domingo, 15 de abril de 2012

Divina Sabedoria

Divina Sabedoria
DS Nº 11
(A Palavra de Deus)
Por ocasião de nosso batismo, o Espírito Santo infundiu em nossos corações os Dons de santificação de nossa alma; também, chamados de Dons infusos, visto que os fixou em nosso interior mais íntimo e profundo, no coração, objetivando santificar-nos a partir de nossas faculdades espirituais.
Quais são as faculdades do nosso espírito?
- Inteligência e/ou entendimento natural
- Vontade
- Memória
- Imaginação
- Afetividades
A inteligência e a vontade são chamadas de faculdades superiores porque, pela inteligência penetramos no seio das coisas e/ou situações, ainda que difíceis e adversas, procurando compreendê-las e discerni-las e, pela vontade, decidimos o que fazer diante das adversidades da vida, segundo o reto juízo.
“Não julgueis pela aparência, mas julgai conforme a justiça” (Jo 7,24)
As demais faculdades do nosso espírito, memória, imaginação e afetividade, gostaria de chamá-las de auxiliares no contexto da vida. A memória por ser importante em todos os momentos de nossas recordações. Até o Espírito Santo nos recorda ao coração tudo quanto outrora o Senhor Jesus Cristo falou (Jo 14,26b).
A imaginação!... peço desculpa por chamá-la de a “raimunda”e/ou a“maluquinha”,porque tem a cabeça e os pés no mundo!... Perdoem-me!... Mas é que, por ela, em um instante, permanecendo em nós mesmos, percorremos céus e terra e o universo inteiro e, mesmo assim, o proveito que tiramos, deixando de lado os castelos de areia, geralmente, tem pouca coisa; a menos quando está devidamente ordenada pelos dons de Fortaleza e do Temor ao Senhor.
Vejamos alguns versículos sobre a imaginação:
“Porque tumultuam as nações? Por que tramam os povos vãs conspirações?” (Sl 2,1)
“A fortuna do rico é sua cidade forte; em seu pensar, ela é como uma muralha elevada” (Pr 18,11).
“porque ele se mostra tal qual se calculou em si mesmo. Ele te diz: “Come e bebe” (Pr 23,7).
“Eu não sabia; minha alma colocou-me nos carros de Aminadab” (Ct 6,12).
“Ai dos maquinadores de iniqüidades, dos que tramam o mal nos seus leitos, e o executam logo ao amanhecer do dia, porque têm o poder na mão!” (Mq 2,1).
A imaginação é uma luz sempre acesa, de luminosidade forte que às vezes incomoda. É bom apagá-la e deixar que o Espírito Santo a ilumine. Ela faz parte de nossa santificação!...
Sobre a afetividade, gostaria apenas citar uns versículos bíblicos:
“Eu te amei com amor eterno; por isso, sou constante na minha afeição por ti” (Jr 31,3).
“Porque és precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, e entrego nações em troca de ti” (Is 43,4).
Porque isto declara o Senhor dos exércitos (que me enviou, depois) da provação, contra as nações que vos despojaram: “quem vos toca, toca a menina dos meus olhos” (Zc 2,12 – Vulgata: 2,8),
“Quisestes apartar-vos de Deus; ponde agora dez vezes mais zelo em procurá-lo” (Br 4,28).
João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário