sábado, 3 de julho de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS > Filhos de Deus

“Considerai com quão grande amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu” (I Jo 3,1).

Deus quer que sejamos inteiramente dele (Dt 18,13) e andemos incondicionalmente sob o Senhorio do Senhor Jesus, em seu caminho que, ele mesmo nos mostra e nos instrui, fitando em seus filhos e filhas com seus próprios olhos (Sl 31,8), para que andemos sob a direção amorosa do Espírito Santo, a fim de que não nos desviemos nem para direita nem para a esquerda.

Ora, um filho de Deus nasce da graça que salva mediante a fé em Cristo como dom gratuito de Deus. É algo que não é de nosso mérito; mas, poder de Deus que é dado a todos que crêem no seu Filho.

Cada filho e/ou filha de Deus, como tal, deve possuir o conhecimento do amor de Cristo que excede toda ciência, para que esteja cheio da plenitude de Deus (Ef 3,19), assim como Deus Pai deu toda sua plenitude a seu Filho Jesus, que é a imagem do Deus invisível e o primogênito de toda a criação.

Os verdadeiros filhos de Deus são estranhos ao mundo, porque não vivem segundo a carne, mas conforme o Espírito de Deus. (Rm 8,16. 26-27). É como nos fala S. Paulo: “Se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis” (Rm 8,13); pois, todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8,14).

Na verdade, S. Paulo nos ensina que já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de Vida os libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte. (Rm 8,1-2).

Muitos de nós, católicos, entendemos que pelo fato de termos sido batizado na Igreja, participarmos da Santa Missa, vivermos os sacramentos e estarmos sob a ascese devocional, somos filhos de Deus.

Muito cuidado para não nos enganarmos!... Os filhos e filhas de Deus não são deste mundo; ainda estão aqui, mas não pertencem a ele; pois são concidadãos dos santos e membros da família de Deus. Por isso, aguardam, dia e noite com alegria, a vinda do Senhor Jesus.

Ora, um filho ou filha de Deus está revestido (a) de Cristo (Gl 3,27); por isso, é cristo que vive nele (a). O verdadeiro filho de Deus vive sob a direção amorosa dos dons infusos (Is 11,2), exercíta-se, de fé em fé e em santidade, nos carismas do Espírito Santo (I Cor 12,8-10), vivencia a perfeição das virtudes da caridade de Cristo Jesus e, com Cristo, em Cristo e por Cristo, dá abundantes frutos de vida eterna.

São Francisco de Sales nos diz: “Alguns põem a perfeição na austeridade da vida, outros na oração, estes na freqüência dos sacramentos, aquele nas esmolas. Enganam-se. A perfeição consiste em amar a Deus de todo o coração”. È nessa direção que Jesus nos ensina, dizendo: “Assim brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,16).

Ora, os filhos e filhas de Deus devem ser prudentes e sóbrios: “Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus” (Ef 5,15-17). “Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor” (Cl 3,23-24).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário