segunda-feira, 15 de março de 2010

BOA NOVA DO SENHOR JESUS >> Confiança em Deus

A busca da salvação, como encontro com o Senhor Jesus, necessita, da parte de quem o procura, de esforço e dedicação de vida espiritual na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Outrossim, do frequente desejo da graça que se nos imprime na alma como natureza divina, e do amor incondicional a Deus, que nos leva à perfeição através do batismo de regeneração e renovação do Espírito Santo, conforme o exercício da fé, da esperança e da caridade, a fim de que, como nos ensina S. Paulo, estejamos revestidos do homem novo, criado por Deus na justiça e santidade verdadeira.
“Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor” (Jr 17,7). Por isso, é-nos necessário que tenhamos tal fé, tal esperança e fidelidade da irresistível graça do Senhor, semelhante a Gedeão, que na jornada de Madiã, com apenas 300 (trezentos) soldados venceu os numerosos exércitos dos madianitas e dos amalecitas.
Ora, Gedeão possuía um exército de 32.000 mil soldados, enquanto os exércitos dos inimigos eram bem maiores. Entretanto, o Senhor, entregando a Gedeão apenas trezentos homens, deu-lhe sabedoria, coragem e, sobretudo, confiança no Todo-poderoso Deus de Israel, pelo que Gedeão derrotou as tropas inimigas.
Ora, apesar das preocupações naturais de Gedeão e o enfrentamento da batalha, o Senhor falou ao seu coração e disse-lhe: “A gente que levas contido é numerosa demais para que eu entregue Madiã em suas mãos. Israel poderia gloriar-se à minha custa, dizendo: foi a minha mão que me livrou. Manda, pois, publicar este aviso para que todos o ouçam: quem for medroso ou tímido, volte para trás e deixe a montanha de Gelboé” (Jz 7,2-3). Vinte e dois mil homens voltaram, ficando ainda dez mil.
O Senhor disse novamente a Gedeão: “Ainda há gente demais. Faze-os descer às águas, e ali farei uma escolha. Aquele que eu te disser que irá contigo, este te seguirá; e aquele que eu não te designar, ficará”. Depois disso, “o Senhor disse a Gedeão: “Com os trezentos homens que lamberam a água, vos salvarei, e entregarei Madiã nas tuas mãos”.
Acolhamos este ensinamento, irmãos e irmãs, amados de Deus: O Senhor, nosso Deus, na estrada da porta estreita, com seu Filho Jesus, não quer nenhum tímido, nem medroso e nem aqueles cujas atitudes e ações não lhe agradam. Por isso que, dos 32.000 soldados que estavam acampados com Gedeão, na montanha de Gelboé, apenas trezentos homens sob seu comando, estavam aptos à salvação do seu povo. Acrescentemos, ainda, que nenhuma coisa é impossível a Deus (Lc 1,37) e o que ao homem é impossível, é possível a Deus (Mt 19,26), porque tudo é possível ao que crê (Mc 9,23) e se coloca nas mãos do Senhor como instrumento de providência e de plena realização de sua vontade.
Observemos irmãos e irmãs, como é importante sermos vigilantes, com cuidado sobre nós mesmos, como sábios prudentes e fiéis que, ciosamente procuram conhecer qual seja a vontade de Deus, para que estejamos, constantemente, revestidos do Espírito Santo, a fim de que, de todo o coração, proclamemos os louvores do Senhor.
Olhe, precisamos compreender à luz da fé, da esperança e da caridade do amor do Pai e do Filho, como Deus é bom e como eterna é a sua misericórdia; porque você, Senhor, contribui com 99% para nossa salvação, e deixou a parte de nossa luta, de busca e entrega incondicional, reduzida em apenas 1%. É que você, Senhor, nos ama muito e quer que o pecador se converta e seja salvo.
Vinde, Senhor em auxílio às nossas fraquezas e limitações! Socorrei-nos conforme a multidão de vossas misericórdias. Conservai-nos como guerreiros da vitória dos 300 (1%), para que ao final de tudo possamos dizer com muita alegria: Fizemos tudo quanto nos foi dado para fazer, com fé e confiança no autor da vida. Agora, pois, somos apenas servos inúteis (Lc 17,10), visto que conquistamos a vida eterna como conquista que o Senhor mesmo lutou e venceu para nós; pois apenas depositamos nossa confiança e esperança nele, que tudo vence por amor.

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário