quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Moções do Amor

  

espirito-santo.jpgMoções do Espírito Santo

Moção, no sentido espiritual, é a maneira como o Espírito Santo move a razão dos corações convertidos, através dos dons infusos (Is 11,2), suas ferramentas de santificação das almas.
Podemos considerar moções de características um pouco diferentes. Assim, há moções divinas que, a nosso ver, são mais abrangentes, como, por exemplo: a criação, a salvação etc., e há moções específicas, que se evidenciam mais como atividade de uma das pessoas da SS. Trindade. Claro está que toda ação divina é conjunta; mas, para melhor entendimento, muitas vezes dizemos: foi Deus que fez isto ou, foi o Pai, e ainda: devo isto a bondade do Senhor Jesus e, ainda, muitas vezes: graças ao Espírito Santo que me revelou tais coisas etc. Então podemos afirmar  que há moções sobre as quais não dispomos ainda de espiritualidade capaz de distinguir que pessoa divina, através do espírito Santo, moveu nossa razão; mesmo porque é como se fosse uma moção universal, isto é, do Pai ou do Filho, como se não fosse Deus em si mesmo: uma moção  única: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30).
Entretanto, as moções santificadoras das almas são realizadas através do Espírito Santo. Ainda assim, é Deus Pai que realiza tudo em todos. (Jo 14,15-17).
Consideremos, também, como moções qualquer movimento  do amor em nossas vidas, quer sejam noção de moções,  inspirações e/ou revelações etc.
Que atividade o Espírito Santo realiza em nossa vida interior com objetivo de nos santificar?
-Ele nos leva ao Senhor Jesus!
Jo 6,37.44:- Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora. (44): Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia.
- Ele nos inspira, ensina, repreende, corrige, forma na justiça e nos capacita (II Cor 3,5) a perfeição e a toda obra boa (I Tm 3,16-17).
- Ele nos ensinará todas as coisas (Jo 14,26).
- Ele nos convencerá quanto ao pecado, à justiça e ao juízo (Jo 16,8).
- Ele nos guiará no caminho da verdade integral (Jo 16,13).
_ Ele nos conduzirá como filhos de Deus (Rm 8,14).
- Ele estará em nós no seio da graça, do amor do Pai e do Filho, para nos plenificar na vida da fé, da esperança e do amor eterno de Deus.
Mas, quando falamos de moções do Espírito Santo, na verdade, referimo-nos a algo muito especial, isto é, de como o Espírito de Deus nos move a razão com seus dons de santificação,  objetivando santificar, principalmente, as faculdades da inteligência e da vontade do homem espiritual.
Na verdade, Deus em si mesmo se basta; mas, como Pai amoroso, em tudo opera para que retornemos ao princípio de suas perfeições; pois Deus é unidade (Dt 4,35-39; 6,4; Is 45,5). Simplicidade (Dt 4,12; Is 31,3; Jo 4,29). Ubiquidade (Sb 1,7; Jr 23,24). Eternidade (Gn 21,33;  Ex 15,18; Dt 32,40) e Imutabilidade (Nm 23,19; Ml 3,6; Tg 1,17).
Meditar sobre estas verdades é ter a visão de duas distâncias incomensuráveis, mas perfeitamente concebíveis: à distância entre o ódio e o amor, diante da ausência de Deus e a graça da redenção em nosso Senhor Jesus Cristo.
A segunda é o retorno ao paraíso, caminho de santificação, obra do Espírito Santo (Hb 12,14); encontro do céu com a terra, intimidade de corações no amor divino, moções circulares, complemento da lei divina. (Rm 13,10).
04. A intimidade com Deus.
Todas as perfeições que o Senhor quer que alcancemos (Mt 5,48) para nossa salvação e santificação da alma, são obras da fé em Jesus Cristo, vínculo da realidade  do coração do Pai, a caridade (Col. 3,14) com a qual o Espírito Santo, através de suas moções, conduz-nos, em Cristo Jesus, a santidade divina (I Pd 1,14-16).   
Ora, quando o homem se encontrava no paraíso de delícias, ali era o único local sobre a terra onde podia conversar com Deus, na mais estreita intimidade de pai com filho.
Extinto o paraíso, em virtude do pecado, o Pai eterno, pela redenção em Cristo, o restabeleceu, transportando-o ao interior do coração de cada um de seus filhos e filhas.
Hoje, portanto, só existe um local de encontro e de intimidade do homem com seu Senhor sobre a terra, o paraíso do seu coração, onde a presença do Senhor é constante (Jo 14,16), pelo Espírito do amor que nos assiste e nos move através da santificação de seus dons. Assim, se quisermos conhecer melhor a forma santa e divina como o Espírito de justiça, paz e alegria (Rm 8,14) nos movem em seus Dons. Abramos, pois, nossos corações ao Senhor Jesus Cristo, peçamos-lhe com orações e súplicas, que nos restabeleça a condição interior, os olhos do coração e, então veremos com que suavidade e doçura de amor o Espírito Santo moverá nossas vidas,  a partir do núcleo vital, para que sejamos todos, em Cristo, a glória do Pai das luzes.
Ora, para que o Santo Espírito realize a obra do amor do Pai e do Filho em nossos corações de almas apaixonadas, é necessário que haja acolhida, porque somente assim possui-nos e se dá como posse.
“O Espírito Santo entra no mais íntimo do nosso ser, possui-nos e se deixa possuir por nós e, no divino abraço de amor, realiza em nossas almas a luminosa transformação que deseja”. (Dom Luis M. Martinez”.
João C. Porto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário