sábado, 28 de julho de 2012

A EUCARISTIA

                           CURSO DA BÍBLIA SAGRADA


                                            C B S Nº 10

                                   A  E U C A R I S T I A

01. O que é a Eucaristia?

   A palavra Eucaristia vem do grego e significa Ação de Graças. EU quer dizer BEM, e CHARIS quer dizer GRAÇA. A Eucaristia é, então, a festa da alegria dos corações remidos em Cristo. É um momento sublime em que os céus e a terra se unem em nossos corações. É o canto festivo de louvor e adoração da alma, na unidade do Pai e do Filho. É o céu presente, transformando as nossa vidas em novos céus.

   “Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o começo e o fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva.

   O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Ap 21,5-7).

   Por isso, a Eucaristia é uma ação de graças. São graças que descem e graças que sobem. É como uma graça de Deus que desce ao mundo finito, e este mundo finito, por Jesus Cristo, sobe ao infinito. Tudo isso para que, na unidade do amor eterno de Deus, nos encontremos nos exercícios dos carismas da Igreja viva do Senhor e Salvador, Jesus Cristo, como está escrito:

   “Todos nós participamos da sua plenitude e recebemos graça sobre graça” (Jo 1,16).

   A Eucaristia é o terceiro sacramento na Igreja do Senhor Jesus. Segundo a lei do amor de Deus é também sacrifício de redenção.

   “De agpra em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte” (Rm 8,1-2).

  Como sacramento, a Eucaristia é um sinal real da presença de Nosso Senhor Jesus Cristo na Igreja e em nós, através das espécies do pão e do vinho. Como sacrifício, a Eucaristia é um sacramento memorável que se repete em cada celebração da Santa Missa. Não é mais um sacrifício cruento, como foi a morte de Jesus, mas um sacrifício incruento, visto que o Senhor Jesus se deu uma única e só vez, definitivamente.

   “E não entrou para se oferecer muitas vezes a si mesmo, como o pontífice que entrava todos os anos no santuário para oferecer sangue alheio. Do contrário, lhe seria necessário padecer muitas vezes desde o princípio do mundo; quando é certo que apareceu uma só vez ao final dos tempos para destruição do pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hb 9,25-26).

   Assim, a Eucaristia, como sacrifício, é chamada de Santa Missa, enquanto que, como sacramento, é chamada de Sagrada Comunhão ou Santíssimo Sacramento do Altar.

   Dessa forma, a Eucaristia é o sacramento da vida, porque é o próprio Jesus vivo e ressuscitado que recebemos como alimento e fonte de todas as graças. É ela que nos transforma, porque nela está o amor do Pai e do Filho.

   02. Que diferença há entre a Eucaristia e os outros sacramentos?

   Nos outros sacramentos nos unimos a Jesus Cristo através da graça especial de cada um deles. O Batismo, por exemplo, lava o pecado original e os outros pecados. É o sacramento de um novo nascimento. O sacramento do Matrimônio, por outro lado, dá a graça ao casal para viverem unidos a Cristo, na união da vida matrimonial, com o principal objetivos de gerarem filhos para Deus.

   “Ora, vós sabeis, ó Senhor, que não é para satisfazer a minha paixão que recebo a minha prima como esposa, mas unicamente com o desejo de suscitar uma posteridade, pela qual o vosso nome seja eternamente bendito. E Sara acrescentou: Tende piedade de nós, Senhor; tende piedade de nós, e fazei que cheguemos juntos a uma ditosa velhice” (Tb 8,9).

   A Eucaristia, no entanto, é diferente. Nela não está apenas a graça em si mesma, mas a própria fonte da graça que é Jesus Cristo, vivo e ressuscitado, dando-nos seu corpo glorioso. É, portanto, Jesus mesmo que entra em nós para viver e agir conosco. É Jesus Cristo realizando algo muito grande em nós, pois nos transforma nEle, como uma mutação extraordinária. É uma realidade completamente nova.

   “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco” (Jo 14,15-16).

   “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (Jo 14,23).

   “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo” (II Cor 5,17).

   Segundo São Tomás de Aquino, um dos maiores teólogos da Igreja, o efeito característico da Eucaristia é a transformação do homem em Deus, segundo a sua divinização. E o decreto conciliar Lumen Gentium afirma que “a participação no corpo e sangue de Cristo tem como efeito a nossa transformação naquilo que recebemos”.

   Podemos ainda dizer que a Eucaristia é diferente dos alimentos materiais. Enquanto estes, quando consumimos, se transforma em matéria do nosso corpo, a Eucaristia, ao contrário, nos transforma nEle. Transforma-nos em Jesus.

   Para Sto. Alberto Magno, “toda vez que duas coisas se unem, é o mais forte que vence. Isto é, é o mais potente que transforma em si mesmo o mais fraco”. Assim também é a Eucaristia. Ela transforma a nossa alma, nosso coração e nosso espírito em Jesus, dando vida, inclusive, ao corpo material. Por possuir uma força mais potente do que aqueles que a recebem, a Eucaristia transforma em si mesma, isto é, em Cristo, os que dela se nutrem.

    Os padres e doutores da Igreja, apoiados na palavra do Senhor Jesus Cristo, afirmam que sob a aparência do pão nos foi dado o corpo de Cristo, e que sob a aparência de vinho nos foi dado o sangue de Cristo, para que nos tornemos concorpóreos e consanguíneos com Ele, num sentido novo de profunda vida e esperança.

   “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54).

   03. Quais são as figuras eucarísticas do Antigo Testamento e Novo Testamento?

   Tudo quanto Deus, nos seus desígnios de amor, havia estabelecido para o ministério de seu Filho Unigênito foi profetizado e, muitas vezes, antecipado no Antigo Testamento, nas figuras riquíssimas de esperanças e em acontecimentos históricos, durante a caminhada do seu povo.

   Na Bíblia Sagrada, tando na Antiga como na Nova Aliança, belíssimos momentos configuraram com rara beleza o sentido profético das coisas vindouras e/ou dos bens escatológicos de nossa esperança. Já experimentamos, inclusive, de alguns deles, desde os dias da primeira vinda do Senhor Jesus Cristo.

   Vejamos que momentos são esses.

   a) O sacerdote do Deus Altíssimo, Melquisedec, trazendo em suas mãos pão e vinho, abençoou Abraão, dizendo: “Bendito seja, Abrão, pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra! Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. (Gn 14,18-20).

   b) O sacrifício de Isaac, filho único de Abraão, como figura do Cristo que se Deus na cruz para a salvação de toda a humanidade (Gn 22,1-14).

   c) Aquele momento em que Disse a Moisés: “Vou fazer chover pão do alto do céu” (Ex 16,4a).

   d) O cordeiro pascal dos judeus, como figura de Jesus Cristo, nossa páscoa. (Ex 12,1-14)

   e) Os pães da proposição, que eram conservados no tabernáculo, figura de Cristo Eucarístico no sacrário, para saciar e alimentar o povo de Deus, principalmente durante a caminhada dos nossos dias. (Lv 24,5-9)

    f) Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, a montanha de Deus. (I Rs 19,8)

   g) Jesus, que a exemplo de Elias, após a tentação no deserto, teve fome e recebeu dos anjos do Pai o alimento que lhe restabeleceu às forças e o edificou na ciência de Deus. (Mt 4,11)

   h) Jesus, que, nas bodas de Caná da Galileia, transformou água em vinho. (Jo 2,5-7)

    i) A multiplicação dos pães, quando de cinco pães e três peixinhos, o Senhor Jesus alimentou cinco mil homens e ainda sobraram doze cestos. (Jo 6,1-13)

   04. Que transformação nos traz a Eucaristia?

   A Eucaristia nos transforma individualmente em Cristo e coletivamente na Igreja viva do Senhor. É o sacramento que nos faz irmãos uns dos outros, e irmãos e irmãs do Senhor Jesus, realizando no amor do Pai e do Filho a grande família de Deus na terra. (I Jo 3,1)

   É pela Eucaristia que o Senhor Jesus nos une a si, e com ele formamos um só corpo. É ela que dá vida a esse corpo. É a essência mais ítima e profunda de Deus no coração de seus filhos. É o selo de sua eternidade. (I Cor 6,17; Ef 1,13)

   Um dos bens escatológicos de maior presença que está contida na Eucaristia é a vida eterna (I Jo 5,11-12)

   A Eucaristia transforma criaturas humanas em filhos e filhas de Deus, fortalecendo suas vidas através da fé, da esperança e da caridade do Amor de Deus. Transforma essas criaturas pelo caminho dos dons e das virtudes e da disponível humildade. É canal de grandes graças pelas quais Jesus, o Senhor de nossas vidas, opera, salvando e curando todos aqueles que estiverem famintos e sedentos de justiça, todos aqueles que, em busca da santidade, serão levados à visão beatífica.

    05. De que necessitamos para desejar a Eucaristia?

   As condições essenciais são:

   a) Acreditar em Jesus Cristo, na sua Igreja e doutrina.

   b) Ter como prática de vida o mandamento do amor.

   c) Confessar-se pecador arrependido (Lc 18,13).

   d) Reconciliar-se consigo, com Deus e com o irmão.

   e) Viver sob a direção amorosa do Espírito Santo (Rm 8,14.16.26-27).

    A prática é esta, visto que a palavra de Deus proferida por Jesus Cristo e os apóstolos assim nos instrui:

   “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas” (Mt 7,12).

   “Mas, se não perdoardes aos homens, tampouco o vosso Pai vos perdoará” (Mt 6,15).

   “Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta” (Mt 5,23-24).

   “Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos” (Rm 12,15-16).

    06. Quais são as condições essenciais para recebermos o Corpo de Cristo Eucarístico?

   A princípio, todos aqueles que estão sem pecado mortal. Aqueles que confessaram seus pecados (Jo 20,23) e, por isso mesmo, estão purificados de toda a iniquidade (I Jo 1,9).

  Todos aqueles que, pela frequente participação no sacramento da penitência ou confissão, encontram-se reconciliados, e, por isso, conservam humildemente a consciência em paz, sem qualquer mancha e sempre limpa diante de Deus e dos homens (At 24,16).

   Todos aqueles que se encontram em estado de renúncia às obras da carne (Rm 8,13), mediante a vivência do Evangelho da salvação, que, segunco São Paulo, é poder de Deus para a salvação de todo o que crê de coração (Rm 1,16).

   Finalmente, todos aqueles que se posicionam sob o senhorio de Jesus Cristo, pois, somente assim, conduzidos pelo Espírito Santo de Deus, podem caminhar sob a revelação de filhos e filhas do Reino do Céu (Rm 8,14.16.26-27).

   O Senhor Jesus, no seu amor, é firme e invencível. Ele nos ama com grande de Pai e, por isso, de uma forma muito especial nos acolhe como filhos.

   Apesar da Salvação, mas diante de nossas fraquezas, Ele se coisificou em pão (isto é o meu corpo...) a fim de que péla Eucaristia recebêssemos seu corpo como alimento e vida. Mais ainda, como um sinal visível de sua presença conosco (Lc 22,15).

   Conclui-se, por isso, que é da vontade do Senhor Jesus que desfrutemos dos seus sentimentos e de sua maneira de pensar e agir. Dessa forma é mais do que justo e rezoável que tenhamos em nós e em comunhão com nossos irmãos a mesma unidade eucarística do Filho com o Pai de toda a eternidade (Jo 17,21).

   “aqule que afirma permanecer nEle deve também viver como Ele viveu” (I Jo 2,6).

   “quem se une ao Senhor torna-se com ele um só espírito” (I Cor 6,17).

  QUESTIONÁRIO PARA APROFUNDAMENTO ESPIRITUAL

  07. Que disse Jesus, certa vez, aos judeus que o escutavam?

   Evangelho de São João – Cap. 6, Vers. 53-54.

   08. Que disse o Senhor Jesus sobre Ele mesmo?

   Evangelho de São João – Cap. 6, Vers. 51.

   09. Como o Senhor Jesus instituiu a Eucaristia?

   Evangelho de São Mateus – Cap. 26, Vers. 26-29.

   10. Que afirma São Paulo sobre a dignidade daqueles que participam da Eucaristia?

   Primeira Epístola aos Coríntios – Cap. 11, Vers. 27.

   11. São Paulo chega a dizer que quando alguém se comporta sem caridade na Eucaristia não há “Ceia do Senhor”. Medite a citação abaixo.

   Primeira Epístola aos Corintios – Cap. 11, Vers. 20.

   12. Que disse o Senhor Jesus antes de instituir a Eucaristia?

   Evangelho de São Lucas – Cap. 22, Vers. 15.

   13. Sem a menor dúvida, o gesto da Última Ceia marcou muito os apóstolos do Senho Jesus. Diga o que mais lhe chamou a atenção.

   Evangelho de São Lucas – Cap. 24, Vers. 13-33.

João C. Porto



Nenhum comentário:

Postar um comentário