segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Demônio


CURSO DA BÍBLIA SAGRADA

CBS    07

O Demônio

01. Quem é Satã, Lúcifer ou Satanás?

É o adversário de Deus e nosso inimigo. Satã significa adversário, aquele que é contrário, aquele que se opõe a outrem.

Analisemos este trecho do Evangelho de Mateus: “Jesus, voltando-se para Pedro, disse-lhe: retira-te de mim, Satanás; tu me serves de escândalo, porque não tens a sabedoria das coisas de Deus, mas dos homens” (Mt 16,23).

A pessoa de S. Pedro, certamente, não era adversário de Jesus. São Pedro também não era Satanás. Além de Pedro ser um homem simples e bom, era apóstolo de Jesus. No entanto a idéia que Pedro sugeriu a Jesus (que ele não fosse a Jerusalém para sofrer nas mãos dos fariseus e saduceus, morrer e ressuscitar ao terceiro dia) é que era totalmente contrária à vontade de Deus. O pensamento de São Pedro, baseado na sabedoria e amor humano, foi chamado de Satanás pelo Mestre, porque se opunha aos desígnios de amor do Pai, em Cristo Jesus, para conosco.

Satanás é conhecido como chefe dos demôniols, podendo-se, assim, concluir que ele possuía anjos maus sob seus domínios. O objetivo de sua obra é destruir a criação de El Shadday (Deus Todo-poderoso), o Deus Onipotente, Único e Verdadeiro.

02. Quem são os demônios?

São os anjos ou espíritos que, juntamente com Satanás, se rebelaram contra Deus, na frustrada tentativa de ser igual ao Deus Altíssimo.

“A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: filho do homem, entoa um cântico fúnebre sobre o rei de Tiro, e dize-lhe:
Eis o que diz o Senhor Javé: Eras um selo de perfeição, cheio de sabedoria, de uma beleza acabada. Estavas no Éden, jardim de Deus, estavas coberto de gemas diversas: sardônica, topázio e diamante, crisólito, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda; trabalhados em ouro. Tamborins e flautas estavam a seu serviço, prontos desde o dia em que foste criado.
Eras um querubim protetor colocado sobre a montanha santa de Deus; passeavas entre as pedras de fogo. “Foste irrepreensível em teu proceder desde o dia em que foste criado, até que a iniqüidade apareceu em ti” (Ez 28,11-15).

“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamada Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos” (Ap 12,7-9)
Devido a esse propósito absurdo, Satanás e seus demônios foram castigados, e privados da visão beatífica para a qual foram criados. Não havendo mais lugar para eles nos céus, foram lançados nos tártaros eternos (Ap 12,8).

Embora a palavra Satanás refira-se ao querubim decaído (Ez 28,14-15), ela é também utilizada para designar outros demônios:

“Apresentaram-lhe, depois, um possesso cego e mudo. Jesus o curou de tal modo, que este falava e via. A multidão, admirada, dizia: “Não será este o filho de Davi?”Mas, ouvindo isto, os fariseus responderam: “É por Beelzebul, chefe dos demônios, que ele os expulsa.” Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, disse: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído. Toda cidade, toda casa dividida contra si mesmo não pode subsistir. Se Satanás expele Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, pois, subsistirá o seu reino?”(Mt 12,22-26).



Ora, demônio ou diabo são palavras que se referem aos anjos que pecaram antes da criação de Adão e Eva, sendo, por isso, condenados por Deus ao inferno, que é um lugar de tormenta eterna.

03. Em que situação de poder ficou os anjos decaídos?

Após a queda devido ao livre arbítrio, os anjos decaídos perderam a graça santificante, mas conservaram inteligência e poder, embora esses atributos estejam limitados pelo poder de Deus. Eles passaram a usar essa inteligência e poder limitados para a prática exclusiva do mal.

“Ainda não vos surpreendeu nenhuma tentação que não fosse humana; e Deus é fiel, o qual não permitirá que sejais tentados além do que podem as vossas forças; antes fará que tireis ainda vantagem da mesma tentação, para a poderdes suportar” (I Cor 10,13).

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8,31).

“Tudo posso naquele que me conforta” (Fl 4,13).

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o defensor da minha vida, diante de quem temerei?” (Sl 26,1).

04. Porque pecaram Satanás e seus anjos?

A Igreja sempre nos tem ensinado que eles pecaram por orgulho, ao desejarem criar um trono para si, acima do trono do Altíssimo. Por causa dessa idéia absurda de Lúcifer, é que ainda hoje estamos sofrendo.

O teólogo espanhol, Suarez, no entanto, afirma que o pecado deles (Lúcifer e seus demônios) consistiu em não aceitar, certamente por orgulho e vaidade, a justa adoração ao Verbo de Deus feito homem, quando o Senhor reunindo a corte celestial antes da criação, teria revelado e anunciado o mistério da encarnação.

05. Embora sendo espíritos, portanto sem formas por nós conhecidas, os demônios podem assumir aspectos corpóreos de gente ou animais.

A palavra de Deus nos ensina que sim, inclusive em forma de serpente ou bodes selvagens.

“O Senhor Deus disse à mulher: “Por que fizeste isso?”– “A serpente enganou-me, - respondeu ela – e eu comi.” Então o Senhor Deus disse à serpente:     “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. Porei ódio entre ti e a mulher, entre tua descendência e a dela. “Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3,13-15).
“Nela se encontrarão os demônios com os onocentauros, e os sátiros gritarão uns para os outros; ali se deitará a lhama, e encontrará o seu repouso” (Is 34,14 = Vulgata).

06. As pessoas podem ser controladas e/ou possuídas pelos demônios?

Certamente! Como exemplos podemos citar o endemoniado de Gerasa (Mc 5,1-17) e o menino possesso que o pai levou a Jesus para que fosse curado ou, noutras palavras, para que o Senhor expulsasse dele o demônio, que o perturbava, causando nele convulsões como se fosse epilepsia, (Mc 9,14-27).

07. Como vivem esses espíritos maus?

No inferno, que são trevas, lugar de terror e sofrimento eterno. Satanás e seus demônios não desfrutam das delícias celestiais.

“E, quando estava no tormento do inferno, levantando os olhos, viu ao longe Abraão e Lázaro no seu seio. Gritando, disse: Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo para refrescar a minha língua, pois sou atormentado nesta chama (Lc 16,23-24). Além disso, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de aí passar para nós” (Lc 16,26).

Quem estuda as Escrituras e nelas procura aprofundar-se sobre a demonologia, pode observar que tais espíritos distantes da luz divina ocupam lugares desertos, além de se agruparem entre si.

“Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio” (Mt 4,1; Lc 11,24-26).
“Quando um espírito imundo sai de um homem, anda por lugares deserto, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: voltarei para minha casa, donde saí. E, quando vem, a encontra desocupada, varrida e adornada. Então vai, toma consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habita ali; e o último estado daquele homem torna-se pior que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa” (Mt 12,43-45).

Isto quer dizer que o nosso coração deve estar sempre preenchido pelo Espírito Santo de Deus; pois, no momento em que ele vier a se tornar árido ou vazio da graça salvífica, virará um deserto, lugar apropriado para a morada dos espíritos das trevas. O que não procede de Deus é próprio do demônio e de seus anjos.

08. Que outros nomes têm Satanás?

Satã ou Satanás é também conhecido por demônio ou diabo; o “encardido”, como costumava dizer o Pe. Leo. Na verdade são muitos nomes atribuídos ao chefe dos anjos maus.

09. Por que a morte entrou no mundo?

Por causa da inveja de Satã, quando, nos tempos de sua perfeição, sendo querubim de profundo conhecimento da ciência de Deus, quis ser adorado como Deus.

“Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio, prová-la-ão” (Sb 2,24)

A atual preocupação de Satã é não permitir que o Espírito Santo possa esculpir, no interior mais íntimo do homem, a semelhança de Deus, isto é, a alma de santidade, que perdemos no paraíso, através de nossos primeiros pais.

Quanto ao “partido dele,” entre outras atividades diabólicas, são do conhecimento geral as diversas formas de espiritismo, que, disfarçadamente, renovaram o culto ao diabo, culto esse, ao que parece espalhado hoje pelo mundo inteiro.

Convém ainda repetir que a ação de Satã é, irreversivelmente, sempre contrária à atividade do amor firme e invencível do Deus eterno e poderoso, El Shadday.  Aliás, como já dissemos, a palavra demônio tem origem grega e significa tudo o que é contrário, o outro lado, o inimigo, o adversário. Ele se apodera de tudo o que não procede de Deus para o seu prveito próprio. Por isso é que se observa no mundo um sem número de espiritualidades. Tudo criado de forma engenhosa e terrivelmente enganosa para, com artimanhas religiosas, perder as almas dos filhos da luz.

São os demônios, por orientação de Satanás, os fomentadores de todo tipo de seitas e/ou falsas religiões, ou ainda de sociedades fechadas, sob a guarda do ocultismo, do esoterismo e de toda sorte de magia, seja ela branca ou negra. As pessoas que enveredam por tais caminhos ficam geralmente tão envolvidas que, não fosse à grande misericórdia de Deus, contida na Sua palavra e na verdade que é Jesus Cristo, jamais teriam condições de retomar o caminho da luz eterna.

O mundo da magia, do engano, da ilusão e da mentira, exerce um fascínio sobre as pessoas e, muitas vezes, utiliza-se do nome de Deus e de Jesus para encobrir, sob um pseuda aparência de caridade, a obra das trevas.

Assim é que controle mental, astrologia, ioga, espiritismo de qualquer nível, bruxarias, filosofias, seitas orientais ou coisas semelhantes são obras do deserto por onde vagueiam os espíritos espalhados pelos ares. São obras próprias de Satã e de seus demônios. As citações de Dt 18, 9-13 e de Gl 5,19-21 servem, entre outras, como amostragem do que foi dito.

É importante sabermos dessas coisas para que possamos concluir, à luz das Escrituras Sagradas, que, sem o Senhor Jesus Cristo no coração como centro de nossa vida, não há salvação. Sem Ele, nada poderemos realizar de justo, puro, santo e perfeito, como está escrito.

“Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).

Assim, o homem de Deus terá que fazer, incondicionalmente, uma entrega do espírito, alma, coração e todo o seu ser ao Senhor Jesus, vivendo o Reino de justiça, paz e alegria do Espírito Santo (Rm 14,17), a partir da palavra da verdade integral (Jo 16,13).

“Toda a Escritura, divinamente, inspirada por Deus, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (II Tm 3,16-17).

10. Satanás é citado na Bíblia por muitos motivos e razões que devemos conhecer.

Ele não é apenas um simples adversário, mas também aquele que nos acusa diante de Deus.

“O Senhor mostrou-me o sume-sacerdote Josué, de pé diante do anjo do Senhor; Satã estava à sua direita como acusador” (Zc 3,1).

Satanás é conhecido também como um anjo decaído, que perdeu a graça de Deus e tornou-se, por isso, o príncipe das trevas.

“Os anjos que não tinham guardado a dignidade de sua classe, mas abandonado os seus tronos, ele (Deus) os guardou com laços eternos nas trevas para o julgamento do Grande Dia” (Jd 6).

Satanás e seus anjos são todos espíritos maléficos, que procuraram destruir nossa paz e nossa vida de graça.

“Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles” (Jó 1,6).

Satanás também é conhecido como príncipe do mundo e dos ímpios, por ter obras que se coadunam com o comportamento natural do homem sobre a terra.

“Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer o desejo do vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44).

“Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo” (Jo 12,31).

“Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, o qual não tem em mim coisa alguma” (Jo 14,30).

“E vós outrora estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes” (Ef 2,1-2).

Satanás e seus anjos procuram a todo custo tentar os homens, conduzindo-os para o mal.

“A serpente disse a mulher: “É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim”? (Gn 3,1b).

“Não vos recuseis um ao outro, se não de comum acordo, durante algum tempo, para vos aplicardes a oração; e de novo tornai a coabitar, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência” (I Cor 7,5).

“Para não sermos surpreendidos por Satanás, pois que não ignoramos os seus desígnios” (II Cor 2,11).

Satanás e seus demônios procuram fazer o mal a pessoas e povos.

“Levantou-se, pois, Satanás contra Israel e incitou Davi a fazer o recenseamento de Israel” (I Cr 21,1).

“Satanás, pois, tendo saído da presença do Senhor, feriu Jó com uma chaga horrível, desde a ponta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2,7).
“Alguns se encontram à beira do caminho, onde ela é semeada; apenas a ouvem, vem Satanás tirar a palavra neles semeada” (Mc 4,15).

Sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, anda ao redor como um leão que ruge, buscando a quem devorar” (I Pd 5,8).

Satanás e seus anjos não são preguiçosos, desde que o trabalho seja para destruir a obra de Deus; nesse sentido são diligentes e operosos no caminho do mal.

Disse, pois, o Senhor a Satanás: pois bem, tudo o que ele tem está em teu poder; somente não estendas a tua mão contra ele. Satanás saiu da presença do Senhor “(Jó1,12).” O Senhor disse a Satanás: aí o tens a tua disposição; somente poupa-lhe a vida” (Jó ,2,6).

O demônio, felizmente, opera em nós de forma diferente da operação do Espírito Santo. Este, com o nosso consentimento, é o único espírito que tem acesso direto ás faculdades do nosso espírito e, pela graça de Deus, habita em nosso coração; pois, pelo batismo que recebemos na Igreja do Senhor – Igreja Una Santa, Católica e Apostólica – tornamo-nos templos de Deus. E glória a Deus por isso!

“Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Cor 3,16).
Na verdade, até nosso corpo é templo do Espírito Santo!... (I Cor 6,19-20).

QUESTIONÁRIO PARA APROFUNDAMENTO ESPIRITUAL

11. Como o diabo é chamado nos textos citados a seguir?

Evangelho de São Mateus – Cap. 4, Vers. 3.
Evangelho de São Mateus – Cap. 9, Vers. 34.
Evangelho de São João – Cap. 12, Vers. 31.
Epístola aos Efésios – Cap. 2, Vers. 2.
Segunda Epístola aos Coríntios – Cap. 4, Vers. 4.

12. Quais são as características do diabo?

Evangelho de São João – Cap. 8, Vers. 44.

13. Qual é a atividade de Satanás, segundo as citações abaixo?

Evangelho de São Lucas – Cap. 8, Vers. 12.
Primeira Epístola de São Pedro – Cap. 5, Vers. 8.
Livro do Apocalipse – Cap. 12, Vers. 9.

14. Como Satanás é capaz de se disfarçar?

Segunda Epístola aos Coríntios – Cap. 11, Vers. 14.

15. O que diz a primeira Epístola de São João?
                                                                               
    Primeira Epístola de São João – Cap. 3, Vers.8.

16. Por qual meio Cristo triunfou sobre o poder diabólico?

Epístola aos Colossenses – Cap. 2, Vers. 15.

17. Que devemos fazer quando Satanás nos tenta?

Epístola de São Tiago – Cap. 4, Vers. 7.
Primeira Epístola de São Pedro – Cap. 5, Vers. 9.

18. Que diz o Evangelho de São Mateus?

Evangelho de São Mateus – Cap. 25, Vers. 41.

19. O que o Deus da paz fará em relação a Satanás?

Epístola aos Romanos – Cap. 16, Vers. 20.

20. Copie e reflita sobre o texto seguinte.

Epístola aos Efésios – Cap. 6, Vers. 11.

Observações: Faça o estudo e as necessárias anotações, se possível, guardando-as no coração.

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário