sábado, 8 de janeiro de 2011

Mistério da Redenção


Mistério da Redenção

Este é o texto mais importante do Novo Testamento:

“Deus o destinou para ser, pelo seu sangue, vítima de propiciação mediante a fé. Assim ele manifesta sua justiça; porque no tempo de sua paciência, ele havia deixado sem castigo os pecadores anteriores” (Rm 3,25)

Ora, morrendo na cruz, Cristo obteve para nós:

1) Reparação digna e perfeita de todos os pecados: passados, presentes e futuros:

“Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliado com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida” (Rm 5,10).

“Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude e, por seu intermédio, reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo o que há na terra e no céu” (Cl 1,19-20).

2) Restauração da vida sobrenatural dando aos homens o direito de se tornarem filhos de Deus, e herdeiros de Deus, nos céus, pela visão beatífica:

“Mas, a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus” (Jo 1,12-13).

“E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados” (Rm 8,17).

“Oferecei vossos sacrifícios com sinceridade e esperai no Senhor. Dizem muitos: “Quem nos fará ver a felicidade?”“ Fazei brilhar “sobre nós, Senhor, a luz de vossa face” (Sl 4,6-7).

3) Merecimentos das graças necessárias para a salvação. Toda a graça procede da morte redentora de Cristo:

“e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé” (Rm 1,5).

“e são justificados gratuitamente por sua graça; tal é a obra da redenção, realizada em Jesus Cristo”. (Rm 3,24).

“Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela a justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 5,21).

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (armou a sua tenda no meio de nós), e vimos a sua glória, a glória que um Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14).

“Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. Pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1,16-17).

Assim, a paixão de Cristo tornou possível a todos:

a) Ação de graça

“Principalmente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé” (Rm 1,8).

b) A paz

“Justificados, pois, pela fé, temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 1,5).

“Ele é nossa Paz” (Ef 2,14b).

c) O verdadeiro culto a Deus

“Àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu Evangelho, na pregação de Jesus Cristo – conforme a revelação do mistério, guardado em segredo durante séculos, mas agora manifestado por ordem do eterno Deus e, por meio das Escrituras proféticas, dado a conhecer a todas as nações, a fim de levá-las à obediência da fé –, a Deus, único, sábio, por Jesus Cristo, glória por toda a eternidade! Amém”. (Rm 16,25-27).

Pequeno ensino do Pe. Pedro Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário