domingo, 20 de março de 2011

A Nova Geração dos Filhos de Deus


A Nova Geração dos Filhos de Deus

Um único Deus!... Duas mulheres!... Dois homens!... Duas gerações!... (Mt 24,34; Mc 13,30; Lc 21,32).
Pela primeira Eva nos veio o pecado e pelo pecado, a morte (Sb 2,23-24).
“Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos” (Eclo 25,33).
Pela segunda Eva, Maria de Nazaré, nos vieram à graça, que nos salva mediante a fé, e a verdade que nos liberta em Cristo, Jesus (Jo 1,17). E a plenitude da graça de Deus não é mérito nosso; mas, dom gratuito de Deus, para a salvação de quantos crerem nele.
“Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus” (Ef 2,8).
Assim, se por uma mulher nos vieram o pecado e a morte, por outra mulher, Deus nos enviou à salvação e a vida eterna. Ora, tudo isso é sabedoria de Deus, fonte de vida eterna.
São Paulo nos ensina que quando chegou o tempo da plenitude, Deus enviou o seu Filho, que nasceu de uma mulher, e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção filial. A prova de que sois filhos é a de que Deus enviou-nos aos corações o Espírito de seu Filho, que clama: “Aba, Pai!” (Gl 4,4-6).
Ora, o Espírito Santo testemunha ao nosso espírito de que somos filhos de Deus (Rm 8,16). E, na verdade, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorficados. (Rm 8,17).
Ora, todos são descendentes de Adão; portanto, da geração adâmica; isto é, vindos de Adão e Eva. Mas, desde o tempo da plenitude; isto é, desde Cristo até o final dos tempos, “todos aqueles que o receberem – isto é, a Jesus Cristo – aos que crêem no seu nome, a estes, Deus lhes deu o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus” (Jo 1,12-13)
Então, todos os batizados, os que estão revestidos de Cristo (Gl 3,27) são filhos e filhas de Deus, pela fé em Cristo (Gl 3,26) e pela condução amorosa do Espírito Santo de Deus (Rm 8,14). Estes, na verdade, fazem parte do Cristo total; pois, já não são eles que vivem, mas é o próprio Cristo que vive neles (Gl 2,20). Desse modo, suas vestes já estão lavadas, alvejadas e embranquecidas no sangue do Cordeiro (Ap 7,14). Eles, na verdade, fazem parte da nova geração, a geração dos ressuscitados, cuja primícia é nosso Senhor Jesus Cristo.
Desse modo, podemos observar que na ressurreição de Cristo, ocorreu a primeira ressurreição. Ali, todos os justos do Antigo Testamento ressuscitaram com Cristo, Jesus; como se pode observar no Evangelho de Mateus (27,51-53).
Se alguém quiser ser de Cristo, para que ressuscite com ele no último dia, sendo cristo de Cristo, de modo que seja totalmente dele, busque-o agora, porque o amanhã poderá ser tarde!... Atenção! Lembramos a mim mesmo e a todos por extensão: devemos buscá-lo porque o desejamos, desejá-lo porque o amamos, e amá-lo, porque o conhecemos; conforme a palavra de Deus nos instrui a fazê-lo: “Então procurarás o Senhor, teu Deus, e o encontrarás, contanto que o busques de todo o teu coração e de toda a tua alma” (Dt 4,29). “Procurar-me-eis e me haveis de encontrar, porque de todo o coração me fostes buscar” (Jr 29,13)
Pense, medite; pense e reflita muitas vezes, até que entendas de todo o espírito, de toda a tua alma, de todo o teu coração e de todas as forças do teu ser mais íntimo e profundo, o que significa de todo o coração!...
Pretendemos inclusive para nós também, citar um versículo como uma boa ajuda para este mister: “a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12).
É, pois, necessário que o encontremos dentro do nosso coração; porquanto, este é templo de Deus (I Cor 3,16: 6,19-20) e a nossa casa onde Ele se esconde (Is 45,15)
João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário