domingo, 16 de outubro de 2011

O Espírito Santo

 
 
 Aprofundando a Boa Nova do Senhor Jesus Cristo
                               PJ Nº 04
 
                        O Espírito Santo
Mas quando chegou o tempo da plenitude, Deus enviou o seu Filho, nascido da mulher, nascido sob a lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção. A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: “Aba, Pai!” (Gl 4,4-6).
Como conseqüência do amor e bondade infinitos de Deus para com a humanidade inteira, todos recebemos, gratuitamente, a salvação, a ressurreição e o Pentecostes da Igreja, que habita em nossos corações, após a ascensão glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo.
Por isso, é que o Senhor Jesus, antes de subir aos céus, disse aos seus apóstolos:
- “João vos batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias” (At. 1,5).
- “mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e me sereis testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia, na Samaria e até as extremidades da terra” (At. 1,8).
Assim, com o Pentecostes da Igreja, inicialmente sobre a Imaculada e sempre Virgem Maria, Mãe do Senhor Jesus Cristo, Mãe de Deus, Mãe dos apóstolos do Senhor, Mãe da Igreja e Mãe de todos os batizados em Cristo, os quais estão revestidos de Cristo (Gl 3,27), acabara de se cumprir as promessas relativamente ao “Prometido de meu Pai” (Luc 24.49), que todos, começando pela Igreja reunida no Cenáculo e, finalmente, por todo aquele que crê e for batizado (Mc 16,16), receberam e ainda hoje recebem.
“Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus” (Ef 2,8).
Principais promessas: Jr 31,33-34; Ez 36,23-28; Jo 14,15-16; At. 1,5 etc.
Desse modo, pelo batismo do Espírito Santo, recebemos:
a) A graça de Deus
“Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. Pois a lei nos foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1,16-17)
b) A verdade
“Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14,6)
c) O Espírito Santo
“Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo” (Mt 3,11).
Por isso é que S. Paulo nos ensina que somos templos de Deus e que o Espírito de Deus habita em nós. (I Cor 3,16). Ele acrescenta, ainda, que o nosso próprio corpo é templo do Espírito Santo, pelo que fomos comprados por um alto preço. (I Cor 6,19-20)
Assim, por Jesus Cristo, nosso único salvador e Senhor, recebemos, de volta aos nossos corações, tudo quanto nossos primeiros pais perderam no paraíso.
Então, pelo nosso batismo no Espírito Santo, mergulhando nas águas mais profundas, recebemos:
a) Os dons infusos; isto é, os dons pelos quais somente o Espírito pode movê-los em nossos corações para nos santificar. Dons específicos de sua obra pessoal para a santificação dos filhos e filhas de Deus, em todas as faculdades espirituais do nosso espírito: Inteligência, vontade, memória, imaginação e afetividades.
- Sabedoria e Entendimento
- Conselho e Fortaleza
- Ciência e Piedade
- Temor de Deus (Is 11,2)
Virtudes, que aprofunda em nós através de sua obra santificadora, acima, citada:
- Virtudes teologais: fé, esperança e caridade (I Cor 13,13)
- Virtudes morais e/ou cardeais: temperança, prudência, justiça e fortaleza. (Sb 8,7)
b) Dons efusos ou carismáticos, ou simplesmente carismas (dons de serviços). Pelo exercício desses dons nós nos santificamos a nós mesmos. (I Cor 12,8-10)
- Dom da linguagem da sabedoria
- Dom da linguagem da ciência
- Dom da fé
- Dom das curas
- Dom dos milagres
- Dom da profecia
- Dom do discernimento dos espíritos
- Dom da variedade de línguas estranhas
- Dom da interpretação das línguas
c) Frutos do Espírito Santo (Gl 5,22-23)
        João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário