamos discernir qual seja a vontade de Deus em nós, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.

Ora, para estas coisas santas, só os mansos e humildes, os que crêem em Jesus, recebem o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes são filhos e filhas de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, (Gl 3,26), a condução amorosa do Espírito Santo (Rm 8,14) e/ou os que recebem em seu próprio coração o testemunho do Espírito Santo dado ao seu espírito, confirmando a filiação de filhos de Deus (Rm 8,16); herdeiros de Deus e co-herdeiro com Cristo Jesus. (Rm 8,17).

Aliás, o apóstolo João acrescenta: “Aquele que afirma permanecer em Cristo deve viver como ele viveu” (I Jo 2,6).

Ora, Jesus, cheio do Espírito Santo, anunciava o Reino de Deus, evangelizava os pobres, curava os corações doloridos, anunciava aos cativos a redenção e aos prisioneiros a liberdade. Além disso, curava a todos, ressuscitava os mortos e realizava sinais e prodígios na natureza, sobre a terra.

“Todo povo procurava tocá-lo, pois dele saía uma força que os curava a todos” (Lc 6,19).

Desse modo, quem crê em Jesus conforme as Escrituras, do seu interior jorrarão rios de água viva. (Jo 7,38).

Não é verdade que todo aquele que crê em Jesus fará também as obras que Jesus realizou? (Jo 14,12). E o Senhor Jesus ainda nos afirma: “e fará obras maiores que as que realizei; pois, tudo o que pedir ao Pai em meu nome lhe será concedido”. “E se pedir alguma coisa a mim, em meu nome, eu a farei” (Jo 14,14).

Por isso, “quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus” (Mt 10,32). Mas, “aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus” (Mt 10,13).

Prestemos bem atenção!... Todos os que, mesmo em nossos dias, caminham com o Senhor Jesus no coração, sob a condução amorosa do Espírito Santo, como filhos e filhas de Deus, trazem em si o múnus de Cristo. Por isso, se prestarmos bem ação, na grande maioria desses filhos amados do Pai, o Senhor Jesus tem realizado, através deles, muitas curas, libertações, milagres, sinais e prodígios.

Dizemos isso, porque, eu e minha esposa, durante cerca de quarenta anos que caminhamos unidos ao Senhor, juntamente com bom número de irmãos e irmãs, igualzinho a nós, sabemos, através da comunhão de filhos e filhas de Deus, como o Senhor Jesus, através de todos seus filhos e filhas, realizou e ainda realiza grandes coisas: curas, milagres e libertações, as quais não nos convêm narrar e nem o saberíamos corretamente, pois, somos apenas instrumentos pequeninos, simples, humildes e, quantas vezes desprezíveis aos olhos de quantos deveriam se juntar a nós, para que na alegria da unidade do amor, continuemos sempre juntos, sob a mesma unção divina, cantando e celebrando em nossos corações os louvores do Senhor.

Você já imaginou se na Santa Missa, que é a maior oração da Igreja Una Santa, Católica e Apostólica, logo após a comunhão do Corpo de Cristo, fosse reservado quinze minutos para uma oração de cura e libertação, através do sacerdote e, quem sabe, de leigos que possuem a unção da condução amorosa do Espírito Santo? Por que dizemos isso com tamanha convicção? Por causa do batismo que Jesus realiza no Espírito Santo e com fogo (Mt 3,11b).

É a partir dai que se cumprirá, ainda hoje, o que o Senhor Jesus disse aos apóstolos, antes de ser elevado aos céus: “mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e me sereis testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia, na Samaria e até as extremidades da terra” (At. 1,8). Ai de nós se não formos verdadeiras testemunhas do Senhor Jesus Cristo, o único Senhor de nossa Salvação e ressurreição!...

Você se lembra como a Renovação Carismática Católica começou? Foi durante o Concílio Vaticano II, no princípio dos anos sessenta, através da oração do Papa João XXIII: Envia Senhor, um novo Pentecostes sobre a tua Igreja!... Foi em resposta a essa oração de sua Igreja que Deus derramou sobre ela, mais uma vez, a plenitude de sua graça e a efusão do seu divino Espírito.

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário