quarta-feira, 9 de março de 2011

DONS PRETERNATURAIS


Dons preternaturais conferidos aos nossos primeiros pais.

Dom da Integridade

O dom da Itegridade possui o caráter de aperfeiçoar a natureza do homem, sem a elevar a ordem divina. O dom a integridade é, portanto, um dom gratuito. Quando se diz dom da integridade, é o mesmo que dizer: mantém o homem íntegro como o foi criado por Deus; isto é, que conservava o domínio sobre a natureza humana, protegendo-o da infidelidade.

Deus assim os criou e os preservava, para que a alma do homem fosse sempre assim, estruturada pelo próprio Senhor (Gn 3,8), a fim de que pudesse realizar todas as coisas, conforme a sabedoria e a vontade do Criador, único Senhor.

Vejamos como Deus fala através do Salmista: “Vou te ensinar, vou te instruir no caminho que deves seguir; fitando em ti os meus próprios olhos” (Sl 31,8).

- Ciência infusa

- Domínio das paixões

- Imortalidade do corpo

Dom a Imortalidade

Deus não criou o homem para morte:

“Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão” (Sb 2,23-24)

Ob.: Colocamos este versículo, abaixo, para extrair dele uma belíssima alegoria:

“Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos” (Eclo 25,33).

O sentido alegórico: “Por Eva nos veio à morte; mas, por Maria, nos veio à salvação e a vida eterna; mesmo porque Maria é a Mãe do verdadeiro Deus e a vida eterna” (IJo 5,20b).

Dom da Impassibilidade

Finalmente, Deus não nos criou para a dor e o sofrimento:

“Deus disse também à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores...” (Gn 3,16a).

João C. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário