CURSO DA BÍBLIA SAGRADA
CBS Nº 06
Os Anjos de Deus
01.
Quem são os anjos do Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó? Do Deus dos santos
profetas, do Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Pai?
São espíritos puros que atuam como
mensageiros divinos. Mensageiros enviados por Deus, para:
- anunciar sua
vontade;
- corrigir;
- punir;
- ensinar;
- repreender;
- consolar.
“Não são todos os anjos espíritos ao
serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a
salvação”? (Hb 1,14).
02.
Qual a origem do vocábulo “anjo”?
No hebraico, existe a palavra Mal ãk e
no grego a palavra Angelos, ambas significando mensageiro, enviado. Elas significam apenas a função do enviado,
sem nada dizer sobre a origem, a natureza ou o caráter deles.
Já a palavra latina Angelus, de onde se originou a palavra portuguesa Anjo, tem sentido mais completo,
significando enviado de Deus ou Mensageiro Divino.
Como se pode ver, ela traduz não só a
finalidade ou função do anjo mas,
também, sua origem celestial. Na Vulgata, que é a versão latina da Bíblia, a
palavra Angelus é empregada para se
referir aos anjos, enquanto há outra palavra (Nuntius) para se referir a mensageiros humanos.
03.
Para que foram criados os anjos?
Para bendizer, louvar, amar, adorar e
servir a Deus, Criador de todas as coisas.
“Bendizei o Senhor vós todos os seus
anjos, ministros de Deus, enviados para exercerem seu ministério em favor
daqueles que hão de receber a herança da salvação” (Hb 1,14).
“Louvai o Senhor, vós que estais nos
céus; louvai-O nas alturas. Louvai-O, vós, todos os seus anjos; louvai-O, vós,
todas as potestades” (Sl 148,1-2).
“O Senhor teu Deus adorarás e a Ele só
servirás” (Mt 4,10b).
São Paulo nos diz que os anjos são
espíritos, ministros de Deus, enviados para exercerem seu ministério em favor
daqueles que hão de receber a herança da salvação (Hb 1,14).
Os anjos têm, portanto, grande
importância em nossas vidas, nós que somos Igreja viva do Senhor e Salvador
Jesus Cristo.
Assim, nós, que vivemos os tempos da
plenitude, devemos fazer o estudo dos anjos sob quatro aspectos fundamentais,
todos eles expressando o relacionamento dos anjos com Deus ou com as obras de
Sua criação:
1. O relacionamento dos anjos com Deus;
2.
A hierarquia angelical;
3. Os anjos na vida terrestre do Senhor
Jesus Cristo.
4. Os anjos na vida da Santa Igreja do
Senhor.
1. Os anjos e seu relacionamento com
Deus.
Quanto a este aspecto, existem quatro
teorias.
1.1
– A teoria da Identidade.
O anjo se identifica com Deus. O anjo é
igual a Javé, pois o Senhor, às vezes, se apresentava entre nós entre nós em
forma de anjo.
Na visita dos três anjos a Abraão, em
sua tenda, um dos três, aquele que não seguiu para Sodoma ao encontro de Lot,
mas ficou dialogando com Abraão sobre a destruição de Sodoma e Gomorra, era o
próprio Senhor. (Gn 18,22-33).
No sacrifício de Isaac, o anjo que dos
céus chamou Abraão, dizendo-lhe que não tocasse no menino e que não lhe fizesse nenhum mal, acrescentou: “...
agora conheci que temes a Deus e não perdoaste o teu filho por amor de mim” (Gn
18,22-33). O anjo falou como se fora o próprio Deus.
Na sarça ardente, o Senhor apareceu a
Moisés numa chama de fogo que saía do meio da sarça sem consumi-la. Dalí, o
Senhor falou a Moisés, como em forma de serafim (Ex 3,2).
1.2.
Teoria da Representação.
Nesta teoria, defendida por S.
Agostinho, o anjo, distinto de Javé, representa Deus. O anjo é de fato um mensageiro,
enviado de Deus, representante de Javé, tanto no poder e sabedoria como na ação
e verdade de Sua palavra, sempre obediente ao anúncio da vontade do Altíssimo.
O Senhor enviou Seu anjo com a missão
específica de acompanhar a frente de Moisés, para protegê-lo durante a
caminhada e para introduzi-lo na terra que havia preparado para o Seu povo (Ex
23,20). Deus disse a Moisés: “Respeita-o,
ouve a sua voz, e vê que não o desprezes; porque ele não te perdoará se
pecares, e o meu nome está nele” (Ex 23,21).
1.3.
Teoria do Logos.
Por essa teoria, o anjo do Senhor
identifica-se com a sabedoria de Deus.
“Porém o anjo disse-lhes: não temais
porque eis que vos anuncio uma boa-nova, que será de grande alegria para todo o
povo: nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é o Cristo, o
Senhor” (Lc 2,10-11).
1.4.
Teoria da Interpolação.
Por essa teoria, o anjo do Senhor
posiciona-se entre Deus e Sua criação, como mensageiro, pronto para executar o
poder de Sua palavra, a voz de Suas ordens.
“O anjo do Senhor acampa em volta dos
que o temem e os livrará” (Sl 33,8).
“Porque mandou aos seus anjos acerca de
ti que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos,
para que não tropeces em alguma pedra” Sl 90,11).
Como se vê, todas essas teorias
angelicais correspondem a ângulos da atividade celestial. No conjunto, o anjo é
tudo isso, representando o Deus Altíssimo, preenchendo todas as atividades
multiformes de Sua Divina Majestade. É como se fosse o próprio Deus, arauto de
El Shadday, para consumar toda a vontade, sabedoria e poder do próprio Deus
onipotente, Senhor de tudo.
Há de se considerar, no entanto,
diferente e distinta a ação dos anjos em nosso favor, com relação à atividade
do Espírito Santo. A ação deste, para nos santificar como complemento da ação
salvadora de Cristo é superior e mais sublime.
2. A Hierarquia Angelical.
Neste aspecto, julgamos mais coerente e
de mais fácil assimilação adotar a divisão a seguir, apesar da existência de
várias conotações. Muitos estudiosos preferem dividir os nove coros angelicais
em apenas três hierarquias.
2.1
Anjos da Primeira Hierarquia.
2.1.1. Serafins – Corresponde à bondade de Deus. São abrasados de amor.
“Os serafins se mantinham junto dele.
Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro
cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam:
“Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! “A terra inteira proclama a
sua glória” (Is 6,2-3).
“Moisés apascentava o rebanho de Jetro,
seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do
deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. O anjo do Senhor apareceu-lhe
numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas
não se consumia. “Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse
extraordinário espetáculo, e saber por que a sarça não se consome. Vendo o
Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés,
Moisés!” – “Eis-me aqui!” respondeu ele. E Deus: Não te aproximes daqui, tira
as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra
santa. Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu Pai, o Deus de Abraão, o Deus de
Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto e não ousava olhar para Deus”
(Ex 3,1-6).
As serpentes ardentes também eram
querubins!... (Nm 6,4-9; I Cor 10,9).
2.1.2. Querubins – Correspondem à sabedoria de Deus. São conhecedores da
ciência divina.
“E expulsou-o; e colocou ao oriente do
jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o
caminho da árvore da vida” (Gn 3,24).
“Ali virei ter contigo, e é de cima da
tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei
todas as minhas ordens para os israelitas” (Ex 25,22).
2.1.3. Tronos – Correspondem à reverência. Iluminam os fiéis. Devemos
invocar sua proteção.
“Nele foram criadas todas as coisas nos
céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, Dominações,
Principados, Potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1,16).
2.2.
Anjos da Segunda Hierarquia.
2.2.1. Dominações – Correspondem ao poder de operar. Iluminam os
missionários e professores na execução de suas tarefas. Os mestres e os
missionários devem invocá-los a fim de adquirirem o poder necessário para a
operação de seus ministérios.
“Nele foram criadas todas as coisas nos
céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, Dominações,
Principados, Potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1,16).
“acima de todo principado, potestade,
virtude, dominação e de todo o nome que possa haver neste mundo como no futuro”
(Ef 1,21).
2.2.2. Virtudes – Correspondem ao poder de executar. Têm a
responsabilidade de vencerem todo o inimigo com sua força. Devemos recorrer às
virtudes para vencer o poder do mal. As virtudes nos ajudam a ter virtudes.
“acima de todo principado, potestade,
virtude, dominação e de todo o nome que possa haver neste mundo como no futuro”
(Ef 1,21).
2.2.3. Potestades – Correspondem ao poder de expedir. Iluminam os
sacerdotes, os que estão necessitando do poder de Deus. Os sacerdotes devem
invocá-los constantemente.
“acima de todo principado, potestade,
virtude, dominação e de todo o nome que possa haver neste mundo como no futuro”
(Ef 1,21).
“Nele foram criadas todas as coisas nos
céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, Dominações,
Principados, Potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1,16).
2.3.
Anjos da Terceira Hierarquia.
2.3.1. Principados – Correspondem ao poder de reger. Segundo a piedade
cristã, são eles que guardam a Igreja. São responsáveis pelas dioceses, as
nações, países e estados. São eles que guardam o Santíssimo Sacramento e estão
presentes durante a Missa.
“acima de todo principado, potestade,
virtude, dominação e de todo o nome que possa haver neste mundo como no futuro”
(Ef 1,21).
“Nele foram criadas todas as coisas nos
céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, Dominações,
Principados, Potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1,16).
“Pois estou persuadido de que nem a
morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o
futuro, nem as potestades,” (Rm 8,38).
2.3.2. Arcanjos – São os anjos das grandes notícias. Anunciam a vontade de
Deus. São também combatentes, vencedores das grandes batalhas.
“e ouviu uma voz humana vinda do meio de
Ulai: Gabriel, gritava, explique-lhe a visão” (Dn 8,16).
“não havia terminado essa prece, quando
se aproximou de mim, num relance (era a hora da oblação da noite), Gabriel, o
ser que eu havia visto antes em visão” (Dn 9,21)
“Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia
de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28).
“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus
anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas
não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado
o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do
mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos” (Ap 12,7-9).
Dos sete arcanjos só se conhecem o nome
de três:
Gabriel (Força de Deus); Miguel (Quem é com Deus), Rafael
(Cura de Deus e/ou Medicina de Deus).
2.3.3. Anjos – Mensageiros, ministros e criaturas de Deus. O papel do anjo
da guarda é velar.
“Nas visões de meu espírito, quando no
meu leito, vi também um santo vigilante que descia do céu” (Dn 4,10).
Obs.: ...um ser celestial!... Trata-se
de um anjo.
Os anjos nos ajudam nos negócios
temporais, protegem-nos dos perigos e nos cumulam de todos os bens.
“Ele levou-me e trouxe-me em boa saúde;
foi receber o dinheiro de Gabael; fez-me ter uma mulher e afugentou dela o
demônio; encheu de alegria os seus pais; livrou-me de ser devorado pelo peixe,
e fez-te rever a luz do céu; enfim, ele cumulou-nos de toda a sorte de benefícios.
Que presente poderia igualar a tudo isso?” (Tb 12,3).
Os anjos apresentam as nossas orações ao
Deus dos Exércitos.
“Quando tu oravas com lágrimas e
enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em
tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava
as tuas orações ao Senhor” (Tb 12,12).
Os anjos afastam de nós as tentações do
inimigo e as más sugestões do demônio.
“Nesse momento o anjo Rafael tomou o
demônio e prendeu-o no deserto do Alto Egito” (Tb 8,3).
Os anjos do Senhor nos amparam no
momento da morte, sobretudo os que lhes foram devotos. Eles nos introduzem no
céu ou no purgatório.
É certamente por isso que São Boaventura
nos exorta a que tenhamos reverência,
agradecimento e amor para com os
anjos do Deus Altíssimo.
3.
Os anjos na Vida Terrestre de Jesus Cristo.
Desde a anunciação a Virgem Maria,
passando pela rolagem da pedra do sepulcro onde o Senhor estava sepultado, até
a ascensão aos céus, os anjos estiveram presentes na vida terrestre de Jesus.
“Eis que houve um violento tremor de
terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela”
(Mt 28,2).
“Enquanto o acompanhavam com os seus
olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos
de branco, que lhes disseram: “Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar
para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do
mesmo modo que o vistes subir para o céu” (At 1,10-11).
Vejamos
algumas dessas passagens:
O anjo Gabriel anunciou a Virgem Maria
que ela fora escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus (Lc 1,26-27).
Um anjo do Senhor apareceu em sonhos a
José, exortando-o a que recebesse Maria como esposa, visto que sua gravidez era
obra do Espírito Santo (Mt 1,20).
Ainda em sonhos, o anjo do Senhor
orienta José na sua fuga para o Egito, acompanhado de Maria e do Menino (Mt
2,13-19).
Depois da tentação do Senhor Jesus, no
deserto, os anjos aproximaram-se DELE para servi-lo (Mt 4,11).
O anjo do Senhor confortou a Jesus na
Sua agonia no Getsêmani (Luc 22,43).
Os anjos foram enviados por Deus no
sepulcro do Senhor, para testemunhar Sua ressurreição (Jo 20,12).
4.
Os anjos na Vida da Santa Igreja do Senhor.
Do dia de Pentecostes, quando nasceu a
Igreja – o esplendor da glória de Deus – aos nossos dias, dias de tempos
plenificados pela graça do Senhor Jesus Cristo, os santos anjos de Deus têm
participado da ação do Espírito Santo sobre a Igreja e sobre nossos corações.
Se não vejamos:
- Um anjo do Senhor abriu as grades da
prisão, à noite, para libertar os que estavam presos por inveja da parte dos
Saduceus (At. 5,19).
- Um anjo do Senhor visita Cornélio,
instruindo-o a enviar mensageiro a Jope para chamar Simão Pedro, que se
encontrava na casa de Simão, o curtidor, a fim de que Jesus, o Salvador lhe
fosse anunciado (At. 10,3-6).
- Os anjos se alegram quando os
pecadores se convertem (Lc 15,10).
- No fim do mundo, os anjos virão
separar os maus dos justos (Mt 13,490.
- Os sacerdotes são anjos do Senhor,
Deus dos Exércitos (Ml 2,7).
Na verdade, nós que vivemos segundo o
espírito de Cristo somos Sua Igreja viva e nos aproximamos de grandes riquezas
celestiais.
Aproximamo-nos:
- da cidade do Deus Vivo;
- da multidão de milhares de anjos;
- da Igreja dos primogênitos inscritos
nos céus;
- do Deus, Juiz de todos;
- dos espíritos dos justos perfeitos;
- de Jesus, mediador da nova aliança;
- da aspersão daquele sangue que fala
melhor que o de Abel. (Hb 12,22-26).
Pela excelência do nome de Deus, que
está em seus filhos (Jó 1,6), nós, que acreditamos na comunhão dos santos,
devemos aos anjos um culto de veneração chamado Dulia. Este culto é diferente do culto de hiperdulia (veneração maior), que tributamos a nossa Senhora. A
Deus, único ser digno de adoração, prestamos um culto de latria (adoração exclusiva ao Deus Altíssimo, criador do céu e da
terra e de tudo o que há neles).
QUESTIONÁRIO PARA APROFUNDAMENTO ESPIRITUAL
Segunda Epístola de S. Pedro – Cap. 2,
Vers. 4.
05.
Como são chamados os anjos de Deus na Bíblia Sagrada?
Livro de Jó – Cap. 1, Vers. 6 (Jó 1,6).
06.
Como são conhecidos os anjos em sua atividade, segundo o exercício da vontade
de Deus?
Salmos – Cap. 102, Vers. 20;
Evangelho de S. Mateus – Cap. 13, Vers.
49;
Evangelho de S. Mateus – Cap. 26, Vers.
53.
07.
Que fazem os anjos de Deus em favor daqueles que o temem?
Salmos – Cap. 33, Vers. 8.
Salmos – Cap. 90, Vers. 11.
Gênesis – Cap. 16, Vers. 7.
Gênesis – Cap. 21, Vers. 17.
Gênesis – Cap. 22, Vers. 11.
Gênesis – Cap. 19, Vers.17.
Daniel – Cap. 3, Vers. 49.
Daniel – Cap. 6, Vers. 23.
Tobias – Cap. 5, Vers. 6-22.
Atos dos Apóstolos – Cap. 10, Vers. 19.
Atos dos Apóstolos – Cap. 12, Vers. 7.
Atos dos Apóstolos – Cap. 10, Vers. 3.
Evangelho de S. João – Cap. 5, Vers. 4.
Evangelho de S. Lucas – Cap. 16, Vers.
22.
Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers.
11-13.
Evangelho de S. Lucas – Cap. 1, Vers.
26-27.
Evangelho de S. Lucas – Cap. 22, Vers.
43.
11.
Os anjos desejaram conhecer o ministério do Evangelho?
Primeira Epístola de S. Pedro, Cap. 1,
Vers. 12.
12.
Na vontade do Senhor, quem convocará os homens para o julgamento?
Evangelho de S. Mateus – Cap. 24, Vers.
31.
1ª Epístola aos Tessalonicenses – Cap.
4, Vers. 16.
13.
Embora não conhecendo o dia (Mt 24,36), os anjos virão com Cristo para o
julgamento dos homens?
Evangelho de S. Mateus – Cap. 16, Vers.
27.
14. Temos um anjo, o Anjo da Guarda,
especialmente para cuidar de nós?
Livro dos Salmos – Cap. 90, Vers. 11.
Evangelho de S. Mateus – Cap. 18, Vers.
10.
15.
Há anjos que não conservaram a graça, mas caíram do seu alto estado juntamente
com Satanás.
Livro do Apocalipse – Cap. 12, Vers. 7.
16.
Um mensageiro de Satã foi autorizado a infligir doenças físicas em S. Paulo de tal sorte
que, como o justo Jó, sua virtude fosse provada.
2ª Epístola aos Coríntios – Cap. 12,
Vers. 7-9.
Suas observações!...
João C. Porto
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